Desafios Iniciais e Modos de Aprender a Ser Docente Universitário(a)

O que contam os Memoriais Acadêmicos?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e59457

Palavras-chave:

memoriais, narrativas, processos identitários, docência universitária.

Resumo

O presente artigo enfoca resultados de uma pesquisa que buscou analisar construções identitárias de professores(as) universitários(as), a partir de narrativas contidas em memoriais elaborados para progressão na carreira.  São enfocados o início da docência, o contexto da escolha profissional, os desafios iniciais, bem como aprendizagens sobre o ser-fazer docente. O aporte teórico-metodológico se ancorou na abordagem (auto) biográfica, a partir de autoras(es) como Passeggi (2008, 2010); Josso (2004); Delory-Momberguer (2012, 2016). Nas escritas de si, destacam-se a solidão e ausência de preparo pedagógico como dificuldades que se impõem no início da trajetória docente; nas aprendizagens acerca do ser-fazer sublinham-se a formação continuada, as relações com estudantes, autores(as) e professores(as)/mestres enquanto oportunidades de aprendizagens quanto ao ensino, à pesquisa e à orientação.

Biografia do Autor

Elzanir dos Santos, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Biografia: Graduada em Pedagogia, com Mestrado e Doutorado em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará. Realizou Estágio Doutoral/Sanduiche na Universidade de Lisboa/Instituto de Educação-PT. É Pós-doutora pelo PPGeduc/UNEB. Professora Associada do Departamento de Metodologias da Educação/Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba. É vice-líder do grupo Currículo, Formação de Professores e Pesquisa (Auto)Biográfica. Desenvolve pesquisas no campo de Formação de Professores, com ênfase em Pesquisa (Auto) Biográfica, atuando principalmente nas seguintes áreas: Didática, Avaliação da Aprendizagem e Estágio Supervisionado. É vice-presidenta da Associação Internacional de Pesquisa na Graduação em Pedagogia/AIPGP; coordenadora do Observatório sobre Pesquisa na Graduação/OPG e membro da Associação Nacional de Didática e Prática de Ensino/ANDIPE.

Referências

ALMEIDA, Maria Isabel de; PIMENTA, Selma Garrido. Pedagogia universitária: valorizando o ensino e a docência na universidade. Revista Portuguesa de Educação, Portugal: CIED: Universidade do Minho, v. 27, n. 2, p. 7-31, 2014. Disponível em: http://www.scielo.mec.pt/scielo.php. Acesso em: 19 set. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Plano Nacional de Pós-Graduação 2011-2020. Brasília, DF: CAPES, 2010. Disponível em: http://www.capes.gov.br/images/stories/download/Livros-PNPG-Volume-I-Mont.pdf. Acesso em: 17 set. 2022.

CUNHA, Maria Isabel da; BOÉSSIO, Atrib Zanchet; BEATRIZ, Maria. A problemática dos professores iniciantes: tendência e prática investigativa no espaço universitário. Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Porto Alegre, Brasil, v. 33, n. 3, p. 189-197, septiembre-diciembre, 2010. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/848/84816931004.pdf. Acesso em: 15 set. 2022.

DELORY-MOMBERGUER, Christine. Abordagens metodológicas na pesquisa biográfica. Revista Brasileira de Educação, v. 17, n. 51, set./dez. 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-24782012000300002&script=sci_arttext&tlng=pt. Acesso em: 07 ago. 2022.

DELORY-MOMBERGUER, Christine. A pesquisa biográfica ou a construção compartilhada de um saber do singular. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto) Biográfica, Salvador, v. 01, n. 01, p. 133-147, jan./abr. 2016. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/2526. Acesso em: 02 ago. 2022.

DUBAR, Claude. A Socialização: construção das identidades sociais. Porto: Porto, 1997.

ENRICONE, Délsia. A dimensão pedagógica da prática docente futura. In: ENRICONE, Délsia (Org.). A docência no Ensino Superior: sete olhares. Porto Alegre: EDIPUCRS. 2008, p. 11-33.

FEIXAS, Mònica. La influencia de factores personales, institucionales y contextuales en la trayectoria y el desarrollo docente de los profesores universitários. Educar, v. 33, p. 31-59, 2004. Disponível em: https://ddd.uab.cat/record/1160. Acesso em: 10 set. 2022.

HUBERMAN, Michaël. O ciclo profissional dos professores. In: NÓVOA, António. Vidas de Professores. Porto: Porto, 1995. p. 31-61.

JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. São Paulo: Cortez, 2004.

JOVCHELOVITCH, Sandra; BAUER, Martin W. Entrevista narrativa. In: BAUER, Martin W.; GASKELL, G. (Orgs.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2002. p. 90-113.

