A relação entre Educação Física escolar e Inclusão

uma Revisão Integrativa

Autores

  • Luan Gonçalves Jucá Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Daniel Teixeira Maldonado Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) https://orcid.org/0000-0002-0420-6490

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e59193

Palavras-chave:

educação física escolar, inclusão, currículo, professor(a), estudante

Resumo

Este estudo objetivou analisar a produção acadêmica de teses e dissertações sobre Educação Física escolar e inclusão, produzidas no cenário nacional, por conta da relevância dessa problemática para a organização de uma prática político-pedagógica equitativa nas aulas do componente curricular. Foi realizada uma revisão integrativa utilizando-se do Catálogo de Teses e Dissertações da Capes, sendo identificadas 73 produções. O material empírico foi submetido à análise temática. Os resultados alcançados possibilitaram constatar os diferentes currículos da Educação Física e o processo de inclusão/exclusão dos(as) estudantes com deficiência; as intervenções didático-metodológicas criadas pelos(as) professores(as) para inclusão dos(as) estudantes com deficiência; bem como compreender o processo de formação continuada de professores(as) de Educação Física na perspectiva inclusiva.

Biografia do Autor

Luan Gonçalves Jucá, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Regional do Cariri - Campus Iguatu - CE. Especialização em Docência no Ensino Superior pelo Centro Universitário União das Américas e em Educação Inclusiva pela Faculdade Descomplica. Mestre em Educação Física. Docente efetivo da rede estadual de educação e esportes de Pernambuco. Membro do Grupo de Estudos em Educação e Práticas Corporais (GEEPRACOR-UNIVASF). 

Daniel Teixeira Maldonado, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)

Cursou o Bacharelado, a Licenciatura, o Mestrado e o Doutorado em Educação Física na Universidade São Judas. Realizou o Pós-Doutorado na Faculdade de Educação da USP. Atualmente é professor de Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. Tem como linha de pesquisa os seguintes temas: Educação Física Escolar; Currículo; Formação de Professores e Pesquisa Qualitativa.

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2024-05-01

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Artigos