O letramento multimodal na aprendizagem do gênero crônica
uma possibilidade de mediação pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e61105Palavras-chave:
letramento multimodal, aplicativo Book Creator, prática pedagógicaResumo
Neste artigo abordamos a produção multimodal de crônicas por alunos/as do nono ano do Ensino Fundamental durante o período de ensino remoto causado pela pandemia de Covid-19 sob a perspectiva dos multiletramentos e do letramento crítico. No estudo, refletimos sobre a mediação pedagógica docente facilitada por tecnologias digitais, analisamos como o aplicativo Book Creator favorece editar e compartilhar textos multimodais. Na sequência, discutimos os textos produzidos no aplicativo sob premissas da abordagem qualitativa interpretativista. Depreendemos que mudanças nas práticas sociais demandam novas práxis pedagógicas, implicando transformações no currículo para que contemple políticas linguísticas de enfrentamento das desigualdades e injustiças visando o desenvolvimento da cidadania crítica e promovendo uma educação linguística socialmente relevante.
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