A luta por outras bases formativas

como avançar andando para trás?

Autores

  • Luciana Serra Passos Colégio de Aplicação da UFSC
  • Lidnei Ventura Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc)

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2025v23e64969

Palavras-chave:

Base Nacional Comum - Formação, Base Nacional Comum - Formação Continuada, competências, semiformação, teoria crítica da sociedade

Resumo

Este trabalho objetiva tensionar a racionalidade que subjaz à concepção de formação das Bases Nacionais Comuns para a Formação de Professores da Educação Básica, à luz do referencial teórico-metodológico da Teoria Crítica da Sociedade. A (semi)formação por competências é abordada como um discurso empoeirado, porém revitalizado, que entoa os interesses neoliberais para a educação e promove o encantamento (doce)nte. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, documental e bibliográfica. O estudo revela que as Bases (supra)nacionais se constituem como instrumentos autoritários e prescritivos, integrantes de um movimento de reformas educacionais globais, alinhadas à centralidade do capital financeiro neoliberal. Elas estão a serviço de uma formação precarizada, amalgamada a uma racionalidade pragmática, instrumental e unidimensional, comprometida com a padronização do pensamento e a (con)formação social.

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Biografia do Autor

Luciana Serra Passos, Colégio de Aplicação da UFSC

Doutoranda em Educação pelo PPGE/UDESC. Mestra em Educação (2023) pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Linha de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologia. Especialista em Fundamentos e Organização Curricular (2020) pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), na condição de bolsista pelo Programa UNIEDU/FUMDES. Especialista em Psicopedagogia Institucional (2019) pela Faculdade Municipal de Palhoça/SC (FMP). Possui Graduação em Pedagogia (1996) pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com habilitação em Supervisão Escolar. Integrante do Grupo de Pesquisa "Nexos: Teoria Crítica e Pesquisa Interdisciplinar - Sul" (CNPQ/UDESC) e do L@bCult. Supervisora Educacional do Colégio de Aplicação da UFSC

Lidnei Ventura, Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc)

Possui graduação em Pedagogia Habilitação Orientação Educacional pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC-1994), Especialização em Alfabetização pela UDESC (1998), Mestrado em Educação e Cultura pela UDESC (1999) e Doutorado em Educação pela UFSC (2018). Trabalhou como Orientador Educacional da Prefeitura Municipal de Florianópolis de 1994-2010. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na formação de professores e produção de material didático em Educação Presencial e a Distância, atuando desde educação infantil , ensino fundamental e superior, principalmente nos seguintes temas: educação, pedagogia, didática, alfabetização, ensino aprendizagem, concepções pedagógicas e educação a distância. Atualmente é professor Adjunto do Centro de Educação a Distância da UDESC, atuando na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado de Ensino.

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2025-05-30

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Artigos