A relação entre Educação Física escolar e Inclusão
uma Revisão Integrativa
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e59193Palavras-chave:
educação física escolar, inclusão, currículo, professor(a), estudanteResumo
Este estudo objetivou analisar a produção acadêmica de teses e dissertações sobre Educação Física escolar e inclusão, produzidas no cenário nacional, por conta da relevância dessa problemática para a organização de uma prática político-pedagógica equitativa nas aulas do componente curricular. Foi realizada uma revisão integrativa utilizando-se do Catálogo de Teses e Dissertações da Capes, sendo identificadas 73 produções. O material empírico foi submetido à análise temática. Os resultados alcançados possibilitaram constatar os diferentes currículos da Educação Física e o processo de inclusão/exclusão dos(as) estudantes com deficiência; as intervenções didático-metodológicas criadas pelos(as) professores(as) para inclusão dos(as) estudantes com deficiência; bem como compreender o processo de formação continuada de professores(as) de Educação Física na perspectiva inclusiva.
Referências
Abreu, José Roberto Gonçalves de. Inclusão na educação física escolar: abrindo novas trilhas. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2009. Disponível em: https://repositorio.ufes.br/bitstream/10/4621/1/tese_3735_Elementos%20Textuais%20DEFINITIVO%20Disserta%c3%a7%c3%a3o%20completa%20-%20VERS%c3%83O%20.pdf. Acesso em: 15 jan. 2022.
Almeida, Marcelo Silveira de. Educação física escolar e a inclusão de alunos com deficiências. 2008. Dissertação (Mestrado em Distúrbios do Desenvolvimento) – Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2008. Disponível em: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/1689/1/Marcelo%20Silveira%20de%20Almeida.pdf. Acesso em: 13 jan. 2022.
Araújo, Breno Silva de. Diversificação de conteúdos e abordagens na educação física: implicações para inclusão e participação de estudantes nas aulas. 2020. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2020. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=10897530. Acesso em: 13 jan. 2022.
Araújo, Eliana Vieira de Amorim. Dança e educação inclusiva: contribuições da dança como conteúdo da educação física na perspectiva da inclusão na escola. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Universidade de Pernambuco, Recife, 2018. Disponível em: file:///C:/Users/thiag_000/Downloads/Disserta%C3%A7%C3%A3o%20Final%20Eliana%20Vieira.pdf. Acesso em: 15 jan. 2021.
Barbuio, Rodrigo. Possibilidades de participação de uma aluna em condição de deficiência: focalizando a educação física escolar. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro Universitário Moura Lacerda, Ribeirão Preto, 2016. Disponível em: file:///C:/Users/thiag_000/Downloads/Disserta%C3%A7%C3%A3o%20-%20Rodrigo%20Barbuio.pdf. Acesso em: 16 jan. 2022.
Bertoni, Sonia. Inclusão escolar e o portador de deficiência nas aulas de educação física das redes municipal e estadual de Uberlândia-MG. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2002. Disponível em: http://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/30149/1/InclusaoEscolarPortador.pdf. Acesso em: 16 jan. 2022.
Bezerra, Alex Fabiano Santos. Estratégias para o ensino inclusivo de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física. 2010. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Marília, 2010. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/102186/bezerra_afs_dr_mar.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 17 jan. 2022.
Bossle, Fabiano. Carta-utopia: palavras para uma teoria pedagógica da Educação Física escolar crítico-libertadora. In: Meireles, Bruno Freitas et al. (orgs). Freireando há 100 anos: o encontro com a Educação Física Escolar. Curitiba: CRV, 2021. p. 139-149.
Bossle, Fabiano. Algumas notas para a constituição de uma teoria pedagógica crítico-libertadora da Educação Física (Escolar): corpo do oprimido/corpo-consciente/onto-episteme. In: Bossle, Fabiano; Prodócimo, Elaine; Maldonado, Daniel Teixeira. Diálogos da educação libertadora de Paulo Freire com a educação física escolar. Florianópolis: Tribo da Ilha, 2023. p. 52-78.
