Tecnologias e Políticas Curriculares da Educação Básica

uma Análise Arqueológica do Discurso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e61626

Palavras-chave:

currículos, políticas, tecnologias

Resumo

Este artigo objetiva descrever de que modo se constrói um discurso sobre as tecnologias, nas políticas curriculares da educação básica, mapeando as diferentes concepções de tecnologia que se encontram presentes. Como pressuposto teórico, é abordada a perspectiva contemporânea da filosofia da tecnologia, a partir da categorização apresentada pelo filósofo Andrew Feenberg. Na pesquisa, foi utilizada a Análise do Discurso (AD) como método de pesquisa e os procedimentos foram orientados pela base epistemológica da teoria foucaultiana do discurso. Com relação aos resultados, não foi identificada uma sequência linear de concepções, ao longo das décadas, nas políticas curriculares. Conclui-se, na realidade, que há um discurso híbrido no que diz respeito às concepções, ou seja, uma hibridização de tendências teóricas distintas.

 

Biografia do Autor

Hugo Souza Garcia Ramos, Universidade Federal do Espírito Santos - UFES

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo.

Geide Rosa Coelho, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor em Educação.

Professor da Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil.

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Publicado

2023-09-30

Edição

Seção

Dossiê Temático: “Currículo e tecnologias: redes, territórios e diversidades”