“NÃO VAI SER PERMITIDO A NENHUM ÓRGÃO DO GOVERNO FAZER PROPAGANDA DE OPÇÕES SEXUAIS”: O DISCURSO INAUGURAL NO “DESAGENDAMENTO” DO KIT GAY DO MEC

Autores/as

  • Isaias Batista de Oliveira Júnior Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Apucarana, PR.
  • Eliane Rose Maio Universidade Estadual de Maringá (UEM), PR.

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2017v15i1p125-152

Palabras clave:

Kit de Combate e Prevenção à Homofobia. Programa Brasil Sem Homofobia. Projeto Escola Sem Homofobia. LGBTQIAfobia.

Resumen

De uma instituição normalizadora e disciplinadora, a escola, teoricamente, nos últimos anos, fora promovida a um local propício para o desenvolvimento de políticas públicas que visem à difusão da cultura do reconhecimento da(s) diferença(s), no qual se inclui o combate e a prevenção a práticas excludentes de alunos/as Lésbicas, Gays, Bissexuais, Bigêneros, Travestis, Transexuais, Transgêneros, Queers, Questionadores, Intersexos, Indecisos/as, Assexuados/as, Aliados/as (reunidos na sigla LGBTQIA). Nesse sentido, respaldados num arsenal de referências, temos como objetivo debater a estruturação dos Programas Nacionais Brasil Sem Homofobia e Escola Sem Homofobia e a cultura do “desagendamento”, promovida pelo governo federal, que recaiu sobre o Kit de Combate e Prevenção à Homofobia. Observamos que embora o Ministério da Educação tenha privilegiado algumas estratégias, o posterior recuo delas nos leva a pensar que, se a escola é fundamental na formação para a cidadania, urge a necessidade de inserção de temas de grande impacto e relevância na vida social, que insistentemente desafiam princípios democráticos e éticos por meio da regulação e manutenção de injustificáveis e distintos prejuízos sociais contra as pessoas LGBTQIA.

Biografía del autor/a

Isaias Batista de Oliveira Júnior, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Apucarana, PR.

Professor Colaborador na Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR – Campus Apucarana. Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho; Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Diversidade Sexual – NUDISEX (UEM – Maringá – PR) e Pesquisador no Grupo de Estudos e Pesquisas em Escola, Família e Sociedade (UEM – Maringá – PR). E-mail: jr_oliveira1979@hotmail.com. 

Eliane Rose Maio, Universidade Estadual de Maringá (UEM), PR.

Doutora e Pós-Doutora em Educação Escolar – UNESP/Araraquara, Docente Associada da Universidade Estadual de Maringá, do Departamento de Teoria e Prática da Educação – DTP e Coordenadora Adjunta do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação – PPE. E-mail: elianerosemaio@yahoo.com.br.

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Publicado

2017-03-31

Número

Sección

Artigos