<strong>FORMAÇÃO DE EDUCADORES EM CABO VERDE: AS TECNOLOGIAS INFORMACIONAIS E COMUNICACIONAIS E O TRABALHO DOCENTE</strong>
Keywords:
currículo, formação, formação a distância, tecnologias informacionais e comunicacionais, trabalho docenteAbstract
O presente texto discute algumas questões relacionadas com a formação de educadores gestores em contexto de mudança. Objetiva-se compreender como as novas tecnologias de informação e comunicação (TICs) podem contribuir para a reconfiguração da formação de educadores gestores, e para ressignificação da atividade docente. O texto se constrói por meio de reflexões articulando estudos bibliográficos a conceitos e concepções que fundamentam e consubstanciam a relação teoria e prática no trabalho docente. Repensar o uso das TICs para educação à distância (ED), constitui uma das modalidades fundamentais para Cabo Verde, país formado por 10 ilhas. A complexidade do trabalho docente carece de paradigmas e abordagens diferenciadas que permitam desenvolver as diferentes dimensões humanas. Importa mobilizar mecanismos epistemológicos, cognitivos, científicos, didáticos e pedagógicos, que possibilitem o aperfeiçoamento, a preparação adequada de educadores para atividade docente. Alguns autores constituem os pressupostos teóricos da nossa reflexão. Todavia, consideramos que a apropriação das TICs, como fonte de conhecimento e instrumento-ferramentas indispensáveis para ensinar e aprender conhecimentos e saberes, possibilita a construção de uma nova identidade docente. Perspectivamos orientar a nossa visão formativa corroborando na reorganização e gestão equitativa dos currículos diferenciados que possibilitem educar, formar, desenvolver e transformar consciências no ser e fazer docência, valorizando as TICs no mundo de trabalho e na contemporaneidade.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.