The school trajectories of Amazonian LGBTQIA+ subjects:

critical possibilities for teacher education

Authors

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e58972

Keywords:

narratives, LGBTQIA, teacher education, Amazonas

Abstract

The article identifies the critical possibilities of teacher education from the narratives of school and educational trajectories of Amazonian LGBTQIA+ persons. Twenty-two LGBTQIA+ subjects participated in the research through semi-structured interviews. The study is empirical, with a qualitative approach. The historical-dialectical materialism and social-historical psychology constitute the theoretical-methodological assumptions. The information produced allowed the thematic nuclei, examined through discourse analysis. In conclusion, it is necessary to have an initial and continued teacher training, which constitutes a sensitive listening to the students as an inalienable principle in the human rights affirmation, in the fight against LGBTQIA+phobia, and in the promotion of political and human emancipation of the diversity subjects.

Author Biographies

Angelo Cabral Esperança, Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Manaus

Possui Licenciatura Plena em Pedagogia (2004), Especialização em Metodologia do Ensino Superior (2005), Mestrado em Educação pelo Programa de Pós Graduação Educação da Universidade Federal do Amazonas (2009). Doutorando pelo Programa de Pós Graduação Educação da Universidade Federal do Amazonas. É servidor Público Municipal , professor de ensino infantil e fundamental pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Manaus. É músico, cantor popular. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas de estudos e pesquisas: Violência Escolar, abuso Sexual Infantil, Educação Escolar Legislação e Didática , Direitos Humanos, História da Educação Brasileira e Amazonense, Psicologia da Educação, Psicologia Sócio- Histórica , Educação Infantil, Concepções de Professores, Identidade de Gênero e Orientação Sexual , Sentidos e Significados, Dimensões Subjetivas, Narrativas e Diversidade Sexual no Espaço Escolar.

Iolete Ribeiro da Silva, Universidade Federal do Amazonas

Professora Titular da Universidade Federal do Amazonas, graduada em Psicologia pelo Centro Universitário de Brasília (1990), mestre (1998) e doutora (2004) em Psicologia pela Universidade de Brasília. Bolsista Produtividade CNPq. Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFAM e Programa de Pós-Graduação em Psicologia - PPGPSI/UFAM. Integrante da Associação Brasileira de Pesquisadoras/es Negras/os, do Conselho Fiscal da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia, da Comissão Nacional de Direitos Humanos do CFP e da Rede de Pesquisadores e Pesquisadoras da Juventude Brasileira/REDEJUBRA, Núcleo de Estudos Afro Indígena/UFAM, Laboratório de Educação, Psicologia e Teoria Social/UEA. Lidera o Grupo de Pesquisa Subjetividades, povos amazônicos e processos de desenvolvimento humano/UFAM. Fui Conselheira (de 2017 a 2020) e Presidenta do CONANDA (2020), Presidenta do Conselho Regional de Psicologia da 20ª Região, Conselheira do Conselho Nacional de Assistência Social, Secretária Adjunta do Fórum Nacional de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente e Conselheira do Conselho Federal de Psicologia. Desenvolvo pesquisas a partir da perspectiva crítica da Psicologia histórico-cultural abordando a constituição das subjetividades dos povos amazônicos, seus processos de desenvolvimento e interrelações com os processos educativos. Os temas de interesse são: aspectos psicossociais da desigualdade e processos de transformação social; psicologia, movimentos sociais e processos de inclusão de grupos historicamente excluídos; interseccionalidade entre gênero e raça, preconceitos, violências, processos de exclusão e manifestações de sexismo na escola e na Universidade; a escola como espaço de constituição dos sujeitos; processos psicossociais e culturais que permeiam as práticas e saberes acerca da realidade amazônica; processos de desenvolvimento de crianças e adolescentes em contextos sócio institucionais; políticas públicas e promoção de direitos humanos à população amazônica.

