CHILDHOOD AND THE CULTURE OF PEACE IN THE PERSPECTIVE OF THE PEDAGOGY OF THE OPRIMIDO

Authors

  • Tatiane Delurdes de Lima Universidade Federal do Paraná
  • Michelle Popenga Geraim Monteiro Universidade Federal do Paraná
  • Araci Asinelli-Luz Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i4p1234-1251

Keywords:

Childhood. Culture of Peace. Paulo Freire. School

Abstract

The present article aims to emphasize the discussion of childhood and the Culture of Peace in the perspective of Paulo Freire's Pedagogy of the Oppressed (1970), bringing relevant contributions to educational and social conceptions. This article is a qualitative research and has as methodology the bibliographic study. In the social and educational context, in defense of education based on awareness, collaboration and participation, Paulo Freire broadens his perspective on peace, linking it with possibilities for action and dialogue, which builds and reconstructs the subject, for in expressing By means of the word, the individual creates / recreates the world. It is in this process that emancipation takes place collectively, for peace is intrinsically linked to social transformation. Therefore, we believe that thinking through this perspective increases the concrete chance of a better educational reality through an education for peace, implying an ethical order with social justice, in favor of minimizing violence in school.

Author Biographies

Tatiane Delurdes de Lima, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Paraná na Linha Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano, sob orientação da Professora Doutora Araci Asinelli da Luz. Graduanda em Tecnologia em Gestão Pública pela Universidade Estadual do Oeste. Especialista em Educação Integral Transformadora pela Faculdade Vicentina e Associação Gente de Bem, com patrocínio da Embaixada da Finlândia. Graduada em Pedagogia - Licenciatura Plena - pela Faculdade Cenecista de Campo Largo - FACECLA (Bolsista PROUNI).

Michelle Popenga Geraim Monteiro, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda em Educação - Cognição, aprendizagem e desenvolvimento humano - pela Universidade Federal do Paraná (2018). Mestra em Educação (2017) - Teoria e Prática de Ensino, com ênfase nas perspectivas da violência, bullying e Cultura da Paz pela Universidade Federal do Paraná, sob orientação da Professora Doutora Araci Asinelli da Luz. Especialista em Neuropedagogia pelo Instituto Rhema de Educação (2015) e graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Uninter (2012). Bolsista CAPES. Profissional do magistério - docência I da Prefeitura Municipal de Curitiba. Participação ativa no Grupo de Pesquisa Comunidade de Prática de Pesquisa em Educação Preventiva Integral e Desenvolvimento Humano (UFPR).

Araci Asinelli-Luz, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (2000). Professora associada do setor de Educação (UFPR). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em prevenção do abuso de drogas, gênero e sexualidade, prevenção da violência contra a criança e o adolescente, educação socioambiental, educação em direitos humanos e cultura da paz. É pesquisadora na linha da cognição, aprendizagem e desenvolvimento humano, do Programa de Pós-Graduação em Educação, do Setor de Educação da UFPR. Participa dos seguintes Núcleos e Grupos de Pesquisa: Educação, Ambiente e Sociedade (NEAS); Diversidades e Educação; Núcleo Interinstitucional de Enfrentamento das Dependências Químicas da UFPR- NIED; Núcleo de Estudos de Pedagogia Social da UFPR - NEPS e Pedagogia, Educação e Complexidade. Representante da UFPR no Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil.

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Published

2018-12-18

Issue

Section

Dossiê Temático: "50 ANOS DA PEDAGOGIA DO OPRIMIDO: ler a realidade e construir a esperança"