As trajetórias escolares de sujeitos LGBTQIA+ amazônidas
possibilidades críticas para a formação de professores
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e58972Palavras-chave:
narrativas, LGBTQIA , formação de professores, AmazonasResumo
O artigo explicita, a partir das narrativas de trajetórias escolares e educacionais de sujeitos LGBTQIA+ amazônidas, as possibilidades críticas de formação de professores. Vinte e dois sujeitos LGBTQIA+ participaram da pesquisa, por meio de entrevista semiestruturada. A pesquisa é empírica, de abordagem qualitativa. O materialismo histórico-dialético e a psicologia sócio-histórica constituem os pressupostos teórico-metodológicos. As informações produzidas possibilitaram a elaboração de núcleos temáticos, examinados por meio da análise do discurso. Conclui-se que se faz necessária uma formação de professores inicial e continuada, que se constitua em uma escuta sensível dos (as) discentes como princípio inalienável na afirmação dos direitos humanos, isto é, no combate à LGBTQIA+fobia e na promoção da emancipação política e humana dos sujeitos da diversidade.
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