Processos de hibridização curricular e pedagógica na Ibero-América

Autores

  • José María García Garduño Sistema Nacional de Investigadores, México
  • Rafael Ferreira de Souza Honorato Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e65931

Palavras-chave:

currículo, hibridismo, América Latina, teoria crítica, teoria pós-crítica

Resumo

O objetivo deste trabalho foi realizar uma análise inicial do hibridismo pedagógico e curricular que ocorreu na Ibero-América. Para isso, foi feito um esboço dos processos que se deram até as primeiras décadas do século XX na Argentina, no Chile, no Brasil, na Colômbia, na Espanha e no México. Assim, foram identificados cinco processos de hibridização no campo do currículo, relacionados à adoção dos termos “curriculum”, “currículo”, “currículum’ e “plan de estudios”. Esses processos têm origem com a tradução do livro de Ralph W. Tyler, exemplo de planejamento curricular, o surgimento da teoria crítica e da teoria pós-crítica. Concluiu-se que o hibridismo curricular que ocorreu na América Latina não foi uniforme e seguiu diferentes processos.

 

Biografia do Autor

José María García Garduño, Sistema Nacional de Investigadores, México

En la Universidad Iberoamericana, Ciudad de México,  obtuvo de Licenciatura en Psicología Clínica y  la Maestría en Educación. En la State University of New York, Albany la Maestría en Administración Educativa y en la Ohio University el Doctorado en Educación. Fue profesor de tiempo completo de la Universidad Autónoma de la Ciudad de México, la Universidad Iberoamericana, Universidad Autónoma de Estado de Morelos, Universidad Autónoma de Baja California y Universidad Autónoma del Estado de Hidalgo.  Sus intereses de investigación están relacionados con el liderazgo escolar, la evaluación educativa, la teoría del curriculum y las políticas curriculares . Es miembro del Sistema Nacional de Investigadores.

 

Rafael Ferreira de Souza Honorato, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Professor de Didática e Currículo no Centro de Ciências Humanas e Exatas (CCHE/Campus VI) e faz parte do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva (PROFEI/Campus I) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Atua como Vice-coordenador do Grupo de Trabalho de Currículo (GT 12) da ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, no período de 2023 a 2025. Possui doutorado e mestrado em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com foco em Políticas Educacionais (PE). É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículo e Experiências Escolares (GEPCEE), Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Curriculares (GEPPC/UFPB) e membro do Fórum Permanente de Pesquisa Narrativa (FOPPEN/UFRJ). Além disso, contribui como integrante da equipe editorial da Revista Espaço do Currículo (REC). Sua experiência na área de Educação destaca-se pela abordagem centrada em currículos, com ênfase em temas como avaliação, gênero, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação Integral e Educação para Adolescentes em Privação de Liberdade.  

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2024-06-28

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