<strong>ABORDAGEM TEMÁTICA FREIREANA: UMA CONCEPÇÃO CURRICULAR PARA A EFETIVAÇÃO DE ATRIBUTOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL ESCOLAR</strong>
Palavras-chave:
Educação ambiental escolar crítico-transformadora, currículo crítico, formação de professores, políticas públicas, Abordagem Temática Freireana.Resumo
Este estudo pressupõe que a Pedagogia Freireana pautada em uma concepção de educação libertadora, uma vez transposta para o contexto da educação escolar – o que caracteriza a dinâmica de Abordagem Temática Freireana - carrega, intrinsecamente, a potencialidade de efetivação de atributos da Educação Ambiental escolar em uma perspectiva Crítico-Transformadora. Assim, objetiva-se identificar os principais atributos da Educação Ambiental escolar no contexto de desenvolvimento da Educação Ambiental, no Brasil, de forma a explicitar a presença desses atributos no âmbito da dinâmica freireana acima mencionada, a qual está voltada à organização da práxis curricular interdisciplinar via temas geradores. Com base no estudo do movimento ambientalista no mundo e no Brasil, apresenta-se uma síntese dos atributos da Educação Ambiental a serem desenvolvidos no âmbito da educação escolar, explicitando-se a presença de alguns destes atributos no contexto da dinâmica de Abordagem Temática Freireana, a qual foi reconstituída a partir de um exemplar.Downloads
Publicado
2014-10-08
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.