O letramento multimodal na aprendizagem do gênero crônica

uma possibilidade de mediação pedagógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e61105

Palavras-chave:

letramento multimodal, aplicativo Book Creator, prática pedagógica

Resumo

Neste artigo abordamos a produção multimodal de crônicas por alunos/as do nono ano do Ensino Fundamental durante o período de ensino remoto causado pela pandemia de Covid-19 sob a perspectiva dos multiletramentos e do letramento crítico. No estudo, refletimos sobre a mediação pedagógica docente facilitada por tecnologias digitais, analisamos como o aplicativo Book Creator favorece editar e compartilhar textos multimodais. Na sequência, discutimos os textos produzidos no aplicativo sob premissas da abordagem qualitativa interpretativista. Depreendemos que mudanças nas práticas sociais demandam novas práxis pedagógicas, implicando transformações no currículo para que contemple políticas linguísticas de enfrentamento das desigualdades e injustiças visando o desenvolvimento da cidadania crítica e promovendo uma educação linguística socialmente relevante.

Biografia do Autor

Luane da Silva Gomes Almeida, Universidade Estadual de Goiás - UEG

Mestranda pelo Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias da Universidade Estadual de Goiás (PPG-IELT/ UEG). Graduação em Letras Português (UESPI). Professora de Língua Portuguesa na SEE/DF . Lattes: http://lattes.cnpq.br/2724876037620064

Barbra Sabota, Universidade Estadual de Goiás - UEG

Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Goiás - UFG. Docente no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias – PPGIELT, da Universidade Estadual de Goiás - UEG. 

Olira Saraiva Rodrigues, Universidade Estadual de Goiás - UEG

Professora do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT/UEG). Pós-doutorado pelo Departamento de Ciências da Comunicação e da Informação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto em Portugal (FLUP). Pós-doutorado em Estudos Culturais pela Faculdade de Letras (UFRJ). Doutorado em Arte e Cultura Visual (UFG). Mestrado em Educação (PUC-Goiás). Graduação em Letras (UEG). Lattes: http://lattes.cnpq.br/8866061054957829.

 

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Publicado

2023-09-30

Edição

Seção

Dossiê Temático: “Currículo e tecnologias: redes, territórios e diversidades”