El personalismo de Emmanuel Mounier y la concepción del cuerpo consciente de Paulo Freire

Autores/as

  • Señor Universidade Federal do Piauí (UFPI)
  • Ivanilde Apoluceno de Oliveira Universidade Estadual do Pará (UFPA)
  • Tania Regina Lobato dos Santos Universidade Estadual do Pará (UFPA)
  • Carlos Nazareno Ferreira Borges Universidade Federal do Pará (UFPA)

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2025v2310.23925/1809-3876.2025v23e65714

Palabras clave:

Emmanuel Mounier, Paulo Freire, personalismo, cuerpo consciente

Resumen

El texto analiza algunos aspectos del personalismo de Emmanuel Mounier y de la concepción del cuerpo consciente de Paulo Freire, buscando demostrar cómo el personalismo de Mounier constituye una de las matrices que estructuran la concepción del cuerpo consciente de Paulo Freire. Esta perspectiva nos lleva a comprender a la persona humana como una corporalidad, como una unidad, como un cuerpo consciente. Indicando una acción trascendental-dialéctica-dialógica-reflexiva como fundamento para la formación de la persona y el cuerpo consciente. La metodología adoptada fue la investigación bibliográfica exploratoria, teniendo como camino investigativo la hermenéutica profunda. Este movimiento nos llevó al análisis de las principales obras de los autores, llevándonos a la comprensión del fenómeno investigado. Finalmente, demostramos el denso y original aporte del personalismo de Mounier a la concepción del cuerpo consciente de Paulo Freire.

Biografía del autor/a

Señor, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Sou Licenciado pleno em Educação Física (CEAP); Especialista em Educação Física Escolar (IBAESP); Mestre e Doutor em Educação Física (USJT). Possuo ainda graduação em Pedagogia (IESAP) e Licenciatura e Bacharelado em Ciências Sociais (UNIFAP). Atualmente curso especialização em Pedagogia da Cultura Corporal pela Universidade Estadual do Pará - UEPA e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Pará - (UFPA). Atuo como professor adjunto da Universidade Federal do Piauí (UFPI), lotado no Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino (DMTE). Atuo como co-orientador no Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade São Judas Tadeu (PPGEF/USJT). Sou docente Permanente do Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (PROEF) da Universidade Estadual do Piauí (UESPI/UNESP). Ao longo dos anos tenho investido grande parte de minhas atividades em questões relacionadas a Educação do Corpo, Gênero, Diversidade e Sexualidade Humana. Milito pelo combate à discriminação das pessoas LGBTQIAP+ e a promoção de seus direitos no sentido da igualdade/diferença plena. Tenho-o feito no âmbito científico e acadêmico como professor/pesquisador, no âmbito cívico, enquanto ativista e influenciador da população LGBTQIAP+. Como professor e pesquisador volto minhas atenções para as investigações qualitativas e radicalmente qualitativas em Educação Física e Educação Física Escolar. No campo da Saúde os estudos que conduzo dirigem-se, especialmente para área de Saúde Coletiva, com ênfase em Educação Popular e Saúde Comunitária, atuando principalmente nos seguintes temas: processos educativos, educação popular, educação popular em saúde, atenção primária à saúde, formação e atuação de professores para a atuarem na Educação Básica. Dedico-me ainda a investigar programas de intervenção pública em saúde para a população LGBTQIAP+, na perspectiva dos Ideários da Promoção em Saúde e na Educação para Autonomia. Na área da Educação Física Escolar propõe intervenções e projetos de investigação na área de formação e atuação de professores, assim como proponho o desenvolvimento de práticas corporais por meio de uma Pedagogia do Corpo Consciente. O lócus dessas investigações tem sido as Instituições de Ensino públicas e privadas dos Estados do Piauí, Pará e Amapá. Coordeno o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Educação Física Escolar (GEPEEFE/UFPI/CNPq); Participo da equipe de pesquisadores do Observatório do Corpo (OBCORPO/UFPI/CNPq); Assim como do Centro de Estudos Avançados em Educação e Educação Física (CAÊ/UFPA/CNPq) Sou estudioso do legado Freiriano e Marxista.

Ivanilde Apoluceno de Oliveira, Universidade Estadual do Pará (UFPA)

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com período sanduíche
na Universidad Autónoma Metropolitana do México; Estágio Pós-doutoral na Pontifícia
Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Professora do Centro de Ciências Sociais e
Educação da Universidade do Estado do Pará (CCSE/UEPA), Belém (PA), Brasil.

Tania Regina Lobato dos Santos, Universidade Estadual do Pará (UFPA)

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (1983), mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998) e doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). Estágio de Pós-Doutorado na PUC-RIO (2010). É professora Titular da Universidade do Estado do Pará do Curso de Pedagogia, do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação CCSE-UEPA. Coordena o Grupo de Pesquisa Infância Cultura e Educação vinculado a Plataforma do CNPq. Pesquisadora do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire - NEP-CCSE-UEPA. Representante UEPA e vice coordenadora do Fórum de Educação Infantil do Estado do Pará -FEIPA. Tem experiência na área de Educação, especialmente com a formação de professores (inicial e continuada) e desenvolve pesquisas voltadas para políticas públicas, formação de professores e na educação infantil faz a interface com a Educação Especial, Educação Popular e Educação do Campo.

Carlos Nazareno Ferreira Borges, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Possui Graduação (Licenciatura Plena) em Educação Física pela Fundação Educacional do Estado do Pará (1990), Graduação (Bacharelado) em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Espírito Santo (2011) e Graduação Bacharelado em Filosofia pela Universidade Federal do Pará (2022); Mestrado (2000) e Doutorado (2005) em Educação Física pela Universidade Gama Filho; Pós-doutorado em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atualmente é Docente Titular da Universidade Federal do Pará, atuando na graduação em Educação Física e Pedagogia. É docente do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará (PPGED/UFPA), atuando na linha de Formação de professores, trabalho docente, teorias e práticas educativas; atuou como formador de agentes sociais do programa PELC do Governo Federal, por 14 anos. É Revisor da Revista Brasileira de Ciência do Esporte, Revisor da Revista Movimento, Revisor da revista Pensar a Prática; Revisor da Revista Licere. Revisor da Revista da Educação Física/UEM. Revisor da Revista Brasileira de Educação Física e Esportes (REBEFE/USP), Revisor da Revista Brasileira de Educação (RBE). É Líder do Centro Avançado de Estudos em Educação e Educação Física (CAÊ); membro do Grupo de Estudo e Pesquisa, Lazer e Ludicidade (Moçarai/UFPA). Tem experiência na área de Educação Física e Ciências Sociais, atuando principalmente nos seguintes temas: sociologia do Esporte e das Práticas Corporais; Estudos políticos e Estudos culturais em Educação Física, Esporte, Lazer, Saúde e Educação; Formação de Professores, Trabalho docente e Teorias Educacionais; Metodologias de ensino. Políticas públicas e políticas sociais. Gestão social.

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Publicado

2025-10-17

Cómo citar

Correia, M. S., Oliveira, I. A. de, Santos, T. R. L. dos, & Borges, C. N. F. (2025). El personalismo de Emmanuel Mounier y la concepción del cuerpo consciente de Paulo Freire. Revista E-Curriculum, 23, e65714. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2025v2310.23925/1809-3876.2025v23e65714

Número

Sección

Artigos