Aprendizagens Narrativas na Tessitura de Outros Currículos Possíveis com Professoras/es Iniciantes
Movimentos de uma Pesquisaformação
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e59682Palavras-chave:
currículo, narrativas (auto)biográficas, pesquisaformação, professoras/es iniciantes.Resumo
O estudo em pauta buscou indagar: como professoras/es iniciantes aprendem e tecem outros currículos possíveis no processo de constituição da docência nos movimentos de uma pesquisaformação? Tem como objetivo: compreender os processos de aprendizagem da docência e tessituras curriculares em narrativas de pesquisaformação com professoras/es iniciantes. A base teoricaepistemológica contou com: Josso (2010), Goodson (2019), Ricoeur (2010), Certeau (2012), entre outros. Trata-se de uma pesquisaformação realizada com quatro professoras/es iniciantes de Caxias-MA e usou os dispositivos metodológicos: diário de pesquisa, escrita narrativa, conversas e imersão no cotidiano escolar. Os resultados mostram a potência criativa e criadora da pesquisa com as/os professoras/es iniciantes tecendo outros currículos, conhecimentos e aprendizagens, engendrando, assim, novos estados de ser, pensar e narrar do sujeito.
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