Ações de redes políticas na pandemia

defendendo a aprendizagem e apagando contextos

Autores

  • Hellen Gregol Araújo Universidade do Estado do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0002-1923-9164
  • Alice Casimiro Lopes Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e61412

Palavras-chave:

redes políticas, contextualização, aprendizagem, políticas de currículo, pandemia

Resumo

Este artigo apresenta uma investigação sobre ações educativas de redes políticas de instituições privadas e filantrópicas, as quais disseminaram propostas curriculares, na pandemia da Covid-19, de forma articulada à defesa da Base Nacional Comum Curricular. Tal investigação incluiu lives, eventos por videoconferência, cursos e publicações online realizados no período de 2020 a 2022. Argumenta-se que o principal investimento discursivo dessas redes políticas foi na aprendizagem dos alunos, em antagonismo ao possível cenário de horror gerado pela perda de conhecimento/aprendizado pelo fechamento das escolas. As estratégias discursivas envolveram o apagamento dos contextos escolares, via universalização e afirmação de evidências dos efeitos da pandemia sobre a aprendizagem, reafirmando a ação dessas instituições na garantia de um futuro beatífico para a educação. Questiona-se o quanto a promessa desse futuro beatífico é desvinculada da política: é por “não serem políticas” que tais redes são apresentadas como podendo contribuir com a educação.

Biografia do Autor

Hellen Gregol Araújo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Possui doutorado em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Possui graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura pela FURG e graduação em Pedagogia pela UERJ. Atua principalmente nos seguintes temas: currículo, diferença, políticas públicas educacionais, redes políticas. Atualmente, realiza pós-doutorado, com bolsa Nota 10 da Faperj, no grupo de pesquisa Políticas de currículo e cultura, coordenado por Alice Casimiro Lopes.

Alice Casimiro Lopes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Concluiu o doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 1996. Atualmente é Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), e Procientista nesta mesma instituição. É Cientista do Nosso Estado Faperj desde 2009 e bolsista de produtividade do CNPq desde de 1998, hoje com nível 1 C. Atuou como Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação (Proped) de janeiro de 2008 até julho de 2012. Publicou 4 livros completos, vários artigos em periódicos especializados, dentre eles Cadernos de Pesquisa, Educação e Sociedade, Educação e Realidade, Journal of Curriculum and Pedagogy, Journal of the American Association for the Advancement of Curriculum Studies e Revista Brasileira de Educação, além de ter várias publicações em capítulos de livros. Orientou 18 alunos de mestrado (sendo uma como co-orientadora), 12 alunos de doutorado (sendo 3 como co-orientadora) e 2 pesquisadores em nível de pós-doutorado. Atualmente orienta 1 pós-doutoranda júnior (apoio CNPq), 7 doutorandos, 2 mestrandas, 1 bolsista TCT/Faperj, 1 bolsista AT/CNPq e 2 bolsistas de IC no âmbito do projeto de pesquisa Discurso e representação nas políticas de currículo. Atuou como coordenadora do Fórum Nacional de Programas de Pós-graduação em Educação em 2011-2012. É editora do periódico Transnational Curriculum Inquiry, revista da International Association for the Advancement of Curriculum Studies (IAACS), e membro do conselho editorial de: Journal of Education Policy, Revista Brasileira de Educação, Educação e Realidade, Educação e Sociedade, dentre outras. Foi membro da Comissão de Avaliação de Programas na Capes no triênio 2002-2004. Foi membro suplente do CA Educação do CNPq de dezembro de 2012 a junho de 2013 e é membro titular nessa comissão desde julho de 2013. Suas pesquisas são financiadas pelo CNPq, pela Capes e pela Faperj. 

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Publicado

2023-09-30

Edição

Seção

Dossiê Temático: “Currículo e tecnologias: redes, territórios e diversidades”