Botelho, Louise Lira Roedel; Cunha, Cristiano Castro de Almeida; Macedo, Marcelo. O método da revisão integrativa nos estudos organizacionais. Gestão e Sociedade, v. 5, n. 11, p. 121-136, 2011. Disponível em: https://www.gestaoesociedade.org/gestaoesociedade/article/view/1220/906. Acesso em: 12 mar. 2022.
Braun, Virginia; Clarke, Victoria. Using thematic analysis in psychology. Qualitative Research in Psychology, v. 3, n. 2, p. 77-101, 2006. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1191/1478088706qp063oa. Acesso em: 26 jun. 2022.
Carvalho, Camila Lopes de. Conteúdos da educação física e a pedagogia de Freinet: pintando uma possibilidade para o aluno com Síndrome de Down. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2014. Disponível em: file:///C:/Users/thiag_000/Downloads/Disserta%C3%A7%C3%A3o%20Camila%20Lopes%20de%20Carvalho.pdf. Acesso em: 15 jan. 2022.
Carvalho, Camila Lopes de. Reflexões sobre a inclusão na educação física escolar: a tríade legislação, conhecimento acadêmico e prática profissional. 2018. Tese (Doutorado em Educação Física) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2018. Disponível em: file:///C:/Users/thiag_000/Downloads/Tese%20Camila%20L%20Carvalho%20(1).pdf. Acesso em: 15 jan. 2020.
Castro, Mariana Oliveira Rabelo de; Telles, Silvio de Cassio Costa. Inclusão de alunos com deficiência nas aulas de educação física em escolas públicas regulares do Brasil: uma revisão sistemática de literatura. Motrivivência, p. 1-20, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2020e66277/43539. Acesso em: 15 jun. 2022.
Cataldi, Carolina Lessa. Os caminhos percorridos pela educação física inclusiva: uma reflexão a partir do perfil e propostas pedagógicas dos professores de educação física. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Universidade Federal de Juiz de Fora, Viçosa, 2013. Disponível em: file:///C:/Users/thiag_000/Downloads/DISSERTA%C3%87%C3%83O%20FINAL%20CAROLINA.pdf. Acesso em: 17 jan. 2022.
Celos Junior, José Carlos. A proposta curricular do estado de São Paulo: educação física e a educação inclusiva. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, 2014. Disponível em: file:///C:/Users/thiag_000/Downloads/JOS%C3%89%20CARLOS%20CELOS%20JUNIOR.pdf. Acesso em: 17 jan. 2022.
Coelho, Raphael Alves. Alunas/os surdas/os e educação física: tecendo relações de distanciamentos e aproximações. 2020. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação e Docência) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/38097/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Raphael_Alves_Coelho.pdf. Acesso em: 16 jan. 2022.
Costa, Nilton Rodrigues da. Avaliação de crianças de 7 a 10 anos do ensino fundamental, portadoras de dificuldades respiratórias e submetidas a aulas especiais de educação física, na cidade de Sorocaba – SP. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Sorocaba, Sorocaba, 2005. Disponível em: http://educacao.uniso.br/producao-discente/dissertacoes/2005/nilton-rodrigues.pdf. Acesso em: 16 jan. 2022.
Costa, Sandra Eli Queiros da. Escolas públicas e educação inclusiva: a contribuição da educação física no processo da inclusão escolar nas escolas estaduais da diretoria de ensino de Americana/SP. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro Universitário Salesiano de São Paulo, Americana, 2010. Disponível em: file:///C:/Users/thiag_000/Downloads/silo.tips_unisal-sandra-eli-queiros-da-costa.pdf. Acesso em: 17 jan. 2022.
