<strong>A FOTOGRAFIA NA REMEMORAÇÃO DA ÉPOCA ESCOLAR EM ABORDAGEM PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR</strong>
Palavras-chave:
Formação do professor – Fotografia - Resgate de memóriaResumo
O artigo investiga o resgate de memória escolar com a fotografia no contexto da formação inicial do professor. A abordagem pedagógica foi aplicada na disciplina de “Linguagens e novas tecnologias”, no 1º. ano de Pedagogia. Ela instiga o relembrar das vivências marcantes na história escolar com o objetivo de possibilitar a reflexão e autorreflexão do ser professor e ser aluno. Além disso, visa à apreensão da fotografia e suas características de modo significativo. A pesquisa contou com anotações de campo, com as fotografias e os textos redigidos pelos alunos. A partir da análise foi possível extrair algumas considerações sobre a contribuição da fotografia no resgate de memória. A fotografia estimula a recordação, possibilita a decomposição da cena, a observação dos detalhes presentes, elucidar situações vividas, fornece novas informações, instiga outras associações e lembranças, intervindo na reflexão sobre os modelos internalizados de professor e aluno.Downloads
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.