Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Atual
Arquivos
Notícias
Política de Ética
Pós-Graduação em Educação: Currículo
Submissões Abertas
Template para autores
Buscar
Buscar
Cadastro
Acesso
Buscar
Buscar
Início
/
Arquivos
/
v. 23 (2025): (Fluxo contínuo)
v. 23 (2025): (Fluxo contínuo)
Edição Temática ABdC 2025 “Subjetividades e subjetivações ..."
Subjetividades e Subjetivações que (se) (des/re)fazem (n)o Currículo
fantasias, afetos, identificações
Hugo Heleno Camilo Costa, Gustavo Gilson Oliveira
e72319
pdf
Os currículos da educação infantil e o problema da experiência
Sammy William Lopes, Janete Magalhães Carvalho
e68770
pdf
Pedagogia babélica para fazer o currículo falar outras línguas
João Paulo de Lorena, Marlucy Alves Paraíso
e68623
pdf
Currículos-andarilhos
cartografias cotidianas da solidão
Tamili Mardegan da Silva, Carlos Eduardo Ferraço
e69536
pdf
Relacionalidade e afetividade na formação de professores
contribuições espinosistas para abalar o ideal moderno de subjetividade
Diogo Bogéa, Marcio Francisco Teixeira de Oliveira
e69572
pdf
O ciclo de políticas como perspectiva de análise para a juvenilização da EJA em Lajes/RN
Karina Maria da Silva Souza, Márcia Betânia de Oliveira
e69039
pdf
Subjetivação e Educação
uma análise do Projeto de Vida como estratégia de governamentalidade
Adriege Matias Rodrigues, Ana Cláudia da Silva Rodrigues
e69616
pdf
Vidas projetadas e currículos neoliberais
modos de subjetivação nos livros didáticos de Projeto de Vida
Ana Gabriela da Silva Vieira, Juliana Lazzaretti Segat, Marcio Rodrigo Vale Caetano
e69621
pdf
Crise e controle?
A operação da accountability nas produções curriculares e nos processos de subjetivação
Divane Oliveira de Moura Silva, Leandra Cristine Pianco da Silva, Viviane Rauane Bezerra Silva, Kátia Silva Cunha
e69511
pdf
Constituição de um discurso fantasmático em torno das escolas cívico-militares e a disputa por uma política curricular conservadora
Viviane Gualter Peixoto da Cunha, Raphael Gualter Peixoto
e69594
pdf
Mundo comum, mundo de ninguém
a aposta em um movimento desconstrutivo da Democracia
Matheus Saldanha do Amaral Reis, Gabriel Santos da Silva, Pedro Ferreira de Lima Crespo
e69009
pdf
“É o fim da picada, não é?”
currículos da educação para as sexualidades em cursos de licenciatura em Ciências Biológicas
Cristiano Figueiredo dos Santos, Vera de Mattos Machado , Constantina Xavier Filha
e69547
pdf
“Nem tudo são flores”
(des)construção e resistência de gênero no currículo do enredo de uma Quadrilha Junina
Marcilene da Silva Lima Souza, Danilo Araujo de Oliveira
e69339
pdf
(Re)invenções curriculares e gingas de gênero e sexualidade em meio aos fantasmas do neoconservadorismo
Isabella Nara Costa Alves, Anna Luiza Martins de Oliveira
e69615
pdf
Notas de hesitação
Thiago Ranniery
e69610
pdf
“Entrando com os pés na porta”
branquitude e processos de subjetivação no currículo/ensino de História
Hiago Gonçalves Dias do Nascimento, Marcus Bomfim
e69602
pdf
Literatura infantojuvenil e educação antirracista
é (im)possível um currículo contracolonial?
Ivanil Magalhães da Silva, Neuzi Herculina Alves de Souza , Kátia Sebastiana Carvalho dos Santos Farias
e69185
pdf
Identidades indígenas no livro didático
representações e subjetividades
Angela Maria dos Santos Rufino, Luiz Antonio Gomes Senna
e69618
pdf
Ebó Onto-Epistêmico
modos de aprontar escrevivências na Pesquisa em Educação
Iris Verena Oliveira
e69060
pdf
Sobre os desafios da educação teológica na América Latina
perspectivas pós/de-coloniais
Nicolas Panotto
e70892
pdf
Artigos
A BNC-Formação e o delineamento das atuais políticas de formação de professores no Brasil
entre crises e utopias
Priscilla de Andrade Silva Ximenes, Geovana Ferreira Melo
e65721
PDF
“Qual o destino das licenciaturas?”
