Chamada de Publicações para Edição Temática ABdC 2025 “Subjetividades e subjetivações que (se) (des/re)fazem (n)o currículo: fantasias, afetos, identificações”

2024-08-20

A Revista e-Curriculum (ISSN: 1809-3876 – Qualis A2), publicação eletrônica, aberta ao público, mantida pelo Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), abre a presente Chamada aos  pesquisadores da comunidade acadêmica para o envio de artigos científicos para a Edição Temática da Associação Brasileira de Currículo (ABdC) 2025 denominada “Subjetividades e subjetivações que (se) (des/re)fazem (n)o currículo: fantasias, afetos, identificações”, a ser publicado na edição v. 23 (2025): fluxo contínuo.

Período de Submissões: de 20 de setembro de 2024 até 20 de novembro de 2024.

Idiomas: Português, Inglês e Espanhol

Organizadores do Dossiê:

  • Dr. Hugo Heleno Camilo Costa (Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, Rio de Janeiro – RJ, Brasil)
  • Dr. Gustavo Gilson Sousa de Oliveira (Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, Recife – PE, Brasil)

Justificativa

Esta proposta de Dossiê Temático da ABdC busca reunir estudos voltados ao campo do currículo que tenham por foco o cenário brasileiro, latino-americano e/ou global, a partir de perspectivas pós-estruturalistas, pós-coloniais, decoloniais, feministas, queer e afins, e que envolvam a discussão das fantasias sociais e educacionais, afetos e/ou identificações na exploração das seguintes questões: quem são as sujeitas, sujeites, sujeitos que fazem currículo, em suas múltiplas dimensões e sentidos, no horizonte contemporâneo e que, ao mesmo tempo, se fazem, desfazem e refazem nas dinâmicas e jogos curriculares? A referência é a sujeitas nomeadas por funções estruturadas, como estudantes, docentes, gestoras, família, mas também àquelas produzidas nas disputas político-discursivas atuais, como negras, indígenas, quilombolas, ciganas, nordestinas, feministas, LGBT, de esquerda, de direita, conservadoras, progressistas, religiosas (de distintas tradições), sem religião, entre outras. Tais subjetividades podem estar organizadas em (torno de) instituições, movimentos, grupos, redes ou escaparem aos padrões, emergindo e/ou insinuando-se nas brechas, acontecimentos, imprevistos e deslizamentos curriculares. Como essas subjetividades e processos de subjetivação têm sido interpeladas, apropriadas, enquadradas, têm escapado e/ou têm constituído lógicas de resistência ou contestação aos projetos hegemônicos de controle articulados em políticas curriculares como a BNCC, BNC-Formação, reforma do Ensino Médio, disciplinarização do projeto de vida, militarização e familização do ensino, entre outros? Este número temático visa destacar o que tem sido produzido no campo curricular a partir das interseções que provocam os questionamentos aqui mobilizados, e, nesse mesmo movimento, enfatizar tais contribuições para o aprofundamento do debate, para a formulação de novas estratégias e políticas públicas de currículo. 

 Informações Importantes

Serão selecionados entre 12 (doze) e 18 (dezoito) artigos, garantindo-se a diversidade internacional, institucional, regional e temática. Os textos a serem submetidos devem estar em conformidade com todas as normas da Revista, disponíveis em Diretrizes para Autores, inclusive quanto ao uso da norma culta da Língua.

Seguindo as condições de parceria entre a ABdC e os periódicos parceiros, destacamos que:

os/as autores/as poderão encaminhar um único artigo, escrito individualmente ou em parceria, para uma única edição temática ABdC/2024, a ser publicada nos periódicos parceiros;

caso o texto seja aprovado, é condição para a publicação que todos/as os/as autores/as estejam associados à ABdC, com anuidades atualizadas (https://abdcurriculo.com.br/);

as normas da ABdC não se sobrepõem àquelas dos periódicos, inclusive no que se refere ao intervalo mínimo de tempo que se deve observar para publicar em uma mesma revista acadêmica. Portanto, verifique as normas do periódico ao qual esse dossiê está relacionado.

A submissão de trabalhos deverá ser feita na plataforma de submissão da Revista e-Curriculum: http://revistas.pucsp.br/curriculum/about/submissions#authorGuidelines, na seção Edição Temática ABdC 2025 “Subjetividades e subjetivações que (se) (des/re)fazem (n)o currículo: fantasias, afetos, identificações”, no período de 20 de setembro a 20 de novembro de 2024.

São Paulo, 20 de agosto de 2024.

                                               Prof. Dr. Hugo Heleno Camilo Costa

                                           Prof. Dr. Gustavo Gilson Sousa de Oliveira