Narrativas, conversas e as múltiplas grafias de vida

reverberações curriculares

Autores

  • Alexandra Garcia Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Maria Alfredo Moreira Universidade do Minho
  • Antonio Carlos Rodrigues de Amorim Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e61431

Palavras-chave:

currículos; cotidianos; narrativas; ecologia dos saberes; justiça social.

Resumo

As pesquisas com narrativas e conversas, sobretudo de natureza (auto)biográfica, vêm trazendo contribuições para conhecermos melhor o modo como o/as professores/as pensam sua atuação docente e como se produzem currículos nos cotidianos das escolas que se identificam com alternativas emancipatórias e lutas contra as desigualdades. A sua natureza ideográfica e historicamente situada revela a indissociabilidade entre o campo do político, do epistemológico e do ético-estético, convidando-nos a repensar ideias hegemônicas sobre o que é conhecimento, como ele é produzido e legitimado, bem como o seu impacto na transformação social. Este artigo discute o lugar da produção narrativa na escrita de grafias de vida das escolas e da formação docente, enquadrando e discutindo os catorze textos que compõem o dossiê temático do número. Espera-se, assim, alargar o debate em torno das pesquisas com narrativas, discutindo experiências e práticas que abrem possibilidades outras na compreensão crítica e sensível do que pode (vir a) ser pensar e praticar currículos e formação na contemporaneidade.

Biografia do Autor

Alexandra Garcia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Docente da Uerj. 

Maria Alfredo Moreira, Universidade do Minho

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade do Minho, Portugal. Docente do Centro de Investigação em Educação (CIEd), Universidade do Minho. 

Antonio Carlos Rodrigues de Amorim, Universidade Estadual de Campinas

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Docente da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). 

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Publicado

2023-04-13

Edição

Seção

Dossiê ABdC: Narrativas, conversas e as múltiplas grafias de vida...