MARCELO, Carlos. A identidade docente: constantes e desafios. Formação Docente, Belo Horizonte, v. 01, n. 01, p. 109-131, ago./dez. 2009. Disponível em http://formacaodocente.autenticaeditora.com.br. Acesso em: 2 ago. 2022.

MOITA, Maria da Conceição. Percursos de formação e trans-formação. In: NÓVOA, António. Vidas de Professores. Porto: Porto, 1995. p. 111-140.

NÓVOA, António. Os professores e as história da sua vida. In: NÓVOA, António. Vidas de professores. Porto: Porto, 1995. p. 11-30.

PASSEGGI, Maria da Conceição. Memoriais auto-bio-gráficos: a arte profissional de tecer uma figura pública de si. In: PASSEGGI, Maria da Conceição; BARBOSA, Tatyana Mabel Nobre (Orgs.). Memórias, memoriais: pesquisa e formação docente. Natal: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2008. p. 27-43.

PASSEGGI, Maria da Conceição. Memoriais autobiográficos: escritas de si como arte de (re)conhecimento. In: CORDEIRO, Verbena Maria Rocha; SOUZA, Elizeu Clementino. Memoriais: literatura e práticas culturais de leitura. Salvador: EDUFBA, 2010. p. 11-42. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/19048/1/Memoriais,%20literatura.pdf. Acesso em: 10 ago. 2022.

PASSEGGI. Maria da Conceição; SOUZA, Elizeu Clementino; VINCENTINI, Paula Perin. Entre a vida e a formação: pesquisa (auto)biográfica, docência e profissionalização. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 27, n. 01, p. 369-386, abr. 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-46982011000100017&script=sci_arttext. Acesso em: 23 ago. 2022.

PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2002.

REGO, Teresa Cristina. Trajetória intelectual de pesquisadores da educação a fecundidade do estudo dos memoriais acadêmicos. Revista Brasileira de Educação, v. 19, n. 58, p. 779-800, julio-septiembre, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-24782014000800013&script=sci_arttext. Acesso em: 03 ago. 2020.

SANTOS, Elzanir dos; OLINDA, Ercília Maria Braga de. Biografia educativa na educação a distância: estratégia formativa e de construção identitária no curso de pedagogia. Revista Educação Pública, Cuiabá, v. 24, n. 55, p. 57-77, jan./abr. 2015. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/910. Acesso em: 30 ago. 2022.

SHULMAN, Lee. Conhecimento e ensino: fundamentos para a nova reforma. Tradução de Leda Beck e revisão técnica de Paula Louzano. Cadernos CENPEC, São Paulo, v. 4, n. 2, p. 196-229, dez. 2014. Disponível em: http://www.cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/293. Acesso em: 23 ago. 2022.

SILVA, Wilton Carlos Lima. A vida, a obra, o que falta, o que sobra: memorial acadêmico, direitos e obrigações da escrita. Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 7, n. 15, p. 103-136, 2015. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/3381/338142233005.pdf. Acesso em: 15 set. 2022.

SILVA, Wilton Carlos Lima. Saber se inventar: o memorial acadêmico na encruzilhada da autobiografia e do egodocumento. MÉTIS: história & cultura, v. 15, n. 30, 2016. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/4934. Acesso em: 02 set. 2022.

SOUZA, Elizeu Clementino de. (Auto)biografia, identidade e alteridade: modos de narração, escrita de si e práticas de formação na pós-graduação. Revista Fórum Identidades, ano 2, v. 4, p. 37-50, jul./dez. 2008. Disponível em: https://scholar.google.com.br/scholar?hl=pt-BR&as_sdt=0%2C5&q=Revista+F%C3%B3rum+Identidades%2C+2008&btnG=. Acesso em: 08 set. 2022.

SOUZA, Elizeu Clementino de. Diálogos cruzados sobre pesquisa (auto)biográfica: análise compreensiva-interpretativa e política de sentido. Educação, Santa Maria, v. 39, n. 1, p. 39-50, jan./abr. 2014. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/11344/pdf. Acesso em: 2 set. 2022.

TARDIF, Maurice. Os saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

VOSGERAU, Dilmeire Sant’Anna Ramos; ORLANDO, Evelyn de Almeida; MEYER, Patricia. Produtivismo acadêmico e suas repercussões no desenvolvimento profissional de professores universitários. Educ. Soc., Campinas, v. 38, n. 138, p. 231-247, jan./mar. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101. Acesso em: 08 set. 2022.

ZABALZA, Miguel Ángel. Ser profesor universitário hoy. La Cuestión Universitária, n. 5, p. 68-80, 2009. Disponível em: http://polired.upm.es/index.php/lacuestionuniversitaria/article/view/3338. Acesso em: 10 set. 2022.

Downloads

Publicado

2023-03-30

Edição

Seção

Dossiê ABdC: Narrativas, conversas e as múltiplas grafias de vida...