Fábio Alves Gomes, Universidade do Estado do Amazonas

Professor Adjunto da Universidade do Estado do Amazonas. Doutor em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2021), mestre em Educação (2012), habilitado em Supervisão Escolar e Orientação Educacional (2008) e graduado em Pedagogia (2007) pela Universidade Federal do Amazonas, especialista em Didática do Ensino Superior (2014) pela Universidade Nilton Lins. Docente no Programa de Pós-Graduação em Psicologia - PPGPSI/UFAM e no Programa de Pós-Graduação em Segurança Pública, Cidadania e Direitos Humanos - PPGSP/UEA. Tem experiência na área de educação, atuando principalmente em pesquisas e orientações nos seguintes temas: psicologia sócio-histórica, sentido e significado (significações), dimensão subjetiva dos fenômenos sociais, família, direitos humanos, diversidade étnico-racial e educação escolar, segurança cidadã, preconceito e violências em instituições de ensino, processos psicossociais e éticos da desigualdade social, educação e processos de desenvolvimento humano. É líder do Laboratório de Educação, Psicologia e Teoria Social - LEPTS/UEA, vinculado ao CNPq.

References

AGUIAR, Wanda Maria Junqueira et al. Reflexões sobre sentido e significado. In: BOCK, Ana Mercês Bahia; GONÇALVES, Maria da Graça Marchina (Orgs.). A dimensão subjetiva da realidade: uma leitura socio-histórica. São Paulo: Cortez, 2009. p. 54-72.

BENTO, Berenice. A reinvenção do corpo: sexualidade e gênero na experiência transexual. Rio de Janeiro: Garamond, 2006.

BENTO, Berenice. Na escola se aprende que a diferença faz a diferença. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 19, n. 2, p. 549-559, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ref/a/DMNhmpzNbKWgH8zbgQhLQks/?lang=pt. Acesso em: 06 out. 2021.

BENTO, Nosli Melissa de Jesus; XAVIER, Nubea Rodrigues; SARAT, Magda. Escola e infância: a transfobia rememorada. Cadernos Pagu, Campinas, n. 59, p. e205911, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cpa/a/xCs6X8XvktzLTCzDFsVygqR/abstract/?lang=pt. Acesso em: 18 jan. 2022.

BUENO, Rita Cássia Pereira; RIBEIRO, Paulo Rennes Marça. História da educação sexual no brasil: apontamentos para reflexão. Revista Brasileira de Sexualidade Humana, São Paulo, v. 29, n. 1, p. 49-56, 2018. Disponível em: https://www.rbsh.org.br/revista_sbrash/article/view/41. Acesso em: 18 jan. 2022.

BRANDÃO, Elaine Reis; LOPES, Rebecca Faray Ferreira. Não é competência do professor ser sexólogo: o debate público sobre gênero e sexualidade no Plano Nacional de Educação. Civitas - Revista de Ciências Sociais, Porto Alegre, v. 18, n. 1, p. 100-123, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/civitas/a/6zbzwzndPNLRv4yBnf6bZ7d/?lang=pt. Acesso em: 16 jul. 2021.

BRASIL. Lei no. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996, no 248, p. 27.833-27.841. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 18 jan. 2022.

BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 26 jun. 2014. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: 18 jan. 2022.

CAFÉ, Leonardo da Cunha Mesquita; COROA, Maria Luiza Monteiro Sales. Transexualidade na escola: impactos e demandas dos corpos marcados pela subversão. Cadernos de Linguagem e Sociedade, Brasília, v. 21, n. 1, p. 235-254, 2020. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/les/article/view/32396. Acesso em: 18 jan. 2022.

DAYRELL, Juarez Tarcísio. A escola como espaço sócio-cultural. In: DAYRELL, Juarez Tarcisio (Org.). Múltiplos olhares sobre educação e cultura. Belo Horizonte: UFMG, 1996. p. 136-162.

DINIS, Nilson Fernandes. Educação, relações de gênero e diversidade sexual. Educação & Sociedade, Campinas, v. 29, n. 103, p. 477-492, 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/nTn98Ch9xWZdqbcSFwXkykw/abstract/?lang=pt. Acesso em: 22 mar. 2022.

