<strong>CURRÍCULO DO PROEJA: DIÁLOGOS ENTRE PRÁTICAS E SABERES EM UMA PROPOSTA DE INTEGRAÇÃO CURRICULAR</strong>

Autores

  • Laura Cristina Vieira Pizzi Universidade Federal de Alagoas
  • Ana Cristina Santos Limeira Universidade Federal de Alagoas

Palavras-chave:

currículo integrado, saberes tecnológicos, saberes tradicionais, PROEJA

Resumo

As análises apresentadas neste artigo são resultado da pesquisa que investigou a implantação do currículo integrado no Curso Técnico de Artesanato em uma instituição de Ensino Tecnológico de Maceió/AL, no âmbito do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade da Educação de Jovens e Adultos – PROEJA, através de um Estudo de Caso. Neste trabalho buscamos compreender como ocorre a integração de saberes através de uma perspectiva paradigmática que considere esse processo no currículo. A integração de saberes analisada buscou observar as inter-relações entre os saberes profissionais e tecnológicos, próprios dos currículos de cursos técnicos e os saberes profissionais tradicionais, ou do senso-comum, trazidos pelos alunos do curso do PROEJA. Numa sociedade de mercado, os saberes profissionais tradicionais precisam ser “modernizados” para agregar mais valor ao produto e esse processo ocorre através do currículo integrado. Apesar de ser aparentemente desejado, tanto por professores/as e alunos/as, esse processo não se dá sem tensões, conciliações, desencontros e implicações.

Biografia do Autor

Laura Cristina Vieira Pizzi, Universidade Federal de Alagoas

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas Líder do Grupo de Pesquisa "Currículo, atividade docente e subjetividades".

Ana Cristina Santos Limeira, Universidade Federal de Alagoas

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFAL, membro do Grupo de Pesquisa"Currículo, atividade docente e subjetividades"

Downloads

Publicado

2013-04-30

Edição

Seção

Artigos