<strong>INOVAÇÃO CURRICULAR NA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE</strong>

Autores/as

  • Elize Keller-Franco Centro Universitário Adventista de São Paulo
  • Tania Denise Denise Kuntze Centro Universitário Adventista de São Paulo
  • Luciano Senti Da Costa Centro Universitário Adventista se São Paulo

Palabras clave:

Currículo - Ensino Superior - Cursos da Saúde

Resumen

O presente trabalho objetiva apresentar o processo de reformulação curricular dos cursos da área de saúde de um Centro Universitário e a proposta de inovação delineada a partir desse processo. O cenário de mudanças na realidade educacional nacional, aliado às avaliações institucionais internas e externas, mobilizou a comunidade acadêmica para uma revisão curricular, colocando-se como questão: que currículo deve ser elaborado para atender as inovações que a realidade atual impõe? Adotou-se como metodologia a proposta de “Grupos de Formação Reflexiva” Abramowicz (2004), tendo como apoio a pesquisa bibliográfica, pesquisa com egressos e análise documental de experiências curriculares inovadoras. A reformulação curricular privilegiou como base teórica a modalidade do Currículo Integrado. O desenho curricular foi estruturado em grandes eixos temáticos e módulos interdisciplinares. O processo vivenciado revelou que construir uma nova organização curricular significa entrar em um “território contestado”, carregado de tensão entre a transformação e a conservação, no entanto passos significativos foram dados na direção da transformação.

Biografía del autor/a

Elize Keller-Franco, Centro Universitário Adventista de São Paulo

Mestre e Doutoranda em Educação Docente no Centro Universitário Adventista de São Paulo Membro do grupo de pesquisa "Formação de Professores e Paradigmas Curriculares" PUC/SP

Tania Denise Denise Kuntze, Centro Universitário Adventista de São Paulo

Doutora em Enfermagem Pró-Reitora Acadêmica do Centro Universitário Adventista de São Paulo

Luciano Senti Da Costa, Centro Universitário Adventista se São Paulo

Mestre e Doutorando em Farmacologia Docente no Ensino Superior do Centro Universitário Adventista se São Paulo

Publicado

2012-08-31

Número

Sección

Artigos