ESPERANÇA, Angelo Cabral. Homossexualidade: os significados e sentidos para docentes e discentes de cursos de Literatura da Universidade Federal do Amazonas. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) – Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2009.

ESPERANÇA, Angelo Cabral; SILVA, Iolete Ribeiro da; NEVES, André Luiz Machado das. Significados e sentidos sobre homossexualidade entre docentes: uma análise sócio-histórica. Temas em Psicologia, Ribeirão Preto, v. 23, n. 3, p. 739-749, 2015. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-389X2015000300017&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 20 mar. 2022.

ESPERANÇA, Angelo Cabral; SILVA, Iolete Ribeiro da; NEVES, André Luiz Machado das. Aspectos essenciais do proceso sócio-histórico da homossexualidade no ocidente. Lecturas Educación Física y Deportes, Buenos Aires, v. 218, p. 01, 2016. Disponível em: https://efdeportes.com/efd218/processo-socio-historico-da-homossexualidade.htm. Acesso em: 20 mar. 2022

FURLANI, Jimena. Mitos e tabus da sexualidade humana: subsídios ao trabalho em educação sexual. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GONZÁLEZ REY, Fernando Luiz. O trabalho de campo na pesquisa psicológica e o processo de construção da informação na pesquisa qualitativa. In: GONZÁLEZ REY, Fernando Luiz. Pesquisa qualitativa em psicologia: caminhos e desafios. São Paulo: Cengage Learning, 2002. p. 95-159.

JACQUES, Maria da Graça Correa. Um método dialético de análise de conteúdo. Revista Psico, Porto Alegre, v. 24, n. 2, p. 117-127, 1993.

JUNQUEIRA, Rogério Diniz. Homofobia nas escolas: um problema de todos. In: JUNQUEIRA, Rogério Diniz (Org.). Diversidade sexual na educação: problematizações sobre a homofobia nas escolas. Brasília: MEC/Secad/Unesco, 2009a. p. 13-51.

JUNQUEIRA, Rogério Diniz. Educação e homofobia: o reconhecimento da diversidade sexual para além do multiculturalismo liberal. In: JUNQUEIRA, Rogério Diniz (Org.). Diversidade sexual na educação: problematizações sobre a homofobia nas escolas. Brasília: MEC/Secad/Unesco, 2009b. p. 367-444.

JUNQUEIRA, Rogério Diniz. Currículo heteronormativo e cotidiano escolar homofóbico. Revista Espaço do Currículo, João Pessoa, v. 2, n. 2, p. 208-230, 2010. Disponível em https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/4281. Acesso em: 18 jun. 2022.

LOURO, Guacira Lopes. Educação e docência: diversidade, gênero e sexualidade. Formação Docente: Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, Belo Horizonte, v. 3, n. 4, p. 62-70, 2018. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/31. Acesso em: 18 jun. 2021

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14. ed. São Paulo: Hucitec, 2014.

MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa; CANDAU, Vera Maria. Currículo, conhecimento e cultura. In: BEAUCHAMP, Janete; PAGEL, Sandra Denise; NASCIMENTO, Aricélia Ribeiro do. (Orgs.). Indagações sobre currículo: currículo, conhecimento e cultura. Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007. p. 17-20. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb//arquivos/pdf/Ensfund/indag3.pdf. Acesso em: 18 jan. 2022.

MYERS, Michael. Qualitative Research in Information Systems. MIS Quarterly, Auckland, v.21, n. 2, p. 241-242, 2006. Disponível em: http://dx.doi.org/10.2307/249422. Acesso em: 18 jan. 2022.

NEVES, André Luiz Machado. Significados atribuídos por professores a protagonismo em projetos de igualdade de direitos voltados à diversidade sexual. 2013. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2013.

NERY, João Walter; GASPODINI, Icaro Bonamigo. Transgeneridade na escola: estratégias de enfrentamento. In: SOUZA, Rolf Malungo. Coletânea Diversas Diversidades. Niterói: Universidade Federal Fluminense, 2015. p. 61-80.

NÓVOA, Antonio; FINGER, Mathias. O método (auto) biográfico e a formação. São Paulo: Paulus, 2010.

