<strong>FORMAÇÃO REFLEXIVA: A APROPRIAÇÃO TECNOLÓGICA PELOS FORMADORES DOS NÚCLEOS DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAL DO ESTADO DE GOIÁS PARA IMPLANTAÇÃO DO “PROUCA”</strong>

Autores

  • Katia Alexandra Godoi Doutoranda em Educação: Currículo pela PUC-SP
  • Silvana Donadio Lemos PUC/SP

Palavras-chave:

Programa Um Computador por Aluno - Formação Reflexiva eContextualizada - Formador NTE - Análise do DSC nos fóruns de discussão

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar o processo de formação reflexiva da apropriação tecnológica pelos formadores dos Núcleos de Tecnologia Educacional - NTE de Goiás para implantação do - Programa Um Computador por Aluno- PROUCA. A análise será realizada utilizando-se o Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) - nos fóruns de discussão no Ambiente Colaborativo de Aprendizagem - e-Proinfo. Tendo em vista tal objetivo e método de pesquisa, como fundamentação teórica foi utilizada a formação reflexiva e contextualizada. Dentre os resultados dos dados qualitativos da análise do DSC dos fóruns, constatou-se que os formadores do NTE de Goiás estão conscientes e abertos em buscar a parceria com o suporte da equipe da IES Global, para gerar pela análise da reflexão na e sobre a ação, uma rede colaborativa de conhecimentos e avançar na apropriação tecnológica e pedagógica de forma crítica, autônoma e criativa, deles e dos professores das escolas. Sendo assim, destacamos duas recomendações: a necessidade do envolvimento de toda a comunidade escolar nas decisões do PROUCA, e a reformulação do Módulo 1 – Apropriação Tecnológica por apresentar características instrucionais.

Biografia do Autor

Katia Alexandra Godoi, Doutoranda em Educação: Currículo pela PUC-SP

Mestrado em Design pela UFPR e Doutoranda em Educação: Currículo pela PUC-SP

Silvana Donadio Lemos, PUC/SP

Doutora em Educação pela PUC/SP Bolsista MEC/CAPES pelo âmbito do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD)

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Publicado

2012-04-02

Edição

Seção

Artigos