Costa, Sueley Carvalho. Aluno com deficiência física: cognições sobre suas habilidades sociais no contexto da educação física escolar. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2019. Disponível em: file:///C:/Users/thiag_000/Downloads/ALUNO%20COM%20DEFICI%C3%8ANCIA%20F%C3%8DSICA%20COGNI%C3%87%C3%95ES%20SOBRE%20SUAS%20HABILIDADES%20SOCIAIS%20NO%20CONTEXTO%20DA%20EDUCA%C3%87%C3%83O%20F%C3%8DSICA%20ESCOLAR.pdf. Acesso em: 15 jan. 2022.
Cunha, Raissa Forte Pires. Educação física escolar: concepções e princípios sobre inclusão escolar de professores da rede municipal de Fortaleza. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2015. Disponível em: file:///C:/Users/thiag_000/Downloads/DISSERTACAO%20DE%20RAISSA%20FORTE%20PIRES%20CUNHA%202015.pdf. Acesso em: 15 jan. 2022.
Daolio, Jocimar. Educação física e o conceito de cultura. Campinas: Autores Associados, 2004.
Dea, Vicente Paulo Batista Dalla. Estratégias metodológicas de educação física na escola especial e o processo de inclusão de alunos com deficiência na educação básica comum. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Educação Básica) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2019. Disponível em: file:///C:/Users/thiag_000/Downloads/Vicente%20Dalla%20De%20a%20Dissertac%20a%20o%20(1).pdf. Acesso em: 17 jan. 2022.
Distefano, Fabiane. Educação física e inclusão escolar: um olhar sobre o Plano Municipal de Educação e a Matriz Curricular de Educação Física na perspectiva da inclusão. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2014. Disponível em: file:///C:/Users/thiag_000/Downloads/DISSERTA%C3%87%C3%83O%20FABIANE%20VERS%C3%83O%20FINAL%2027%20fev%202015.pdf. Acesso em: 16 jan. 2022.
Eiras, Juliana Maria Cardoso. Educação física escolar e inclusão de alunos surdos: diálogo entre corpos, línguas e emoções. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. Disponível em: https://ppge.educacao.ufrj.br/dissertacoes2019/dJuliana%20Maria%20Cardoso%20Eiras.pdf. Acesso em: 15 jan. 2021.
Ferreira, Flavia Martinelli. Diferenças, inclusão e educação física: significados produzidos pelas crianças. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2015. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/344191562_Diferencas_inclusao_e_educacao_fisica_significados_produzidos_pelas_criancas_Flavia_Martinelli_Ferreira. Acesso em: 15 jan. 2022.
Ferreira, Robson Alex. Trabalho colaborativo na educação física escolar: estratégias para a formação de professores e inclusão. 2016. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Presidente Prudente, 2016. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/148798/ferreira_ra_dr_prud.pdf?sequence=3&isAllowed=y. Acesso em: 15 jan. 2022.
Ferri, Marta Helena Suzin Marini. Jogos cooperativos: recurso de inclusão na educação física. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Oeste de Santa Catarina, Joaçaba, 2013. Disponível em: file:///C:/Users/thiag_000/Downloads/Marta%20Helena%20Suzin%20Marini%20Ferri.pdf. Acesso em: 17 jan. 2022.
Francisco, Adriano Bareia. Educação física escolar para alunos com deficiência incluídos na rede estadual de ensino em São Paulo. 2011. Dissertação (Mestrado em Distúrbios do Desenvolvimento) – Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2011. Disponível em: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/1554/1/Adriano%20Bareia%20Francisco.pdf. Acesso em: 15 jan. 2022.
Frank, Tiago José. O jogo de Fusen como recurso pedagógico na inclusão de estudantes com deficiência física severa nas aulas de educação física. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2017. Disponível em: file:///C:/Users/thiag_000/Downloads/Disserta%C3%A7%C3%A3o%20-%20Tiago%20Jos%C3%A9%20Frank%20-.pdf. Acesso em: 17 jan. 2022.
Freire, João Batista. Educação de corpo inteiro: teoria e prática da educação física. São Paulo: Scipione, 1991.
