Educação decolonial e antirracista na BNCC do Ensino Médio da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2025v23e64644Palavras-chave:
políticas públicas, educação básica, currículo prescritoResumo
O presente texto discute os desafios da educação decolonial e antirracista no contexto das políticas públicas pós-meados de 2016, a partir da seguinte indagação: Quais as perspectivas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio, na área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CHSA), para uma educação decolonial e antirracista? Para tanto, foi realizado um estudo teórico-bibliográfico, seguido de uma análise qualitativa do texto introdutório e das habilidades prescritas na BNCC-CHSA (Ensino Médio). O referencial bibliográfico contextualiza, inicialmente, os avanços nas legislações de igualdade racial nas últimas duas décadas, as formulações de políticas públicas educacionais pós-meados de 2016 e uma análise do currículo prescrito em questão. Conclui-se que o documento pouco avança na proposição de uma educação decolonial e antirracista. Portanto, para promovê-la, é necessária uma desobediência epistêmica e política.
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