<strong>A LEITURA E AS MEDIAÇÕES REALIZADAS NO CONTEXTO ESCOLAR: A BUSCA DA CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS</strong>

Autores/as

  • Renata Jatobá Araújo Oliveira FAINTVISA/ SEDUC-PE/ PCR

Palabras clave:

ensino de língua portuguesa, leitura, ensino-aprendizagem da leitura, leitura escolar

Resumen

Esta pesquisa partiu da constatação das dificuldades no tocante à compreensão leitora por parte de alunos do ensino fundamental. Com base em Silva (1999), Martins (1994), Freire (2006), Soares (2005), Geraldi (1995), entre outros, analisamos o discurso de duas professoras de 2o ano de 2o ciclo de uma escola de referência do Recife. O objetivo era conhecer e discutir concepções e práticas no campo da leitura escolar. A análise dos dados na perspectiva do paradigma indiciário de pesquisa nos permitiu perceber que parece haver uma relação entre os desempenhos dos alunos e o modo como suas professoras concebem e praticam a leitura; concluímos também que a mediação pedagógica e o trabalho interpretativo encaminhado pelas docentes, na medida em que estão centrados na reflexão, favorecem o desenvolvimento da compreensão, da criticidade e da argumentação dos alunos, podendo ser esse um fator significativo para o sucesso da escola na avaliação institucional empreendida.

Biografía del autor/a

Renata Jatobá Araújo Oliveira, FAINTVISA/ SEDUC-PE/ PCR

Possui graduação em PEDAGOGIA e ESPECIALIZAÇÂO (Recursos Humanos em Educação) pela Faculdade Frassinetti do Recife (2002). Possui MESTRADO em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2008). Atualmente é Coordenadora do Curso de Pedagogia da FAINTVISA - Faculdades Integradas de Vitória de Santo Antão e Professora do Ensino Superior da mesma instituição. É Professora do Ensino Fundamental (Rede Municipal do Recife) e membro da Rede de Pesquisadores da SEEL- Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, Prefeitura da Cidade do Recife. É Técnica Pedagógica da Secretária de Educação do Estado de Pernambuco - SEDUC. Tem experiência na área da Educação Superior (UFPE / FAINTVISA), com ênfase nas áreas de Didática, Epstemologia e Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa; Teoria Curricular, Pesquisa e Prática Pedagógica e Seminários Temáticos. Atua na formação continuada de professores principalmente nas seguintes temáticas: leitura escolar, concepções de leitura, formação do leitor, ensino-aprendizagem da leitura; educação inclusiva; prática pedagógica; produção de texto e gêneros textuais.

Publicado

2013-04-30

Número

Sección

Artigos