Freitas, José Luis de. Uma problematização do processo da inclusão de alunos asmáticos na educação física escolar: um caso de interlocução entre limites e possibilidades. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Luterana do Brasil, Canoas, 2005. Disponível em: https://servicos.ulbra.br/BIBLIO/PPGEDUM023.pdf. Acesso em: 17. jan. 2022.
Garozzi, Gabriel Vighini. Inclusão da criança com autismo na educação física escolar. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2020. Disponível em: file:///C:/Users/thiag_000/Downloads/Disserta%C3%A7%C3%A3o%20Gabriel%20vers%C3%A3o%20final%2021-07-2020.pdf. Acesso em: 15 jan. 2022.
Gatti, Melina Radaelli. Coensino e educação física escolar: perspectivas colaborativas para a inclusão de estudantes com deficiência. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: file:///C:/Users/thiag_000/Downloads/Disserta%C3%A7%C3%A3o%20Mel%20-%20finalizada.pdf. Acesso em: 15 jan. 2022.
Ghiraldelli Júnior, Paulo. Educação física progressista. São Paulo: Loyola, 1991.
Gomes, Ana Elizabeth Gondim. Inclusão de alunos com deficiência nas aulas de educação física escolar em escolas públicas municipais de Fortaleza (CE). 2012. Tese (Doutorado em Distúrbios do Desenvolvimento) – Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2012. Disponível em: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/1770/1/Ana%20Elizabeth%20Gondim%20Gomes.pdf. Acesso em: 16 jan. 2022.
Gomes, Dênia Paula. Os sentidos da inclusão de alunos com deficiência no discurso dos professores de educação física. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2011. Disponível em: https://www.locus.ufv.br/bitstream/123456789/3469/1/texto%20completo.pdf. Acesso em: 17 jan. 2022.
Gonçalves, Gisele Carreirão. Dos saberes da educação física escolar e suas (im)possibilidades de práticas inclusivas para alunos com histórico de deficiência. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2009. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92337. Acesso em: 13 jan. 2022.
Gorgatti, Marcia Greguol. Análise do desenvolvimento motor e social de adolescentes com deficiência visual e das atitudes dos professores de educação física: um estudo sobre a inclusão. 2005. Tese (Doutorado em Educação Física) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39132/tde-18042007-135446/pt-br.php. Acesso em: 13 jan. 2022.
Guedes, Dartagnam Pinto; Guedes, Joana Elisabete Ribeiro Pinto. Atividade física, aptidão física e saúde. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde, v. 1, n. 1, p. 18-35, 1995. Disponível em: https://rbafs.org.br/RBAFS/article/view/451. Acesso em: 4 maio 2022.
Januário, Paulo Clepard Silva. Formação continuada em educação física escolar: construindo olhares para inclusão. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, 2019. Disponível em: file:///C:/Users/thiag_000/Downloads/DISSERTACAO_PAULO%20CLEPARD_VERS%C3%83O_FINAL.pdf. Acesso em: 15 jan. 2022.
Kawashita, Ieda Mayumi Sabino. Deficiência intelectual e educação física escolar. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro Universitário Moura Lacerda, Ribeirão Preto, 2016. Disponível em: file:///C:/Users/thiag_000/Downloads/IEDAMAYUMISABINOKAWASHITA.pdf. Acesso em: 15 jan. 2022.
Kunz, Elenor. Transformação didático-pedagógica do esporte. Ijuí: Unijuí, 1994.
Lopes, Alexandre Apolo da Silveira Menezes. O esporte à luz da inclusão/exclusão na rede pública de ensino do estado de São Paulo na cidade de Santos. 2018. Tese (Doutorado em Educação Física) – Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, 2018. Disponível em: file:///C:/Users/thiag_000/Downloads/Alexandre%20Apolo.pdf. Acesso em: 15 jan. 2022.
Lopes, Bruna Priscila Leonizio. Esporte da escola: diálogo pedagógico na perspectiva inclusiva com supervisores do Pibid educação física. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30712/1/Esportedaescola_Lopes_2018.pdf. Acesso em: 17 jan. 2022.
