<strong>PRODUÇÃO COLETIVA DE CURRÍCULO: UM CAMINHO PARA SUA IMPLANTAÇÃO</strong>
Palavras-chave:
diretrizes curriculares, discurso pedagógico, recontextualizaçãoResumo
Este estudo tem por objetivo analisar os sentidos manifestados por professores sobre as Diretrizes Curriculares de Biologia do Paraná e como este documento foi recontextualizado, hibridizando discursos, produzindo o discurso pedagógico. Para isso foram entrevistados seis professores dessa disciplina em que se questionou a respeito da participação dos docentes no processo de construção do documento, pontos positivos e negativos percebidos, a utilização das diretrizes no planejamento. Utilizando como referencial teórico a Análise de Discurso Francesa, além do princípio de recontextualização de Basil Bernstein e hibridismo de García Canclini, observou-se que os sentidos foram: participação; inadequação; necessidade; contribuição e resistência. Também se verificou que estes professores aprovam a construção do novo documento oficial e acreditam fazer parte desta “construção coletiva”, mas ao realizarem sua recontextualização no campo pedagógico apontam dificuldades teórico-metodológicas que inviabilizam a sua implementação. Também foi possível identificar nas entrevistas que alguns professores buscam em meio ao antigo, diversificar e modificar suas atividades escolares, numa tentativa de adequação ao direcionamento das Diretrizes. Conclui-se que todo documento curricular passa por processos de recontextualização e defende-se que para sua efetivação é necessária a construção coletiva.Downloads
Publicado
2014-01-21
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.