Currículo, Tecnologia e Inovação

um diálogo para além dos muros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e61608

Palavras-chave:

currículo, inovação pedagógica, ensino superior , redes

Resumo

O problema proposto é refletir sobre a necessidade de novos currículos para formação de administradores. O argumento central é a necessidade de inovação pedagógica pautada pelas demandas da atualidade com ambientes organizacionais imbricados em tecnologias que buscam por competências que não se viabilizam com práticas transmissivas nos processos de ensino e aprendizagem. Constituem o referencial teórico conceitos de inovação pedagógica, currículo, tecnologias e redes. A metodologia se deu por meio de pesquisas bibliográficas, análise documental de projetos pedagógicos de cursos universitários selecionados e entrevistas junto às coordenações. Como resultado, os dados revelaram indicadores possibilitando o mapeamento da inovação pedagógica com currículos a serem constituídos em rede cujos elos sejam as universidades, o ambiente organizacional e a comunidade, conectando teoria e prática para uma formação cidadã.

 

Biografia do Autor

Ana Valéria Barbosa da Silva, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP

Doutora em Educação e Mestre em Administração pela PUC/SP com pesquisas sobre Inovação pedagógica no ensino superior e Execução Estratégica Organizacional. Pós-graduada em Administração Contábil e Financeira pela FAAP. Graduada em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Lusíada. Larga experiência na área de Administração atuando no mercado financeiro e na gestão de projetos desde 1989, exercendo cargos de gestão e consultoria. Atuou na Caixa Econômica Federal, na FGV Projetos e hoje integra como consultora a LPPR Consulenza. Atuações como professora no ensino superior e técnico de administração de Planejamento Financeiro, Gestão Estratégica e processo decisório na PUC/SP e no Instituto Germinare pertencente ao grupo J&F. Coordenadora no mesmo instituto da área de P&D - Inovação. Experiência em mediação em AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) e Ensino Remoto. Amplo interesse em inovação nos ambientes de aprendizagem

Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Professora associada da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Livre docente em Educação e Tecnologia (PUC-SP, 2019), Doutora em Educação: Currículo (PUC-SP, 2000),mestre em Educação: Supervisão e Currículo (PUC-SP, 1996), bacharel e licenciada em Matemática (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, 1973). Membro do Comitê Assessor da área de Educação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq, 2014 a julho, 2017), pesquisador produtividade PQ 1C do CNPq, parecerista ad hoc do CNPq, CAPES, FAPESP, líder do grupo de pesquisa Formação de educadores com suporte em meio digital, certificado em 2003. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo, da PUC-SP (2009-2013), atual vice coordenadora desse Programa (2020-...). É vice editora chefe e membro do comitê editorial da Revista e-Curriculum (Qualis A2). Participa de redes de pesquisa nacionais e internacionais.Tem experiência em Educação e Tecnologias, com pesquisas e publicações sobre currículo e tecnologias, educação a distância, tecnologias e formação de professores, web currículo, cultura digital e educação, narrativa digital, educação híbrida

Paulo Romaro, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Doutor em Administração pela PUC/SP (2016), Mestre em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas - SP (2000) e graduado em Administração Pública pela Fundação Getulio Vargas - SP (1983). Professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo desde 1995 na área de Finanças. Cargos de gestão ocupados na PUC/SP: Coordenador do curso de Graduação e de cursos de pós-graduação lato sensu (atual), Chefe do departamento de Administração da PUC/SP, Assessor da Reitoria, Diretor do Campus Barueri da PUC/SP, editor da revista científica Cadernos de Administração (atual) e Professor Orientador da PUC-Jr (atual). Experiência profissional como Gestor e Consultor na área de Administração Contábil-Financeira e Planejamento Estratégico.

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2023-11-30

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Artigos