Maldonado, Daniel Teixeira; Farias, Uirá de Siqueira; Nogueira, Valdilene Aline. Lendo o mundo nas aulas de educação física no ensino médio: por uma ecologia de saberes contra-hegemônicos sobre as práticas corporais e o corpo. Caderno de Educação Física e Esporte, v. 19, n. 3, p. 1-8, 2021. Disponível em: http://dx.doi.org/10.36453/cefe.2021.n3.27119. Acesso em: 1.º jun. 2022.
Mandarino, Cláudio Marques. Inclusão e diferença: deslocamentos discursivos nos 40 anos do CBCE. In: Vargas, Leandro Silva; Lara, Larissa; Athayde, Pedro. Ciências do esporte, educação física e produção do conhecimento em 40 anos de CBCE. Natal: EDUFRN, 2020. p. 63-80.
Marques, André Eduardo. Rodas de conversa: uma proposta para aprimorar a prática docente em educação física escolar. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/3145?show=full. Acesso em: 13 jan. 2022.
Mattos, Eduardo Henrique Monzatto de. Facilitação do desenvolvimento motor de crianças com paralisia cerebral por meio de jogos e brincadeiras utilizando materiais recicláveis. 2020. Dissertação (Mestrado Profissional em Desenvolvimento Local) – Centro Universitário Augusto Motta, Rio de Janeiro, 2020. Disponível em: file:///C:/Users/thiag_000/Downloads/Disserta%C3%A7%C3%A3o%20Eduardo%20Monzatto.pdf. Acesso em: 15 jan. 2022.
Mendes, Katiuscia Aparecida Moreira de Oliveira. Os alunos com necessidades educacionais especiais nos diferentes espaços-tempos da escola: aspectos cotidianos e não cotidianos. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2010. Disponível em: https://repositorio.ufes.br/bitstream/10/6114/3/Texto.pdf. Acesso em: 17 jan. 2022.
Miron, Edison Martins. Da pedagogia do jogo ao voleibol sentado: possibilidades inclusivas na educação física escolar. 2011. Tese (Doutorado em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2011. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ufscar/2882/3749.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 15 jan. 2022.
Moco, Fabianna Santana. Contribuições do intérprete de Libras para inclusão de aluno com deficiência auditiva na educação física escolar. 2020. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Educação) – Faculdade Vale do Cricaré, São Mateus, 2020. Disponível em: file:///C:/Users/thiag_000/Downloads/FABIANNA%20SANTANA%20MO%C3%87O%20MENDON%C3%87A%20ALVES.pdf. Acesso em: 16 jan. 2022.
Morais, Fernando Cesar de Carvalho. Educação física escolar e o aluno com deficiência: um estudo da prática pedagógica de professores. 2010. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2010. Disponível em: https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/74/1/Fernando.pdf. Acesso em: 15 jan. 2022.
Morais, Maryana Pryscilla Silva de. A psicomotricidade relacional como prática educativa para inclusão de adolescentes com deficiência intelectual na educação física escolar. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017. Disponível em: file:///C:/Users/thiag_000/Downloads/Dissertao_MaryanaPryscillaSilvaDeMorais.pdf. Acesso em: 15 jan. 2022.
Morais Sobrinho, Jonas. Educação física escolar, formação permanente e inclusão: um diálogo com a diversidade. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/24853/1/JonasMoraisSobrinho_DISSERT.pdf. Acesso em: 16 jan. 2022.
Neira, Marcos Garcia. Educação física cultural: inspirações e prática pedagógica. Jundiaí: Paco, 2018.
Nogueira, Valdilene Aline; Maldonado, Daniel Teixeira; Freire, Elisabete dos Santos. A construção coletiva de princípios epistemológicos, políticos e pedagógicos da Educação Física Escolar libertadora. Revista de Educação Popular, p. 296-319, 2023. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/374810618_A_construcao_coletiva_de_principios_epistemologicos_politicos_e_pedagogicos_da_Educacao_Fisica_Escolar_libertadora. Acesso em: 25 nov. 2023.
