O uso dos jogos digitais ativos para o desenvolvimento das habilidades motoras de crianças no contexto escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e57219

Palavras-chave:

habilidades motoras, jogos digitais ativos, jogos digitais, crianças, ensino fundamental

Resumo

O envolvimento de crianças e adolescentes com JDAs pode contribuir para o movimento e para o desenvolvimento de habilidades motoras. Este trabalho analisa as implicações dos jogos digitais ativos (JDAs) no desenvolvimento das habilidades motoras de crianças no contexto escolar, a partir de um mapeamento sistemático. Realizou-se buscas em 4 bases de dados, encontrou-se 1202 artigos e foram selecionados 22. Como resultado, evidenciou-se que os JDAs contribuem para o desenvolvimento das habilidades motoras de equilíbrio, motricidade fina, motricidade global e espacial e para o aumento dos níveis de atividade física. As interfaces e JDAs utilizados em grande parte dos estudos investigados são Xbox kinect, que propõem atividades de dança. Por fim, os jogos digitais, por dialogarem com a realidade de crianças e adolescentes do século XXI, oportunizam o desenvolvimento de habilidades motoras.

Biografia do Autor

Guilherme Theisen Schneider, Universidade Feevale

Doutorando bolsista Capes em Diversidade Cultural e Inclusão Social. Mestre em Diversidade Cultural e Inclusão Social (2015) e Especialista em Gestão Estratégica de Marketing - Ênfase em Administração de Vendas - (2010) pela Universidade Feevale. Bacharel em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda - pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos - 2003). É professor da Universidade Feevale nos cursos superiores de Tecnologia em Jogos Digitais, e Comunicação Social. Também atua como coordenador do Laboratório de Produção de Jogos Digitais e do Laboratório de Objetos de Aprendizagem (LOA) da mesma instituição. Tem experiência na área de comunicação visual, com ênfase em animação digital, direção de arte e produção audiovisual, destacando-se sua passagem pela TV Feevale, na qual era responsável pela concepção e criação visual do canal. Em janeiro de 2011, coordenou o grupo de 21 alunos da Universidade Feevale no intercâmbio de curta duração com a Universidade de Dongseo, da Coreia do Sul, intitulado Um Novo Olhar Sobre o Mercado de Jogos Digitais, Design e Comunicação.

Denise Bolzan Berlese, Universidade Feevale

Professora do Curso de Educação Física da Universidade Feevale. Doutora em Diversidade Cultural e Inclusão Social pela Universidade Feevale. Atua na linha de pesquisa: Saúde e Inclusão Social com enfoque para a temática na Obesidade, Crescimento Físico e Desenvolvimento Motor na Infância e Adolescência. Mestre em Distúrbios da Comunicação Humana da Universidade Federal de Santa Maria. Bolsista CAPES. Realizou Estágio em Pesquisa na Rede Sarah de Hospitais em Brasília, na área de reabilitação. Possui Graduação em Educação Física - Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.

Débora Nice Ferrari Barbosa, Universidade Feevale

Doutora e Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS - 2007, 2001). Bacharel em Análise de Sistemas pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel - 1998). Pós-doutora pela University of Califórnia Irvine, EUA. Bolsista de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora - DT - nível 1D do CNPq. É professora titular na Universidade Feevale, atuando como professora permanente do Programa de Pós-graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social (PPGDiver). Também atua nos cursos de bacharelado em Sistemas de Informação e Ciência da Computação. É lider do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Tecnologia Digital, Neurociência e Educação (CNPq-Feevale). É membro dos grupos de Pesquisa em Informática na Educação (Feevale) e Desenvolvimento em Computação Móvel e Ubíqua (Unisinos). Como pesquisadora desenvolve projetos na área de Tecnologias Educacionais e Sociais e Jogos Digitais voltados para a Educação e Saúde. Os principais temas de pesquisa estão relacionados à Tecnologia e Saúde, Neurociência e Educação, Games na Educação e Aprendizagem Móvel e Ubíqua. Coordena projetos de pesquisa em sua área de atuação, especialmente em parceria com a AMOCRIANÇA - Associação de Assistência ao Menor em Oncopediatria de Novo Hamburgo-RS. Possui projetos de pesquisa e desenvolvimento financiados por órgãos de fomento. Participa de projetos de pesquisa e de desenvolvimento tecnológico em empresas da região. Orientadora e co-orientadora de dissertações de Mestrado e teses de Doutorado. Desde 2014 vem atuando em projetos de extensão onde as pesquisas estão inseridas, seja no suporte metodológico, seja na aplicação/coleta de dados, junto à escolas de educação básica da região do Vale dos Sinos/RS (Programa Ciências e Tecnologias na Educação Básica). Desenvolve atividades em projetos de formação de professores junto ao Núcleo de Tecnologia Municipal da Prefeitura de São Leopoldo/RS. Em 2018, foi membro da comissão julgadora do Prêmio Jovem Cientista - Estudante do Ensino Médio e Mérito Institucional Ensino Médio - MCTI/CNPq/Fundação Roberto Marinho. Atua como revisora de diversos periódicos nacionais e internacionais. Participa do comitê de programa de eventos nacionais e internacionais. Recebeu prêmios e menção honrosa por suas pesquisas. Possui articulações internacionais para pesquisa com Itália e Estados Unidos. https://orcid.org/0000-0001-8107-8675. https://www.researchgate.net/profile/Debora_Barbosa4; Web of Science ResearcherID:G-5861-2013

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2023-11-30

Edição

Seção

Artigos