Ler, escrever e conversar

quando a partilha do sensível permeia a formação docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e59667

Palavras-chave:

leitura, escrita, conversa, formação docente, presença

Resumo

O artigo propõe pensar a formação docente a partir de três movimentos: ler, escrever e conversar. Para isso, serão compartilhadas experiências vividas em 2022 com licenciandas de pedagogia. A partilha no início e fim de cada aula, de materiais artísticos (poesias, músicas, crônicas, livros infantis etc.), tem produzido um ambiente de leveza que favorece a presença e participação das estudantes, além de sensibilizá-las a lançarem olhares outros para si e para o mundo. A escolha cuidadosa dos textos a serem discutidos e das propostas de escrita partem da aposta de que vivenciar a sala de aula universitária como um espaço dialógico, em que sejam oferecidas práticas de leitura significativas e de uma escrita encarnada, possa trazer reverberações no que elas produzirão nas escolas. As narrativas e escritas produzidas pelas licenciandas, e compartilhadas no presente texto, apontam nessa direção.

Biografia do Autor

Clarissa Nicolaiewsky, Universidade do Estado do Rio de janeiro

Professora adjunta do Departamento de Ciências e Fundamentos da Educação da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestrado, Licenciatura e Bacharelado em Psicologia pela UFRJ.  Atualmente é coordenadora do Programa de Extensão Movimentos sociais, Diferenças e Educação (PROMOVIDE/FEBF). Seus temas de interesse são práticas pedagógicas inclusivas, formação de professoras/es e as diferentes relações presentes na escola.

Referências

Anzaldúa, Glória. Falando em línguas: uma carta para mulheres escritoras do terceiro mundo. Estudos feministas, v. 1, p. 229-236, 2000. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/ref/article/view/9880. Acesso em: 21 jun. 2022.

Barros, Manoel de. Exercícios de ser criança. São Paulo: Salamandra, 1999.

Borba, Angela; Goulart, Cecília. As diversas expressões e o desenvolvimento da criança na escola. In: Brasil. Ensino fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007, p. 47-56.

Esteban, Maria Teresa. Mais uma vez e sempre: conversas com professoras. Momento, v. 25, n. 1, p. 51-74, jan./jun. 2016. Disponível em: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/6109. Acesso em: 20 abr. 2022.

Goncalves, Rafael Marques; Rodrigues, Allan; Garcia, Alexandra. A conversa como princípio metodológico para pensar a pesquisa e a formação docente. In: Ribeiro, Tiago; Sampaio, Carmem; Souza, Rafael (orgs.). Conversa como metodologia de pesquisa por que não? v.1. Rio de Janeiro: AYVU, 2018. p. 119-142.

Gonçalves, Teresa Rego. Pesquisa(-)formação: composições a partir de experiências de leitura e escrita na universidade. Revista Educação em Questão, Natal, v. 57, p. 1-23, jul/set., 2019. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/17687. Acesso em: 19 jan. 2022.

hooks, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2019.

Ingold, Tim. Anthropology and/as education. London and New York: Routledge, 2018.

Kramer, Sonia. Leitura e escrita de professores: Da prática de pesquisa à prática de formação. Revista brasileira de Educação, São Paulo, v. 7, p. 19-41, jan/fev/mar/abril, 1998. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/rbedu/n07/n07a03.pdf. Acesso em: 04 abr. 2023.

Krenak, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

Larrosa, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Rev. Brasileira de Educação, n. 19, Jan/fev/mar/abr., p. 20-28, 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/Ycc5QDzZKcYVspCNspZVDxC/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 17 jun. 2022.

Masschelein, Jan. E-ducando o olhar: a necessidade de uma pedagogia pobre. Educação e realidade, v. 33, n. 1, p. 35-48, 2008. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/3172/317227051005.pdf. Acesso em: 14 maio 2022.

Patto, Maria Helena Souza. A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1990.