Oliveira, Calleb Rangel de. Educação física escolar e inclusão de alunos com Transtorno do Espectro do Autismo. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2017. Disponível em: file:///C:/Users/thiag_000/Downloads/Calleb_Rangel_de_Oliveira.pdf. Acesso em: 15 jan. 2022.
Oliveira, Janaina Mayra de. Avaliação em educação física escolar no contexto do ensino inclusivo. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2013. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=558007. Acesso em: 13 jan. 2022.
Oliveira, Marilene Ferreira de Lima. Sentidos constituídos por professores de educação física frente ao processo de inclusão de alunos com deficiência: um estudo em psicologia da educação. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009. Disponível em: file:///C:/Users/thiag_000/Downloads/Marilene%20Ferreira%20de%20Lima%20Oliveira.pdf. Acesso em: 17 jan. 2022.
Oliveira, Patricia Santos de. Consultoria colaborativa como estratégia para promover inclusão escolar em aulas de Educação Física. 2018. Tese (Doutorado em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018. Disponível em: file:///C:/Users/thiag_000/Downloads/OLIVEIRA_Patricia_2018.pdf. Acesso em: 17 jan. 2022.
Oliveira, Patrícia Santos da; Nunes, João Paulo da Silva; Munster, Mey de Abreu van. Educação física escolar e inclusão: uma revisão sistemática da produção discente na pós-graduação brasileira. Práxis Educativa, v. 12, n. 2, p. 570-590, 2017. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/894/89453001016/89453001016.pdf. Acesso em: 15 jun. 2022.
Oliveira, Raquel Cristina Ramos de. A dança experimental e a inclusão de alunos com deficiência intelectual: possibilidades para as aulas de educação física nos primeiros anos do ensino fundamental. 2020. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2020. Disponível em: http://www.eeffto.ufmg.br/eeffto/info/defesas/845/a_dan%C3%87a_experimental_e_a_inclus%C3%83o_de_alunos_com_defici%C3%8Ancia_intelectu. Acesso em: 13 jan. 2022.
Oliveira, Valeria Manna. Inclusão de alunos público alvo da educação especial e a educação física: ensino colaborativo como estratégia de trabalho. 2014. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014. Disponível em: file:///C:/Users/thiag_000/Downloads/Tese%20-%20Val%C3%A9ria%20Manna.pdf. Acesso em: 17 jan. 2022.
Pereira, Taylor Brian Lavinscky. Plano de ensino individualizado no contexto da educação física escolar. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018. Disponível em: file:///C:/Users/thiag_000/Downloads/PEREIRA_Taylor_Brian_Lavinscky.pdf. Acesso em: 15 jan. 2022.
Quedas, Carolina Lourenço Reis. O Transtorno do Espectro do Autismo e a educação física escolar: a prática do profissional da rede estadual de São Paulo. 2015. Dissertação (Mestrado em Distúrbios do Desenvolvimento) – Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2015. Disponível em: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2971/5/Carolina%20Louren%C3%A7o%20Reis%20Quedas.pdf. Acesso em: 15 jan. 2022.
Rechinelli, Andrea. O fenômeno da inclusão na educação física escolar: o discurso dos professores de Itapetininga. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, 2008. Disponível em: https://iepapp.unimep.br/biblioteca_digital/pdfs/2006/JKSTLEFBEPYY.pdf. Acesso em: 13 jan. 2022.
Reis, Otacílio Alves dos. Atendimento educacional especializado na educação física: experiências de mediação para aprendizagens sociais de alunos com transtorno do espectro autista. 2020. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física) – Universidade de Brasília, Brasília, 2020. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=9788935. Acesso em: 13 jan. 2022.
Ribeiro, Antonio Eduardo. Sentidos atribuídos pelos alunos com deficiência e pelos professores às aulas de educação física escolar. 2019. Dissertação (Mestrado em Enfermagem Psiquiátrica) – Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2019. Disponível em: file:///C:/Users/thiag_000/Downloads/ANTONIO%20EDUARDO%20RIBEIRO.pdf. Acesso em: 17 jan. 2022.
