Quem são as referências das disciplinas obrigatórias de Educação nas graduações em Museologia?

Um estudo sobre os marcadores sociais da diferença

Autores

  • Karlla Kamylla Passos Universidade Federal de Ouro Preto

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2025v23e64886

Palavras-chave:

questão educacional, políticas públicas, bibliometria, marcadores sociais da diferença, museologia

Resumo

O problema desta pesquisa centra-se nos currículos das graduações em Museologia no Brasil, com o objetivo de analisar os marcadores sociais da diferença das/os autoras/es que são referências das disciplinas obrigatórias de Educação nas graduações em Museologia no Brasil. O referencial teórico principal é Ribeiro et al. (2017), com olhar interseccional para os currículos. Como metodologia, foi utilizada a bibliometria, a partir de um levantamento dos Projetos Político-Pedagógicos dos Cursos (PPC), com base em Emerich (2017) e outras/os autoras/es. Os resultados mostram que as autoras são, em sua maioria, mulheres, brancas e do Sudeste do país e que, quando de fora do Brasil, há um predomínio da Europa. A maior parte das referências possui doutorado concluído na área de Educação, além de mais da metade delas atuar como docente. O estudo propõe uma reflexão sobre as disparidades nas escolhas de autoras/es para os PPC das graduações em Museologia no Brasil.

Biografia do Autor

Karlla Kamylla Passos, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutora em Museologia na Universidade Lusófona/Portugal, com a tese 'Educação Museal e Feminismos no Brasil: silenciamentos, estranhamentos e diálogos a partir deum olhar interseccional e decolonial'. Mestra em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde na Linha de Pesquisa 'Estudo de Público / Audiência', na Casa de OswaldoCruz/Fiocruz, onde desenvolveu a dissertação intitulada "Territórios pouco explorados: os registros de visitantes em livros de comentários da Casa da Ciência e Museu Ciênciae Vida". Graduada em Museologia pela Universidade Federal de Goiás. Esteve como professora substituta no curso de Museologia da Universidade Federal de Goiás entre 2021 e 2023. Coordenou o projeto de extensão da articulação do curso de Museologia da UFG com a Rede de Pessoas Educadoras em Museus de Goiás. Membra fundadora da ROPA - Rede deOcupações e Parcerias Acadêmicas. Professora do curso de Museologia da Universidade Federal de Ouro Preto. 

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Publicado

2025-05-30

Como Citar

Passos, K. K. (2025). Quem são as referências das disciplinas obrigatórias de Educação nas graduações em Museologia? Um estudo sobre os marcadores sociais da diferença. Revista E-Curriculum, 23, e64886. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2025v23e64886

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