Reis, Graça Regina Franco; Campos, Marina Santos; Martins, Ilana Maria. Narrativas docentes e criação curricular, desafios de tempos pandêmicos. Currículo sem fronteiras, v. 21, n. 3, p. 1054-1070, 2021. Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol21iss3articles/reis-campos-martins.pdf. Acesso em: 10 set. 2022.

Rosa, Jennyfer. Hoje o dia amanheceu nublado. Youtube, 21 de junho de 2019. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=YzA9I_o-OSE. Acesso em: 6 out. 2022.

Sampaio, Carmen Sanches; Ribeiro, Tiago. Pesquisas com os cotidianos e formação docente: artes de fazer com. In: Oliveira, Inês Barbosa; Garcia, Alexandra (orgs.). Aventuras de conhecimento: utopias vivenciadas nas pesquisas em educação. Petrópolis: De Petrus; Rio de Janeiro: FAPERJ, 2014. p. 147-158.

Sawaya, Sandra. Novas perspectivas sobre o sucesso e o fracasso escolar. In: Oliveira, Marta Kohl; Souza, Denize. Rego, Teresa Cristina (orgs.). Psicologia e Educação e as temáticas da vida contemporânea. São Paulo: Moderna, 2002. p. 197-213.

Silva, Daiana Pilar de Freitas; Ribetto, Anelice. Cartas e conversações: uma experiência de “pesquisaescrita” na diferença. In: Guedes, Adriana; Ribeiro, Tiago (orgs.). Pesquisa, alteridade e experiência: metodologias minúsculas. Rio de Janeiro: Ayvu, 2019. p. 93-112.

Silva, Raissa Prudêncio da; Siqueira, Silvaneide Figueredo de. Sentidos do trabalho pedagógico na educação infantil em tempos de pandemia: diálogos entre duas professoras em formação. Revista Práticas em Educação Infantil, v. 5; n. 6, 108, 2020. Disponível em: https://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/praticasei/article/view/2939. Acesso em: 16 maio 2022.

Silveira, Marília; Conti, Josselem. Ciência no feminino: do que é feita a nossa escrita? Pesquisas e Práticas Psicossociais, São João del Rei, v. 11, n. 1, p. 53-68, 2016. Disponível em: http://www.seer.ufsj.edu.br/index.php/revista_ppp/article/view/1529. Acesso em: 20 ago. 2021.

Skliar, Carlos. A escuta das diferenças. Porto Alegre: Mediação, 2019.

Skliar, Carlos. Elogio à conversa (em forma de convite à leitura). In: Ribeiro, Tiago; Souza, Rafael de; Sampaio, Carmen Sanches (orgs.). Conversa como metodologia de pesquisa: por que não? Rio de Janeiro: Ayvu, 2018. p. 11-14.

Skliar, Carlos. O ensinar enquanto travessia: linguagens, leituras, escritas e alteridades para uma poética da educação. Salvador: EDUFBA, 2014.

Tolentino, Luana. Uma carta para Titi Gagliasso. Publicada em 09 de abril de 2020. Disponível em: https://www.cartacapital.com.br/opiniao/uma-carta-para-titi-gagliasso/. Acesso em: 6 out. 2022.

Tolentino, Luana. Outra educação é possível: feminismo, antirracismo e inclusão em sala de aula. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2018.

Wapichana, Cristino. O cão e o curumim. Ilustrações Taisa Borges. São Paulo: Melhoramentos, 2018.

Zanella, Andréa Vieira; Cabral, Marcelo Grimm; Maheirie, Kátia; Da Ros, Sílvia Zanatta; Urnau, Lílian Caroline; Titon, Andréa Piana; Werner, Francyne Wolf; Sander, Lucilene. Relações estéticas, atividade criadora e constituição do sujeito: algumas reflexões sobre a formação de professores(as). Cadernos psicopedagógicos, São Paulo, v. 6, n. 10, 2006. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/cap/v6n10/v6n10a02.pdf. Acesso em: 03 abr. 2023.

Downloads

Publicado

2024-05-02

Edição

Seção

Artigos