O currículo como território de sensibilidades para a legitimidade existencial do outro

Autores

  • Deise Cristiane de Luca Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) https://orcid.org/0000-0001-5792-9767
  • Dilva Bertoldi Benvenutti Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc)
  • Roque Strieder Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc)

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2025v23e63926

Palavras-chave:

afeto, elementos do currículo, transdisciplinariedade, sensibilidade

Resumo

Com o objetivo de dialogar e refletir sobre processos educativos que viabilizam o emergir de um embrião humanizador, este estudo é provocado pelo questionamento: Quais pressupostos podem contribuir para os currículos escolares, encontrando no pensar criativo e transgressor uma essência formativa, capaz de gestar o convívio humano? De cunho teórico e bibliográfico, apresenta como trajetória reflexiva discursos que se perpetuam desde a história moderna até a relevância de sua problematização e sensibilização para a desinstitucionalização de uma lógica relacional hierarquizada, sob o olhar de autores como Deleuze e Guattari (2011), Hermann (2014), Maturana e Varela (1997) e Paraíso (2009). Abrem-se, assim, possibilidades para o pensar rizomático, levando-se em consideração que o alargamento dos currículos escolares se alimenta de diferentes interlocuções sobre o que significa fazer-se ser vivo, fazer-se gente, fazer-se ser humano.

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Biografia do Autor

Deise Cristiane de Luca, Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc)

Doutora em Educação. Professora da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) São Miguel do Oeste - SC. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia e Educação (GEPeFE) e Grupo de Estudos de Formação Docente e Práticas de Ensino (GEFOPE). Busca atuar em pesquisas relacionadas a formação de professores, experiência estética, gestão cultural, fotografia, pesquisa de materiais, cinema, corpo, arte contemporânea e ensino de arte. 

Dilva Bertoldi Benvenutti, Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc)

É graduada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Palmas (1991). Mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo (2006). Estágio Científico Avançado de Doutoramento pela Universidade do Minho - Braga - Portugal (2015/fomento CAPES). Doutora em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do estado do Rio Grande do Sul (2016/UNIJUI). Atualmente é professora titular da Universidade do Oeste de Santa Catarina São Miguel do Oeste. É docente de Graduação, Especialização e Mestrado em Educação, com experiência na área da Educação Básica, com foco de estudo em Avaliação das Aprendizagens, planejamento, coordenação Pedagógica e Gestão escolar. É uma das autoras do livro Avaliação como oportunidade de aprendizagem, um olhar transdisciplinar (2014). É também autora do Livro Avaliação nos Processos de Aprendizagem (2017), editora Prismas, Curitiba, PR. É autora de capítulos de livros e artigos na área da Educação. É membro do grupo de pesquisa Formação Docente e Práticas de Ensino, linha de pesquisa: Processos Educativos (UNOESC/Joaçaba). Membro do Grupo de Pesquisa - Formação Docente e Práticas de Ensino, atuando como Vice-líder. Atua no Município de Maravilha como: assessora técnica pedagógica da Educação Básica, presidente do Fórum Municipal de Educação, membro do Conselho Municipal de Educação, coordenadora do grupo de estudos e pesquisa pensando com café. 

Roque Strieder, Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc)

Possui graduação em Ciências 1º Grau pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ijuí (1978). Graduação em Ciências Licenciatura Plena Com Habilitação Em Mat pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ijuí (1983). Especialização em Matemática pela Unijuí/RS (1986). Especialização em Adminsitração escolar pela UFSC/SC (1991). Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996). Doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (1999). Atuou como pró-reitor de pesquisa, pós-graduação e extensão da Universidade do Oeste de Santa Catarina no período de maio de 2000 até maio de 2008. Foi editor da revista Visão Global da Unoesc no período de 2007 a 2010. Professor do programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Unoesc. Professor em cursos de graduação e especialização. Atua como pesquisador em projetos de pesquisa da Unoesc, do PIBIC/CNPq e da Fapesc, bem como em projetos com fomento local. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Pensamento complexo. Formação humana. Aprendizagens como experiências em vida. Biociências e biopoder.

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Publicado

2025-05-30

Edição

Seção

Artigos