<strong>A PRÁTICA DOCENTE DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS</strong>
Palavras-chave:
Prática docente - Educação infantil - Desenvolvimento infantilResumo
Este artigo apresenta resultados referentes a um estudo investigativo qualitativo da prática docente do professor da educação infantil numa escola pública no município de Ribeirão – PE. O objetivo foi analisar a prática docente das professoras e suas concepções acerca da educação infantil, bem como as contribuições dessa prática no desenvolvimento das crianças. Com base em estudos de importantes teóricos que abordam e fundamentam a prática pedagógica como fazer fundante e estruturante do processo ensino aprendizagem, refletimos sobre a prática docente na educação infantil. Nos apoiamos numa leitura fenomenológica para a pesquisa de campo. Como procedimento metodológico, o campo empírico foi uma escola da Rede Municipal, duas salas de aulas, duas professoras. Utilizamos a observação participante e a entrevista semiestruturada com o uso do diário de campo. A análise dos dados apontou que possivelmente pela prática das professoras estarem baseadas numa concepção sóciointeracionista com diferentes estratégias de aprendizagens, favorece o desenvolvimento das crianças nessa etapa da Educação BásicaDownloads
Publicado
2012-04-02
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.