As trajetórias escolares de sujeitos LGBTQIA+ amazônidas

possibilidades críticas para a formação de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e58972

Palavras-chave:

narrativas, LGBTQIA , formação de professores, Amazonas

Resumo

O artigo explicita, a partir das narrativas de trajetórias escolares e educacionais de sujeitos LGBTQIA+ amazônidas, as possibilidades críticas de formação de professores. Vinte e dois sujeitos LGBTQIA+ participaram da pesquisa, por meio de entrevista semiestruturada. A pesquisa é empírica, de abordagem qualitativa. O materialismo histórico-dialético e a psicologia sócio-histórica constituem os pressupostos teórico-metodológicos. As informações produzidas possibilitaram a elaboração de núcleos temáticos, examinados por meio da análise do discurso. Conclui-se que se faz necessária uma formação de professores inicial e continuada, que se constitua em uma escuta sensível dos (as) discentes como princípio inalienável na afirmação dos direitos humanos, isto é, no combate à LGBTQIA+fobia e na promoção da emancipação política e humana dos sujeitos da diversidade.

 

Biografia do Autor

Angelo Cabral Esperança, Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Manaus

Possui Licenciatura Plena em Pedagogia (2004), Especialização em Metodologia do Ensino Superior (2005), Mestrado em Educação pelo Programa de Pós Graduação Educação da Universidade Federal do Amazonas (2009). Doutorando pelo Programa de Pós Graduação Educação da Universidade Federal do Amazonas. É servidor Público Municipal , professor de ensino infantil e fundamental pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Manaus. É músico, cantor popular. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas de estudos e pesquisas: Violência Escolar, abuso Sexual Infantil, Educação Escolar Legislação e Didática , Direitos Humanos, História da Educação Brasileira e Amazonense, Psicologia da Educação, Psicologia Sócio- Histórica , Educação Infantil, Concepções de Professores, Identidade de Gênero e Orientação Sexual , Sentidos e Significados, Dimensões Subjetivas, Narrativas e Diversidade Sexual no Espaço Escolar.

Iolete Ribeiro da Silva, Universidade Federal do Amazonas

Professora Titular da Universidade Federal do Amazonas, graduada em Psicologia pelo Centro Universitário de Brasília (1990), mestre (1998) e doutora (2004) em Psicologia pela Universidade de Brasília. Bolsista Produtividade CNPq. Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFAM e Programa de Pós-Graduação em Psicologia - PPGPSI/UFAM. Integrante da Associação Brasileira de Pesquisadoras/es Negras/os, do Conselho Fiscal da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia, da Comissão Nacional de Direitos Humanos do CFP e da Rede de Pesquisadores e Pesquisadoras da Juventude Brasileira/REDEJUBRA, Núcleo de Estudos Afro Indígena/UFAM, Laboratório de Educação, Psicologia e Teoria Social/UEA. Lidera o Grupo de Pesquisa Subjetividades, povos amazônicos e processos de desenvolvimento humano/UFAM. Fui Conselheira (de 2017 a 2020) e Presidenta do CONANDA (2020), Presidenta do Conselho Regional de Psicologia da 20ª Região, Conselheira do Conselho Nacional de Assistência Social, Secretária Adjunta do Fórum Nacional de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente e Conselheira do Conselho Federal de Psicologia. Desenvolvo pesquisas a partir da perspectiva crítica da Psicologia histórico-cultural abordando a constituição das subjetividades dos povos amazônicos, seus processos de desenvolvimento e interrelações com os processos educativos. Os temas de interesse são: aspectos psicossociais da desigualdade e processos de transformação social; psicologia, movimentos sociais e processos de inclusão de grupos historicamente excluídos; interseccionalidade entre gênero e raça, preconceitos, violências, processos de exclusão e manifestações de sexismo na escola e na Universidade; a escola como espaço de constituição dos sujeitos; processos psicossociais e culturais que permeiam as práticas e saberes acerca da realidade amazônica; processos de desenvolvimento de crianças e adolescentes em contextos sócio institucionais; políticas públicas e promoção de direitos humanos à população amazônica.

Fábio Alves Gomes, Universidade do Estado do Amazonas

Professor Adjunto da Universidade do Estado do Amazonas. Doutor em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2021), mestre em Educação (2012), habilitado em Supervisão Escolar e Orientação Educacional (2008) e graduado em Pedagogia (2007) pela Universidade Federal do Amazonas, especialista em Didática do Ensino Superior (2014) pela Universidade Nilton Lins. Docente no Programa de Pós-Graduação em Psicologia - PPGPSI/UFAM e no Programa de Pós-Graduação em Segurança Pública, Cidadania e Direitos Humanos - PPGSP/UEA. Tem experiência na área de educação, atuando principalmente em pesquisas e orientações nos seguintes temas: psicologia sócio-histórica, sentido e significado (significações), dimensão subjetiva dos fenômenos sociais, família, direitos humanos, diversidade étnico-racial e educação escolar, segurança cidadã, preconceito e violências em instituições de ensino, processos psicossociais e éticos da desigualdade social, educação e processos de desenvolvimento humano. É líder do Laboratório de Educação, Psicologia e Teoria Social - LEPTS/UEA, vinculado ao CNPq.

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Publicado

2023-07-14

Edição

Seção

Artigos