Currículo e Fronteiras

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e58786

Palavras-chave:

currículo, cultura, fronteiras, alteridade, interculturalidade

Resumo

O artigo tem como objetivo problematizar a discussão acerca das fronteiras em sua intersecção com o currículo. Parte-se da consideração das experiências e do consequente debate acerca das fronteiras, prementes no contexto atual, dada a frequência e a dramaticidade dos deslocamentos de sujeitos e grupos e a formação heterogênea dos espaços sociais, que reverberam na construção de identidades fluidas e em permanente construção, impactando as relações sociais, sobretudo nos ambientes curriculares de formação. Trata-se de pesquisa de cunho bibliográfico, tendo como principais referências as contribuições de José de Souza Martins (2018), Boaventura de Sousa Santos (1994, 2003, 2010), Stuart Hall (2014, 2015), Homi Bhabha (2013), dentre outros. É explorada a hipótese analítica segundo a qual as fronteiras culturais que permeiam o currículo devam se constituir em oportunidades de negociação cultural, numa perspectiva de interculturalidade, tomando-se a irredutibilidade da alteridade como princípio ético da ação educativa.

Biografia do Autor

Alípio Márcio Dias Casali, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP

Doutorado em Educação (História e Filosofia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Pós-doutorado em Educação pela Universidade de Paris.  É Professor, Pesquisador e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da PUC-SP, onde coordena a Linha de Pesquisa Currículo, Conhecimento, Cultura. 

Márcia Maria Rodrigues Uchôa, Universidade Federal de Rondônia - Unir

 Doutora em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); Pós-doutorado em Educação pela PUC-SP. Professora da Universidade Federal de Rondônia (Unir), Departamento Acadêmico de Ciências da Educação (Daced), Campus de Porto Velho, onde coordena o Projeto de Pesquisa: Currículo e Fronteiras Amazônicas.

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Publicado

2023-05-15

Edição

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Artigos