o caráter privatista, mercantil e neoliberal na formação de professores no Brasil (2009-2018)
Rony Rei do Nascimento Silva, Ilka Miglio de Mesquita
e64293
PDF
Gestão democrática e a garantia do direito à educação na Região Sul do Brasil
repercussões da pandemia
Katia Cristina Custodio Ferreira Brito, Meire Lúcia Andrade da Silva, Ana Gabriela Ferreira Brito
e49866
PDF
A disciplina de História da Educação no curso de Pedagogia da UEL (2005-2018)
Tony Honorato, Gabryella Torres Oliveira, Celso Luiz Junior
e61180
PDF
Internacionalização na Educação Básica no Brasil
marcos conceituais
Marilia Costa Morosini, Luciani Stallivieri, Vera Lúcia Felicetti, Vanessa Gabrielle Woicolesco
e61242
PDF
PDF (English)
Estágio Supervisionado, currículo e formação crítico-reflexiva
Maria de Jesus Ferreira César de Albuquerque
e61455
PDF
Desigualdades sociorraciais em São Paulo
a inclusão de estudantes negros e moradores das periferias na universidade: expectativas e conflitos
Maura Pardini Bicudo Véras, Rogerio Tineu
e67248
PDF
Palavra cindida
realidade, ideologia e palavra em Paulo Freire
Pedro Buarque, Maria Inez Carvalho
e61691
PDF
A Base Nacional Comum Curricular e o Desenho Universal de Aprendizagem
Rebeka de Abreu Anbinder, Rosanna Claudia Bendinelli, Maria Carolina Cascino da Cunha Carneiro
e60364
PDF
O coordenador pedagógico como agente de letramentos plurais
gamificando a formação de professores
Nohara Vanessa Figueiredo Alcântara Góes, Daniela Costa Souza, Obdália Santana Ferraz Silva, Luiz Adolfo de Paiva Andrade
e63894
PDF
Rede de política curricular e sétima arte
sobre funcionamentos discursivos
Rafael Lesses da Silva, Joacir Marques da Costa, Andrei Rodrigues Lopes, Leonardo dos Santos Silva
e54616
PDF
Educação decolonial e antirracista na BNCC do Ensino Médio da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
Margarida de Cássia Campos, Marleide Rodrigues da Silva Perrude
e64644
pdf
Quem são as referências das disciplinas obrigatórias de Educação nas graduações em Museologia?
Um estudo sobre os marcadores sociais da diferença
Karlla Kamylla Passos
e64886
pdf
Currículo e identidades trans
afirmando subjetividades nos cursos de formação docente
Márcia Maria Rodrigues Uchôa, Uelinton Aires Duarte
e69571
PDF
O currículo como território de sensibilidades para a legitimidade existencial do outro
Deise Cristiane de Luca, Dilva Bertoldi Benvenutti, Roque Strieder
e63926
pdf
A escolarização de estudantes surdos no ensino médio
Katia Medianeira Barroso da Silva, Tania Mara Zancanaro Pieczkowski
e59634
pdf
A luta por outras bases formativas
como avançar andando para trás?
Luciana Serra Passos, Lidnei Ventura
e64969
pdf
Eu, docente
um estudo da formação do professor no Programa Jovem Aprendiz de uma instituição de ensino profissional
Thiago Vieira de Matos, Rodrigo Avella Ramirez, Maria da Graça Nicoletti Mizukami, Helen Regiane Martinez
e59437
pdf
A Teoria da Evolução na BNCC e no Documento Curricular para Goiás
análise a partir da estrutura conceitual da Biologia
Gabriel da Rocha Barbosa, Mel de Oliveira Duarte, Simone Sendin Moreira Guimarães
e64871
pdf
As relações entre a abordagem CTS e as orientações da Base Nacional Comum Curricular
Jucelino Cortez, José Claudio Del Pino
pdf
Educação ribeirinha e a BNCC
“hackeando” a educação em busca da pluralidade de saberes
Liliane de Sousa Pantoja, Leonardo Zenha
e65700
pdf
Para uma gramática da sala de aula na educação básica
revisitando contribuições da sociologia de Basil Bernstein
Marlice de Oliveira e Nogueira
e60451
pdf
Tela para quê?
percepção de educadoras e familiares sobre o uso de telas em crianças na Educação Infantil
Raquel de Sousa Nepomuceno, Máyra Laís de Carvalho Gomes, Lisiane Costa Claro
e64651
pdf
“Parece que tudo era política”
análise do discurso dos leitores críticos da Educação Física em Pernambuco
Sérgio Alves Santos, Alvaro Rego Millen Neto
e64270
pdf
Os Currículos Cinematográficos e a Formação da Identidade Profissional Docente
um recorte de Gênero
Gabriel Petter da Penha, Patrícia Barbosa Pereira
e64648
pdf
O trato curricular da aventura no Brasil e na Espanha
Helli Faria Ferreira Risso, Irene Moya-Mata, Giuliano Gomes de Assis Pimentel
e65696
pdf
Qualis:
A2
Área do conhecimento:
Educação
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Indexadores:
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)