<strong>POSSIBILIDADES DE UMA METODOLOGIA ALQUIMISTA PARA PESQUISAR EM EDUCAÇÃO E EM CURRÍCULO</strong>
Palavras-chave:
pesquisa em educação, etnografia pós-moderna, Michel FoucaultResumo
Objetivamos, neste artigo, discutir possibilidades de uma metodologia alquimista. Essa metodologia é aqui apresentada como uma pesquisa-experimentação porque com ela arriscamos por sabemos que nada está garantido e que não existe um livro de metodologia a ser seguido. Ensaiamos juntar e afastar, articular e dispersar, fazer colagens, hibridismos e bricolagens. Discorremos acerca dos encontros entre pedras filosofais e etnografia pós-moderna. Visitamos pergaminhos para recriar homúnculos sob inspiração da análise foucaultiana de discurso. Traçamos, por fim, caminhos percorridos por bruxas alquimistas ao experimentarem em suas cavernas, tais como currículos, salas de aula, materiais pedagógicos, recreios, idas a campo.Downloads
Publicado
2013-04-30
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.