A Reforma do Ensino Médio e a Plataformização da Educação

expansão da privatização e padronização dos processos pedagógicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e61619

Palavras-chave:

plataformização da educação; reforma do ensino médio; Lei 13.415/2017; expansão da privatização; padronização dos processos pedagógicos.

Resumo

O objetivo do artigo consiste em realizar uma análise crítica do processo de plataformização da educação intensificado com a implementação da Reforma do Ensino Médio, e dos possíveis efeitos impostos à organização do trabalho pedagógico, ao currículo e ao trabalho docente. A pesquisa, de cunho bibliográfico e documental, teve como horizonte a análise dos pressupostos políticos e pedagógicos subjacentes aos processos de plataformização. A proposta se deteve na análise empírica de recursos e plataformas digitais adotadas pelo estado do Paraná a partir do ano de 2022, configurando-se como uma janela de oportunidades para a expansão de novos nichos de mercado bem como de padronização dos currículos e dos processos pedagógicos. Como resultados, evidenciou-se que a Reforma do Ensino Médio e a adoção de novas plataformas digitais pode recair em novos processos de regulação, vigilância e controle que convergem e favorecem, sobretudo, para a desqualificação do trabalho docente e para a expansão da privatização, com consequentes prejuízos formativos que sinalizam para uma formação danificada e para o agravamento das desigualdades educacionais.

Biografia do Autor

Renata Peres Barbosa, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Professora Adjunta do Setor de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná -UFPR. Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/ Marília e graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina – UEL. É vice coordenadora do grupo de pesquisa Observatório do Ensino Médio - UFPR. Pós-doutoranda pela Universidade de Lisboa.

Natália Alves, Universidade de Lisboa

Professora Associada do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Doutoramento em Ciências da Educação (Sociologia da Educação); Mestre em Sociologia do Trabalho; Bacharel em Sociologia.

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Publicado

2023-09-30

Edição

Seção

Dossiê Temático: “Currículo e tecnologias: redes, territórios e diversidades”