Desafios Iniciais e Modos de Aprender a Ser Docente Universitário(a)
O que contam os Memoriais Acadêmicos?
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e59457Palavras-chave:
memoriais, narrativas, processos identitários, docência universitária.Resumo
O presente artigo enfoca resultados de uma pesquisa que buscou analisar construções identitárias de professores(as) universitários(as), a partir de narrativas contidas em memoriais elaborados para progressão na carreira. São enfocados o início da docência, o contexto da escolha profissional, os desafios iniciais, bem como aprendizagens sobre o ser-fazer docente. O aporte teórico-metodológico se ancorou na abordagem (auto) biográfica, a partir de autoras(es) como Passeggi (2008, 2010); Josso (2004); Delory-Momberguer (2012, 2016). Nas escritas de si, destacam-se a solidão e ausência de preparo pedagógico como dificuldades que se impõem no início da trajetória docente; nas aprendizagens acerca do ser-fazer sublinham-se a formação continuada, as relações com estudantes, autores(as) e professores(as)/mestres enquanto oportunidades de aprendizagens quanto ao ensino, à pesquisa e à orientação.
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