Formação de professores
reverberações e imperativos de uso das tecnologias
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2025v23e65218Palavras-chave:
formação de professores, políticas internacionais, formação tecnológicaResumo
Este artigo tem como objetivo analisar a influência de políticas internacionais de educação nas DCNs (Brasil, 2020a, 2020b) de formação de professores. Na gênese da discussão, tem-se Ball e colaboradores e conceitos foucaultianos. Para discutir políticas, recorre-se à Hargreaves e Shirley (2009), especificamente nas discussões das quatro vias de reformas educacionais. A segunda e a terceira vias apresentam proximidades com as recentes reformas brasileiras. Para os mesmos autores (Hargreaves, Shirley, 2009) as reformas descritas ganham proporções internacionais ao serem adotadas por organizações internacionais de crédito, como o Banco Mundial (BM). Por essa razão, esta discussão demonstra relações discursivas entre o BM, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as DCNs; ilustrando-as por meio do imperativo de uma formação tecnológica apregoado nos documentos citados.
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