Para além dos silêncios curriculares da colonialidade

o ressoar de currículos decoloniais

Autores

  • Ruth Pavan Universidade Católica Dom Bosco
  • Sirley Lizott Tedeschi Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e59084

Palavras-chave:

currículos, epistemologias, decolonialidade

Resumo

O artigo objetiva mostrar que, apesar de a colonialidade ser forte nos currículos, ela está sendo questionada em diferentes espaços, inclusive nos currículos de formação de professores. Para tal propósito, aproximamo-nos do campo teórico dos estudos decoloniais, que, ao mesmo tempo em que critica o processo de construção e imposição da colonialidade, traz possiblidades de ruptura. A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com acadêmicos de diferentes licenciaturas de uma universidade da região centro-oeste do país. Pela análise qualitativa efetuada, conclui-se que a presença de sujeitos de diversos movimentos e grupos culturais trouxe, para dentro dos currículos, discussões que vão questionando a colonialidade, com destaque para a lógica da universalidade, o desejo de uniformidade e a lógica da produção dos estereótipos.

 

Biografia do Autor

Ruth Pavan, Universidade Católica Dom Bosco

Pós-doutorado em Educação pela UMINHO, Doutorado e Mestrado em Educação pela UNISINOS. Docente do Programa de Pós-Graduação de Mestrado e Doutorado em Educação na Universidade Católica Dom Bosco. Bolsista Produtividade 2 pelo CNPq. 

 

Sirley Lizott Tedeschi, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Doutora em Educação pela UCDB e Mestre em Filosofia pela PUCRS. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação – PROFEDUC, na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. 

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Publicado

2024-03-29

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Artigos