Currículo, Tecnología y Innovación

un diálogo más allá de los muros

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e61608

Palabras clave:

currículo, innovación pedagógica, enseñanza superior, redes

Resumen

El problema propuesto es reflexionar sobre la necesidad de nuevos currículos para la formación de administradores. El argumento central es la necesidad de innovación pedagógica guiada por las demandas actuales con ambientes organizacionales entrelazados con tecnologías que buscan habilidades que no son factibles con prácticas transmisivas en los procesos de enseñanza y aprendizaje. El marco teórico comprende conceptos de innovación pedagógica, currículo, tecnologías y redes. La metodología se basó en investigación bibliográfica, análisis documental de proyectos pedagógicos de carreras universitarias seleccionadas y entrevistas a coordinadores. Como resultado, los datos revelaron indicadores que permiten mapear la innovación pedagógica con los currículos para constituirse en una red cuyos vínculos son las universidades, el ambiente organizacional y la comunidad, conectando teoría y práctica para la educación ciudadana.

Biografía del autor/a

Ana Valéria Barbosa da Silva, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP

Doutora em Educação e Mestre em Administração pela PUC/SP com pesquisas sobre Inovação pedagógica no ensino superior e Execução Estratégica Organizacional. Pós-graduada em Administração Contábil e Financeira pela FAAP. Graduada em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Lusíada. Larga experiência na área de Administração atuando no mercado financeiro e na gestão de projetos desde 1989, exercendo cargos de gestão e consultoria. Atuou na Caixa Econômica Federal, na FGV Projetos e hoje integra como consultora a LPPR Consulenza. Atuações como professora no ensino superior e técnico de administração de Planejamento Financeiro, Gestão Estratégica e processo decisório na PUC/SP e no Instituto Germinare pertencente ao grupo J&F. Coordenadora no mesmo instituto da área de P&D - Inovação. Experiência em mediação em AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) e Ensino Remoto. Amplo interesse em inovação nos ambientes de aprendizagem

Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Professora associada da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Livre docente em Educação e Tecnologia (PUC-SP, 2019), Doutora em Educação: Currículo (PUC-SP, 2000),mestre em Educação: Supervisão e Currículo (PUC-SP, 1996), bacharel e licenciada em Matemática (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, 1973). Membro do Comitê Assessor da área de Educação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq, 2014 a julho, 2017), pesquisador produtividade PQ 1C do CNPq, parecerista ad hoc do CNPq, CAPES, FAPESP, líder do grupo de pesquisa Formação de educadores com suporte em meio digital, certificado em 2003. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo, da PUC-SP (2009-2013), atual vice coordenadora desse Programa (2020-...). É vice editora chefe e membro do comitê editorial da Revista e-Curriculum (Qualis A2). Participa de redes de pesquisa nacionais e internacionais.Tem experiência em Educação e Tecnologias, com pesquisas e publicações sobre currículo e tecnologias, educação a distância, tecnologias e formação de professores, web currículo, cultura digital e educação, narrativa digital, educação híbrida

Paulo Romaro, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Doutor em Administração pela PUC/SP (2016), Mestre em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas - SP (2000) e graduado em Administração Pública pela Fundação Getulio Vargas - SP (1983). Professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo desde 1995 na área de Finanças. Cargos de gestão ocupados na PUC/SP: Coordenador do curso de Graduação e de cursos de pós-graduação lato sensu (atual), Chefe do departamento de Administração da PUC/SP, Assessor da Reitoria, Diretor do Campus Barueri da PUC/SP, editor da revista científica Cadernos de Administração (atual) e Professor Orientador da PUC-Jr (atual). Experiência profissional como Gestor e Consultor na área de Administração Contábil-Financeira e Planejamento Estratégico.

Citas

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Publicado

2023-11-30

Número

Sección

Artigos