<strong>INCLUSÃO DIGITAL E PERCURSOS ESCOLARES: A APROPRIAÇÃO DOS MEDIA DIGTAIS EM GRUPOS COM BAIXOS NÍVEIS DE ESCOLARIZAÇÃO</strong>

Autores

  • Luísa Aires CETAC.MEDIA
  • Ana Melro Universidade Aberta
  • Joana Correia Universidade Aberta
  • Cristina Ponte Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
  • José Azevedo CETAC.MEDIA. Departamento de Sociologia, Faculdade de Letras, Universidade do Porto

Palavras-chave:

Inclusão Digital – Tecnologias – Narrativas – Famílias – Percursos

Resumo

Este artigo resulta de uma investigação mais ampla, em curso, no âmbito do projecto “Inclusão Digital e Participação Digital. Trajectórias de uso de meios digitais por grupos sociais desfavorecidos, em Portugal e nos Estados Unidos” (PONTE; AZEVEDO; STRAUBHAAR, 2009-2011)i. A disseminação das tecnologias digitais junto de diferentes grupos sociais apresenta sinais ora de um grande optimismo, ora de discriminação, em função dos territórios, grupos sociais e etários de referência. Esta ruptura, identificada por alguns autores por ‘fosso digital’ (DE PABLOS, 2009; WARSCHAWER, 2002), não se limita às desigualdades nos acessos e competências de uso das tecnologias, mas associa-se, também, às contradições de uma globalização fragmentada, de identidades de resistência e de trajectos histórico-culturais singulares. O objectivo do estudo que aqui apresentamos consiste em analisar percursos familiares sobre a inclusão digital, em indivíduos com baixos níveis de escolarização. Para o efeito, desenhámos um estudo exploratório centrado na análise das narrativas de 17 indivíduos com o 1º ciclo do Ensino Básico. Estas narrativas foram obtidas no contexto de entrevistas semi-estruturadas. Da análise do corpus emerge um conjunto de dimensões das quais salientamos: as “vivências familiares”, as “experiências escolares” e as “competências e usos das tecnologias”. Estas três dimensões permitem-nos desenhar itinerários de inclusão digital, ancorados nos conceitos de tecno-capital, tecno-disposições e tecno-competências (ROJAS et al., 2010).

Biografia do Autor

Luísa Aires, CETAC.MEDIA

Departamento de Educação e Ensino a Distância, Universidade Aberta CETAC.MEDIA

Ana Melro, Universidade Aberta

CLA de Peso da Régua, Universidade Aberta

Joana Correia, Universidade Aberta

CLA de Grândola, Universidade Aberta

Cristina Ponte, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa

José Azevedo, CETAC.MEDIA. Departamento de Sociologia, Faculdade de Letras, Universidade do Porto

CETAC.MEDIA Departamento de Sociologia, Faculdade de Letras, Universidade do Porto

Downloads

Edição

Seção

Artigos