Roseno, Edson Pedroso. Educação física inclusiva na escola: uma proposta articulada à sala de recursos multifuncional. 2020. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física) – Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2020. Disponível em: file:///C:/Users/thiag_000/Downloads/Edson%20Pedroso%20Roseno%20-%20Disserta%C3%A7%C3%A3o.pdf. Acesso em: 13 jan. 2022.
Santos, Dayane Deyse Gonçalo dos. A prática pedagógica de uma professora de educação física nas linhas da educação inclusiva: desenhando as ideias do pensamento complexo e transdisciplinar. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019. Disponível em: file:///C:/Users/thiag_000/Downloads/DISSERTA%C3%87%C3%83O-DAYANE%20DEYSE%20GON%C3%87ALO%20DOS%20SANTOS-%20-PPGE%20UFAL.pdf. Acesso em: 17 jan. 2022.
Santos, Eder Magno dos. Formação continuada de professores de educação física para inclusão de pessoas com deficiência: desafios e possibilidades. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Planalto Catarinense, Lages, 2019. Disponível em: file:///C:/Users/thiag_000/Downloads/Eder.pdf. Acesso em: 17 jan. 2022.
Santos, Francianne Farias dos. Inclusão escolar: o olhar dos alunos com deficiência sobre as aulas de educação física. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019. Disponível em: file:///C:/Users/thiag_000/Downloads/Disserta%C3%A7%C3%A3o_FrancianneSantos_PPGE.pdf. Acesso em: 17 jan. 2022.
Santos, Tarcisio Bitencourt dos. Efeito da tutoria por pares na participação de um estudante com deficiência física nas aulas de educação física. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018. Disponível em: file:///C:/Users/thiag_000/Downloads/Tarc%C3%ADsio%20Bitencourt%20dos%20Santos.pdf. Acesso em: 16 jan. 2022.
Scarpato, Leonardo Cavalheiro. O esporte adaptado como conteúdo da educação física escolar adaptada: perspectivas dos professores da rede pública de ensino da cidade de Campinas/SP. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2020. Disponível em: file:///C:/Users/thiag_000/Downloads/Scarpato_LeonardoCavalheiro_M.pdf. Acesso em: 17 jan. 2022.
Seabra Júnior, Luiz. Inclusão, necessidades especiais e educação física: considerações sobre a ação pedagógica no ambiente escolar. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2006. Disponível em: https://node1.123dok.com/dt05pdf/123dok_br/original/2021/02_10/nq2emo1612917800.pdf?X-Amz-Content-Sha256=UNSIGNED-PAYLOAD&X-Amz-Algorithm=AWS4-HMAC-SHA256&X-Amz-Credential=7PKKQ3DUV8RG19BL%2F20220117%2F%2Fs3%2Faws4_request&X-Amz-Date=20220117T150425Z&X-Amz-SignedHeaders=host&X-Amz-Expires=600&X-Amz-Signature=e75006be0de4a6d2d408cf02b13b1c6b5e0fada60fde3a9a776e86b3d1984d1b. Acesso em: 17 jan. 2022.
Shimoda, Lindomar dos Reis. A inclusão de um aluno com Síndrome de Down nas aulas de educação física. 2020. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física) – Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2020. Disponível em: file:///D:/ARTIGO%20DISSERTA%C3%87%C3%83O/A%20inclus%C3%A3o%20de%20um%20aluno%20com%20S%C3%ADndrome%20de%20Down%20nas%20aulas%20de%20Educa%C3%A7%C3%A3o%20F%C3%ADsica.pdf. Acesso em: 13 jan. 2022.
Silva, Emerson Jose Lima da. A prática do professor de educação física escolar: perspectivas de inclusão. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2011. Disponível em: http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/bitstream/tede/827/1/EMERSON_DISSERTACAO_FINAL_30_05_2011%5B1%5D.pdf. Acesso em: 15 jan. 2022.
