<strong>A DIALÉTICA NEGATIVA ENQUANTO METODOLOGIA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO: ATUALIDADES</strong>

Autores

  • Bruno Pucci Universidade Medodista de Piracicaba

Palavras-chave:

Dialética negativa - Metodologia de pesquisa – Bildung - Teoria daSemiformação - Theodor Adorno

Resumo

Com o apoio de conhecidos estudiosos de epistemologias, metodologias e técnicas de pesquisa, como Thiollent, Sanchez Gamboa e Severino, este artigo se propõe a estudar elementos que constituem a metodologia da dialética negativa e suas contribuições para as pesquisas atuais na área das Ciências Humanas e Sociais, particularmente, na Educação. Inicialmente apresenta considerações sobre o conceito de Dialética negativa, nome de um dos principais livros de Theodor Adorno, publicado em 1966, mas cujo conceito se faz presente em ensaios e livros do pensador frankfurtiano desde os anos 1931. A Dialética negativa se constitui no diálogo com Hegel e, ao mesmo tempo, em contraposição à sua dialética idealista; a seguir, aborda dois elementos metodológicos que a constituem (são muitos): o duplo sentido do conceito e a ideia de constelação; e termina o texto com a análise de um modelo de utilização da metodologia da dialética negativa na educação, construído por Theodor Adorno, no ensaio Teoria da Semiformação.

Biografia do Autor

Bruno Pucci, Universidade Medodista de Piracicaba

Doutorado em Educação pela PUCSP Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de Piracicaba

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Publicado

2012-04-02

Edição

Seção

Artigos