<strong>AVALIAÇÕES EXTERNAS ESTADUAIS: POSSÍVEIS IMPLICAÇÕES PARA O TRABALHO DOCENTE</strong>

Autores/as

  • Liliane Cecília de Miranda Barbosa Rede Estadual de Educação Minas Gerais
  • Lívia Maria Fraga Vieira Universidade Federal de Minas Gerais

Palabras clave:

Avaliação. Políticas de responsabilização, Prática docente

Resumen

Este texto tem como objetivo apresentar resultados de pesquisa que abordou o tema da avaliação externa estadual em Minas Gerais e fornecer subsídios para a compreensão de seus efeitos na prática docente. Como metodologia, a pesquisa contou com a aplicação de questionários, entrevistas e observação. Como referencial teórico, adotamos os conceitos de regulação e responsabilização. Os dados apontam impactos dos programas de avaliação externa estadual na prática docente, como o aumento na demanda de trabalho, a competição e o classificação entre escolas, o treinamento dos alunos para as avaliações e a alteração nas disposições e sentimentos dos profissionais da educação, que podem alterar inclusive sua saúde. O estudo aponta para a necessidade de discussão sobre os impactos indesejáveis causados no ambiente escolar.

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Publicado

2013-08-31

Cómo citar

Barbosa, L. C. de M., & Vieira, L. M. F. (2013). <strong>AVALIAÇÕES EXTERNAS ESTADUAIS: POSSÍVEIS IMPLICAÇÕES PARA O TRABALHO DOCENTE</strong>. Revista E-Curriculum, 11(2), 409–433. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/16615

Número

Sección

Dossiê Temático - "POLÍTICAS DE RESPONSABILIZAÇÃO, GERENCIALISMO E CURRÍCULO"