El currículo como territorio de sensibilidades para la legitimidad existencial del otro

Autores/as

  • Deise Cristiane de Luca Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) https://orcid.org/0000-0001-5792-9767
  • Dilva Bertoldi Benvenutti Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc)
  • Roque Strieder Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc)

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2025v23e63926

Palabras clave:

afecto, elementos del currículo, transdisciplinariedad, sensibilidad

Resumen

Con el objetivo de dialogar y reflexionar sobre procesos educativos que posibiliten el surgimiento de un embrión humanizador, este estudio se ve impulsado por la siguiente pregunta: ¿Qué presupuestos pueden contribuir a los currículos escolares, encontrando en el pensamiento creativo y transgresor una esencia formativa capaz de gestar la convivencia humana? De carácter teórico y bibliográfico, presenta como trayectoria reflexiva los discursos que se han perpetuado desde la historia moderna, destacando la relevancia de su problematización y sensibilización hacia la desinstitucionalización de una lógica relacional jerarquizada, bajo la mirada de autores como Deleuze y Guattari (2011), Hermann (2014), Maturana y Varela (1997) y Paraíso (2009). Se abren así posibilidades para un pensamiento rizomático, teniendo en cuenta que la ampliación de los currículos escolares se alimenta de diferentes interlocuciones sobre lo que significa convertirse en un ser vivo, convertirse en una persona, para convertirse en un ser humano.

Biografía del autor/a

Deise Cristiane de Luca, Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc)

Doutora em Educação. Professora da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) São Miguel do Oeste - SC. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia e Educação (GEPeFE) e Grupo de Estudos de Formação Docente e Práticas de Ensino (GEFOPE). Busca atuar em pesquisas relacionadas a formação de professores, experiência estética, gestão cultural, fotografia, pesquisa de materiais, cinema, corpo, arte contemporânea e ensino de arte. 

Dilva Bertoldi Benvenutti, Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc)

É graduada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Palmas (1991). Mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo (2006). Estágio Científico Avançado de Doutoramento pela Universidade do Minho - Braga - Portugal (2015/fomento CAPES). Doutora em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do estado do Rio Grande do Sul (2016/UNIJUI). Atualmente é professora titular da Universidade do Oeste de Santa Catarina São Miguel do Oeste. É docente de Graduação, Especialização e Mestrado em Educação, com experiência na área da Educação Básica, com foco de estudo em Avaliação das Aprendizagens, planejamento, coordenação Pedagógica e Gestão escolar. É uma das autoras do livro Avaliação como oportunidade de aprendizagem, um olhar transdisciplinar (2014). É também autora do Livro Avaliação nos Processos de Aprendizagem (2017), editora Prismas, Curitiba, PR. É autora de capítulos de livros e artigos na área da Educação. É membro do grupo de pesquisa Formação Docente e Práticas de Ensino, linha de pesquisa: Processos Educativos (UNOESC/Joaçaba). Membro do Grupo de Pesquisa - Formação Docente e Práticas de Ensino, atuando como Vice-líder. Atua no Município de Maravilha como: assessora técnica pedagógica da Educação Básica, presidente do Fórum Municipal de Educação, membro do Conselho Municipal de Educação, coordenadora do grupo de estudos e pesquisa pensando com café. 

Roque Strieder, Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc)

Possui graduação em Ciências 1º Grau pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ijuí (1978). Graduação em Ciências Licenciatura Plena Com Habilitação Em Mat pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ijuí (1983). Especialização em Matemática pela Unijuí/RS (1986). Especialização em Adminsitração escolar pela UFSC/SC (1991). Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996). Doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (1999). Atuou como pró-reitor de pesquisa, pós-graduação e extensão da Universidade do Oeste de Santa Catarina no período de maio de 2000 até maio de 2008. Foi editor da revista Visão Global da Unoesc no período de 2007 a 2010. Professor do programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Unoesc. Professor em cursos de graduação e especialização. Atua como pesquisador em projetos de pesquisa da Unoesc, do PIBIC/CNPq e da Fapesc, bem como em projetos com fomento local. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Pensamento complexo. Formação humana. Aprendizagens como experiências em vida. Biociências e biopoder.

Citas

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Publicado

2025-05-30

Cómo citar

Luca, D. C. de, Benvenutti, D. B. ., & Strieder, R. . (2025). El currículo como territorio de sensibilidades para la legitimidad existencial del otro: . Revista E-Curriculum, 23, e63926. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2025v23e63926

Número

Sección

Artigos