ORLANDI, Eni Pulcinelli. Análise de discurso: princípios e procedimentos. 13. ed. Campinas: Pontes, 2020.

PAMPLONA, Renata Silva; DINIS, Nilson Fernandes. A transexualidade em questão: problematizações nos contextos educacionais. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 13, n. 2, p. 1-24, 2017. Disponível em: https://revistas.ufg.br/rir/article/view/48690. Acesso em: 18 jun. 2022.

PEREIRA, Graziela Raupp; BAHIA, Alexandre Gustavo Melo Franco. Direito fundamental à educação, diversidade e homofobia na escola: desafios à construção de um ambiente de aprendizado livre, plural e democrático. Educar em Revista, Curitiba, v. 27, n. 39, p. 51-71, abr. 2011. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-40602011000100005. Acesso em: 18 jun. 2022.

PÊCHEUX, Michel. O mecanismo do (des)conhecimento ideológico. In: ŽIŽEK, Slavoj (Org.). Um mapa da ideologia. 4. ed. rev. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996. p. 143-152.

REIDEL, Marina. A pedagogia do Salto Alto: histórias de professoras transexuais e travestis na educação brasileira. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.

ROSSI, Celia Regina et al. Gênero e diversidade na escola: reflexões acerca da formação continuada sobre assuntos da diversidade sexual. Revista Contexto & Educação, Ijuí, v. 27, n. 88, p. 6-34, 2012. Disponível em: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/365. Acesso em: 18 jan. 2022.

SANTANA, Antônio Alves de. Pessoas trans na escola: experiências e resistências no contexto do agreste pernambucano. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.

SAWAIA, Bader Burihan. O sofrimento ético-político como categoria de análise da dialética exclusão/inclusão. In: SAWAIA, Bader Burihan. As artimanhas da exclusão: análise psicossocial e ética da desigualdade social. Petrópolis: Vozes, 2007. p. 96-118.

SILVA, Adan Renê Pereira; NEVES, André Luiz Machado; MASCARENHAS, Suely Aparecida do Nascimento. Relações de gênero e diversidade sexual na escola: a docência na minimização de preconceitos em tempos de “ideologia de gênero”. Revista de Educação, Ciência e Cultura, Canoas, v. 24, n. 3, p. 33-48, 2019. Disponível em: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/5507. Acesso em: 18 jan. 2022.

SILVA, Elder Luan dos Santos. Pânico moral e as questões de gênero e sexualidade na BNCC. Revista História, histórias, Brasília, v. 8, n. 16, p. 143-169, 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.26512/rhh.v8i16.31928. Acesso em: 15 jul. 2021.

TAFFAREL Celi Nelza Zulke; CARVALHO, Marize Souza. A extinção da SECADI: um golpe fatal nas conquistas no campo da educação: Cadernos do GPOSSHE On-line, Fortaleza, v. 2, n. 1, p. 84-90, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v2i1.1523. Acesso em: 18 jan. 2022.

VIEIRA, José Jairo; RAMALHO, Carla Chagas; VIEIRA, Andréa Lopes da Costa. A origem do plano nacional de educação e como ele abordou as questões de gênero. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 21, n. 1, p. 64-80, 2017. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/9746. Acesso em: 15 jul. 2021.

VIGOTSKI, Lev Semionovitch. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

WELTER, Tânia; GROSSI, Miriam Pillar. É possível ensinar gênero na escola? Análise de experiências de formação em gênero, sexualidade e diversidades em Santa Catarina. Revista Linhas, Florianópolis, v. 19, n. 39, p. 123-145, 2018. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723819392018123. Acesso em: 24 jul. 2022.

WENDT, Guilherme Welter; SCHOLL, Raphael Castanheira. Formação de professores para a diversidade: enfrentando o desafio. Pro-Posições, Campinas, v. 22, n. 3, p. 209-212, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pp/a/Xnk3PZr8tnpW3JtMZxFQmgc/?format=pdf&lang=pt. Acesso em 18 jan. 2022.

Published

2023-07-14

Issue

Section

Artigos