<strong>POR UMA ECOLOGIA DO CURRÍCULO: NOVA PERCEPÇÃO, DIFERENTE PERSPECTIVA</strong>

Autores

  • José Luís Schifino Ferraro Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Palavras-chave:

currículo – discurso – ecologia - Michel Foucault

Resumo

O trabalho que segue propõe-se a realizar um estudo de cunho ecológico sobre o currículo. Para tanto, este artigo lança um olhar diferenciado sobre a organização curricular tomando-a como um campo de práticas discursivas, utilizando tanto a arqueologia quanto a genealogia de Michel Foucault como subsídios. A partir disso, o objetivo principal torna-se o de esclarecer como esses discursos se organizam, se mantêm e se perpetuam (e como o currículo chegou a ser o que é hoje) a partir não só de seus a priori históricos, mas também a partir das relações que nele existem e o tem sustentado. Sendo assim, a idéia que começa a tomar forma, e surge como interessante alternativa, é a da adoção de uma visão ecológica que resulte na compreensão dialógica das relações curriculares, com o intuito de chegarmos o mais perto possível de saberes que apontam não só para um (re)conhecimento ou para uma (re)constituição do espaço onde esse discurso circula, mas observá-lo como um (e em seu) campo de lutas, conflitos, decisões, suas táticas e verdades proferidas. A ecologia do currículo se faz importante para a compreensão do que realmente são e de como se constituem e relacionam as diferentes unidades discursivas que compõem um corpus unitário, e que visam produzir um discurso único, nas organizações curriculares.

Biografia do Autor

José Luís Schifino Ferraro, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Doutor em Educação, Mestre em Biologia Celular e Molecular e professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

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Publicado

2014-04-19

Edição

Seção

Artigos