Ler, escrever e conversar
quando a partilha do sensível permeia a formação docente
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e59667Palavras-chave:
leitura, escrita, conversa, formação docente, presençaResumo
O artigo propõe pensar a formação docente a partir de três movimentos: ler, escrever e conversar. Para isso, serão compartilhadas experiências vividas em 2022 com licenciandas de pedagogia. A partilha no início e fim de cada aula, de materiais artísticos (poesias, músicas, crônicas, livros infantis etc.), tem produzido um ambiente de leveza que favorece a presença e participação das estudantes, além de sensibilizá-las a lançarem olhares outros para si e para o mundo. A escolha cuidadosa dos textos a serem discutidos e das propostas de escrita partem da aposta de que vivenciar a sala de aula universitária como um espaço dialógico, em que sejam oferecidas práticas de leitura significativas e de uma escrita encarnada, possa trazer reverberações no que elas produzirão nas escolas. As narrativas e escritas produzidas pelas licenciandas, e compartilhadas no presente texto, apontam nessa direção.
Referências
Anzaldúa, Glória. Falando em línguas: uma carta para mulheres escritoras do terceiro mundo. Estudos feministas, v. 1, p. 229-236, 2000. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/ref/article/view/9880. Acesso em: 21 jun. 2022.
Barros, Manoel de. Exercícios de ser criança. São Paulo: Salamandra, 1999.
Borba, Angela; Goulart, Cecília. As diversas expressões e o desenvolvimento da criança na escola. In: Brasil. Ensino fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007, p. 47-56.
Esteban, Maria Teresa. Mais uma vez e sempre: conversas com professoras. Momento, v. 25, n. 1, p. 51-74, jan./jun. 2016. Disponível em: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/6109. Acesso em: 20 abr. 2022.
Goncalves, Rafael Marques; Rodrigues, Allan; Garcia, Alexandra. A conversa como princípio metodológico para pensar a pesquisa e a formação docente. In: Ribeiro, Tiago; Sampaio, Carmem; Souza, Rafael (orgs.). Conversa como metodologia de pesquisa por que não? v.1. Rio de Janeiro: AYVU, 2018. p. 119-142.
Gonçalves, Teresa Rego. Pesquisa(-)formação: composições a partir de experiências de leitura e escrita na universidade. Revista Educação em Questão, Natal, v. 57, p. 1-23, jul/set., 2019. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/17687. Acesso em: 19 jan. 2022.
hooks, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2019.
Ingold, Tim. Anthropology and/as education. London and New York: Routledge, 2018.
Kramer, Sonia. Leitura e escrita de professores: Da prática de pesquisa à prática de formação. Revista brasileira de Educação, São Paulo, v. 7, p. 19-41, jan/fev/mar/abril, 1998. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/rbedu/n07/n07a03.pdf. Acesso em: 04 abr. 2023.
Krenak, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
Larrosa, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Rev. Brasileira de Educação, n. 19, Jan/fev/mar/abr., p. 20-28, 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/Ycc5QDzZKcYVspCNspZVDxC/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 17 jun. 2022.
Masschelein, Jan. E-ducando o olhar: a necessidade de uma pedagogia pobre. Educação e realidade, v. 33, n. 1, p. 35-48, 2008. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/3172/317227051005.pdf. Acesso em: 14 maio 2022.
Patto, Maria Helena Souza. A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1990.
Reis, Graça Regina Franco; Campos, Marina Santos; Martins, Ilana Maria. Narrativas docentes e criação curricular, desafios de tempos pandêmicos. Currículo sem fronteiras, v. 21, n. 3, p. 1054-1070, 2021. Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol21iss3articles/reis-campos-martins.pdf. Acesso em: 10 set. 2022.
Rosa, Jennyfer. Hoje o dia amanheceu nublado. Youtube, 21 de junho de 2019. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=YzA9I_o-OSE. Acesso em: 6 out. 2022.
Sampaio, Carmen Sanches; Ribeiro, Tiago. Pesquisas com os cotidianos e formação docente: artes de fazer com. In: Oliveira, Inês Barbosa; Garcia, Alexandra (orgs.). Aventuras de conhecimento: utopias vivenciadas nas pesquisas em educação. Petrópolis: De Petrus; Rio de Janeiro: FAPERJ, 2014. p. 147-158.
Sawaya, Sandra. Novas perspectivas sobre o sucesso e o fracasso escolar. In: Oliveira, Marta Kohl; Souza, Denize. Rego, Teresa Cristina (orgs.). Psicologia e Educação e as temáticas da vida contemporânea. São Paulo: Moderna, 2002. p. 197-213.
Silva, Daiana Pilar de Freitas; Ribetto, Anelice. Cartas e conversações: uma experiência de “pesquisaescrita” na diferença. In: Guedes, Adriana; Ribeiro, Tiago (orgs.). Pesquisa, alteridade e experiência: metodologias minúsculas. Rio de Janeiro: Ayvu, 2019. p. 93-112.
Silva, Raissa Prudêncio da; Siqueira, Silvaneide Figueredo de. Sentidos do trabalho pedagógico na educação infantil em tempos de pandemia: diálogos entre duas professoras em formação. Revista Práticas em Educação Infantil, v. 5; n. 6, 108, 2020. Disponível em: https://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/praticasei/article/view/2939. Acesso em: 16 maio 2022.
Silveira, Marília; Conti, Josselem. Ciência no feminino: do que é feita a nossa escrita? Pesquisas e Práticas Psicossociais, São João del Rei, v. 11, n. 1, p. 53-68, 2016. Disponível em: http://www.seer.ufsj.edu.br/index.php/revista_ppp/article/view/1529. Acesso em: 20 ago. 2021.
Skliar, Carlos. A escuta das diferenças. Porto Alegre: Mediação, 2019.
Skliar, Carlos. Elogio à conversa (em forma de convite à leitura). In: Ribeiro, Tiago; Souza, Rafael de; Sampaio, Carmen Sanches (orgs.). Conversa como metodologia de pesquisa: por que não? Rio de Janeiro: Ayvu, 2018. p. 11-14.
Skliar, Carlos. O ensinar enquanto travessia: linguagens, leituras, escritas e alteridades para uma poética da educação. Salvador: EDUFBA, 2014.
Tolentino, Luana. Uma carta para Titi Gagliasso. Publicada em 09 de abril de 2020. Disponível em: https://www.cartacapital.com.br/opiniao/uma-carta-para-titi-gagliasso/. Acesso em: 6 out. 2022.
Tolentino, Luana. Outra educação é possível: feminismo, antirracismo e inclusão em sala de aula. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2018.
Wapichana, Cristino. O cão e o curumim. Ilustrações Taisa Borges. São Paulo: Melhoramentos, 2018.
Zanella, Andréa Vieira; Cabral, Marcelo Grimm; Maheirie, Kátia; Da Ros, Sílvia Zanatta; Urnau, Lílian Caroline; Titon, Andréa Piana; Werner, Francyne Wolf; Sander, Lucilene. Relações estéticas, atividade criadora e constituição do sujeito: algumas reflexões sobre a formação de professores(as). Cadernos psicopedagógicos, São Paulo, v. 6, n. 10, 2006. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/cap/v6n10/v6n10a02.pdf. Acesso em: 03 abr. 2023.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista e-Curriculum
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.