O Discurso da Adaptação ao “Novo Espírito do Neoliberalismo” na Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e59289Palavras-chave:
reforma do ensino médio, adaptação, neoliberalismo, discursoResumo
A atual Reforma do Ensino Médio, aprovada pela Lei 13.415/2017, representa uma mudança estrutural da educação pública brasileira e se insere em um horizonte mais amplo de reformas adaptadas ao “novo espírito do neoliberalismo”, entendido como racionalidade preponderante da fase atual do capitalismo. Buscamos investigar as afinidades entre o discurso da reforma de 2017, em especial na Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Médio, e a construção de uma subjetividade neoliberal na formação escolar. Apoiadas no método da Análise de Discurso, ancoramo-nos nas noções de “projeto de vida” e de “empreendedorismo” para analisar três recortes da Base, nos quais destacamos os pilares para uma pedagogia da adaptação do sujeito à máxima do “empreendedor de si”.
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