O currículo como território de sensibilidades para a legitimidade existencial do outro
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2025v23e63926Palavras-chave:
afeto, elementos do currículo, transdisciplinariedade, sensibilidadeResumo
Com o objetivo de dialogar e refletir sobre processos educativos que viabilizam o emergir de um embrião humanizador, este estudo é provocado pelo questionamento: Quais pressupostos podem contribuir para os currículos escolares, encontrando no pensar criativo e transgressor uma essência formativa, capaz de gestar o convívio humano? De cunho teórico e bibliográfico, apresenta como trajetória reflexiva discursos que se perpetuam desde a história moderna até a relevância de sua problematização e sensibilização para a desinstitucionalização de uma lógica relacional hierarquizada, sob o olhar de autores como Deleuze e Guattari (2011), Hermann (2014), Maturana e Varela (1997) e Paraíso (2009). Abrem-se, assim, possibilidades para o pensar rizomático, levando-se em consideração que o alargamento dos currículos escolares se alimenta de diferentes interlocuções sobre o que significa fazer-se ser vivo, fazer-se gente, fazer-se ser humano.
Downloads
Metrics
Referências
ALVES, Nilda. A compreensão das políticas nas pesquisas com os cotidianos: para além dos processos de regulação. Educação & Sociedade, Campinas, v. 31, n. 113, p. 1195-1212, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/mJZwtkYBWLNGDgyRZGVbSwF/abstract/?lang=pt. Acesso em: 19 maio 2025.
ASSMANN, Hugo. Reencantar a educação: rumo à sociedade aprendente. Petrópolis: Vozes, 1998.
BARROS, Manoel de. O livro das ignorãças. Rio de Janeiro: Alfaguara, 2016.
BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Estabelece a base comum curricular da educação nacional. Brasília: Presidência da República, [2018]. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase. Acesso em: 20 maio 2023.
CORAZZA, Sandra Mara. Os Sentidos do Currículo. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 11, n. 22, 2010. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/24120. Acesso em: 01 jun. 2023.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. 2. ed. Rio de Janeiro: 34, 2011.
GADAMER, Hans-Georg. Verdade e método: traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. Petrópolis Vozes, 2002.
GALLO, Silvio. Deleuze e a Educação. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
GIMENO SACRISTÁN, José. Saberes e incertezas sobre currículo. Porto Alegre: Penso, 2013.
HERMANN, Nadja. Ética e Estética: a relação quase esquecida. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2005.
HERMANN, Nadja. Ética e Educação: Outra sensibilidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.
KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019
LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 19, p. 20-28, 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/Ycc5QDzZKcYVspCNspZVDxC/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 19 maio 2025.
MATURANA, Humberto R.; VARELA, Francisco García. De máquinas a seres vivos: autopoiese- a organização do vivo. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
MOREIRA, Antonio F.; SILVA, Tomaz Tadeu da. Currículo, cultura e sociedade. São Paulo: Cortez, 1994.
MORIN, Edgar; SLOTERDIJK, Peter. Tornar a Terra habitável. Natal: EDUFRN, 2021.
PARAÍSO, Marlucy Alves. Currículo, desejo e experiência. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 32, n. 2, p. 277-293, maio/ago. 2009. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0100-31432009000200017&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 19 maio 2025.
RESTREPO, Luis Carlos. O direito a ternura. Petrópolis: Vozes, 2001.
SILVA, Roberto Rafael Dias da. Currículo, poder e história em tempos de tormenta. Revista Fato & Versões, Santa Maria, v. 2, n. 4, jul./dez. 2010.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Identidades terminais: as transformações na política da pedagogia e na pedagogia da política. Petrópolis: Vozes, 1996.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
STRIEDER, Roque; BENVENUTTI, Dilva; BAVARESCO, Paulo. Avaliação como oportunidade de aprendizagem: um olhar transdisciplinar. Campinas: Mercado de Letras, 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista e-Curriculum

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.