Acciones de redes políticas en la pandemia

defendiendo el aprendizaje y borrando contextos

Autores/as

  • Hellen Gregol Araujo Universidade do Estado do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0002-1923-9164
  • Alice Casimiro Lopes Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e61412

Palabras clave:

redes políticas; contextualización; aprendizaje; políticas de currículo; pandemia.

Resumen

Este artículo presenta una investigación sobre acciones educativas de redes políticas de instituciones privadas y filantrópicas, que difundieron propuestas curriculares, en la pandemia de la Covid-19 de forma articulada en defensa de la Base Nacional Común Curricular. Tal investigación incluyó lives, eventos por videoconferencia, cursos y publicaciones en línea realizados en el período de 2020 a 2022. Se argumenta que la principal inversión discursiva de estas redes políticas fue en el aprendizaje de los alumnos, en antagonismo al posible escenario de horror generado por la pérdida de conocimiento/aprendizaje por el cierre de escuelas. Las estrategias discursivas involucraron el borrado de los contextos escolares vía universalización y afirmación de evidencias de los efectos de la pandemia sobre el aprendizaje, reafirmando la acción de esas instituciones en la garantía de un futuro beatífico para la educación. Se cuestiona cuánto la promesa de ese futuro beatífico está desvinculada de la política: es por “no ser políticas” que tales redes son presentadas como pudiendo contribuir con la educación.

Biografía del autor/a

Hellen Gregol Araujo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Possui doutorado em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Possui graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura pela FURG e graduação em Pedagogia pela UERJ. Atua principalmente nos seguintes temas: currículo, diferença, políticas públicas educacionais, redes políticas. Atualmente, realiza pós-doutorado, com bolsa Nota 10 da Faperj, no grupo de pesquisa Políticas de currículo e cultura, coordenado por Alice Casimiro Lopes.

Alice Casimiro Lopes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Concluiu o doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 1996. Atualmente é Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), e Procientista nesta mesma instituição. É Cientista do Nosso Estado Faperj desde 2009 e bolsista de produtividade do CNPq desde de 1998, hoje com nível 1 C. Atuou como Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação (Proped) de janeiro de 2008 até julho de 2012. Publicou 4 livros completos, vários artigos em periódicos especializados, dentre eles Cadernos de Pesquisa, Educação e Sociedade, Educação e Realidade, Journal of Curriculum and Pedagogy, Journal of the American Association for the Advancement of Curriculum Studies e Revista Brasileira de Educação, além de ter várias publicações em capítulos de livros. Orientou 18 alunos de mestrado (sendo uma como co-orientadora), 12 alunos de doutorado (sendo 3 como co-orientadora) e 2 pesquisadores em nível de pós-doutorado. Atualmente orienta 1 pós-doutoranda júnior (apoio CNPq), 7 doutorandos, 2 mestrandas, 1 bolsista TCT/Faperj, 1 bolsista AT/CNPq e 2 bolsistas de IC no âmbito do projeto de pesquisa Discurso e representação nas políticas de currículo. Atuou como coordenadora do Fórum Nacional de Programas de Pós-graduação em Educação em 2011-2012. É editora do periódico Transnational Curriculum Inquiry, revista da International Association for the Advancement of Curriculum Studies (IAACS), e membro do conselho editorial de: Journal of Education Policy, Revista Brasileira de Educação, Educação e Realidade, Educação e Sociedade, dentre outras. Foi membro da Comissão de Avaliação de Programas na Capes no triênio 2002-2004. Foi membro suplente do CA Educação do CNPq de dezembro de 2012 a junho de 2013 e é membro titular nessa comissão desde julho de 2013. Suas pesquisas são financiadas pelo CNPq, pela Capes e pela Faperj. 

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Publicado

2023-09-30

Número

Sección

Dossiê Temático: “Currículo e tecnologias: redes, territórios e diversidades”