Silva, Francy Kelle Rodrigues. Atendimento Educacional Especializado e educação física escolar: possibilidades de parceria colaborativa no processo de inclusão escolar de educandos com deficiência intelectual. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2015. Disponível em: file:///C:/Users/thiag_000/Downloads/DISSERTA%C3%87%C3%83O%20FRANCY%20KELLE%20RODRIGUES%20SILVA.pdf. Acesso em: 16 jan. 2022.
Silva, Júlio Cesar Soares da. Os estudos sobre a pessoa com deficiência no processo de formação em nível de graduação na educação física brasileira: o caso da FEF/UNB. 2018.. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Universidade de Brasília, Brasília, 2018. Disponível em: https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/34387/1/2018_JulioCesarSoaresdaSilva.pdf. Acesso em: 16 jan. 2022.
Silva, Marcus Vinicius Palmeira. A escolarização dos corpos na escola pública: o desafio da inclusão de uma criança com deficiência frente à esportivização das aulas de educação física. 2018. Tese (Doutorado em Educação e Saúde na Infância e Adolescência) –Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2018. Disponível em: file:///C:/Users/thiag_000/Downloads/MARCUS%20VINICIUS%20PALMEIRA%20SILVA%20-%20%20TESE.pdf. Acesso em: 15 jan. 2022.
Silva, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
Silveira, Ana Aparecida Tavares da. Educação física escolar inclusiva: olhares e saberes de um grupo de professores do ensino público do Natal/RN. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29173/1/Educacaofisicaescolar_Silveira_2020.pdf. Acesso em: 15 jan. 2022.
Siquara, Zelinda Orlandi. Estética marxiana e formação humana: inspirações para a educação física escolar e inclusão. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufes.br/bitstream/10/7297/1/tese_9140_Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Zelinda%20Orlandi%20Siquara.pdf. Acesso em: 15 jan. 2022.
Soares, Carmen Lúcia et al. Metodologia do ensino de educação física. São Paulo: Cortez, 1992.
Sousa, Ângela Tavares de. Educação física escolar e inclusão de alunos com deficiência: um estudo em escolas do ensino regular da Rede Pública Estadual de São Paulo. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009. Disponível em: file:///C:/Users/thiag_000/Downloads/Angela%20Tavares%20de%20Sousa.pdf. Acesso em: 15 jan. 2022.
Tani, Go et al. Educação física escolar: fundamentos de uma abordagem desenvolvimentista. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1988.
Tebaldi, Marina. Formação continuada em educação física e inclusão do deficiente no ensino regular sob a ótica de professores. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências da Motricidade) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro, 2014. Disponível em: file:///C:/Users/thiag_000/Downloads/Marina%20Tebaldi%20-%20MESTRADO%20(Integral).pdf. Acesso em: 15 jan. 2022.
Téo, Gustavo Haach. Adaptações na educação física escolar: intervenções de professores para um currículo acessível aos estudantes com deficiência. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015. Disponível em: file:///C:/Users/thiag_000/Downloads/Disserta%C3%A7%C3%A3o%20Gustavo%20Haach%20T%C3%A9o.pdf. Acesso em: 15 jan. 2022.
Vilela, Isabela Pinto. Jogos de sensibilização para aulas de educação física. 2018. Dissertação (Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018. Disponível em: file:///C:/Users/thiag_000/Downloads/Disserta%C3%A7%C3%A3o%20de%20Mestrado.pdf. Acesso em: 17 jan. 2022.
Zanato, Caroline Borges. Educação inclusiva: uma análise dos projetos políticos pedagógicos e dos planos de ensino de professores de educação física nas escolas estaduais do município de Fernandópolis. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Cidade de São Paulo, São Paulo, 2018. Disponível em: file:///C:/Users/thiag_000/Downloads/Caroline%20Borges%20Zanato.pdf. Acesso em: 15 jan. 2022.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista e-Curriculum
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.