O Discurso da Adaptação ao “Novo Espírito do Neoliberalismo” na Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e59289

Palavras-chave:

reforma do ensino médio, adaptação, neoliberalismo, discurso

Resumo

A atual Reforma do Ensino Médio, aprovada pela Lei 13.415/2017, representa uma mudança estrutural da educação pública brasileira e se insere em um horizonte mais amplo de reformas adaptadas ao “novo espírito do neoliberalismo”, entendido como racionalidade preponderante da fase atual do capitalismo. Buscamos investigar as afinidades entre o discurso da reforma de 2017, em especial na Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Médio, e a construção de uma subjetividade neoliberal na formação escolar. Apoiadas no método da Análise de Discurso, ancoramo-nos nas noções de “projeto de vida” e de “empreendedorismo” para analisar três recortes da Base, nos quais destacamos os pilares para uma pedagogia da adaptação do sujeito à máxima do “empreendedor de si”.

Biografia do Autor

Clara Chaves Marques Faria, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)

Mestranda em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília (UnB). Professora substituta de Sociologia na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF).

Sayonara de Amorim Gonçalves Leal, Universidade de Brasília (UnB)

Doutora em Sociologia pela Universidade de Brasília (UnB). Professora Adjunta do Departamento de Sociologia e do Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade de Brasília (UnB).

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2024-05-01

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Artigos