<strong>CIDADANIA, EDUCAÇÃO E REALIDADE BRASILEIRA: PONTOS PARA O DEBATE E ENCAMINHAMENTOS</strong>

Autores/as

  • Lilian Tatiane Candia de Oliveira Universidade Federal da Grande Dourados
  • Paulo Gomes Lima Universidade Federal da Grande Dourados

Palabras clave:

cidadania, sentidos, significados, políticas educacionais

Resumen

Este estudo discute a cidadania numa perspectiva recorrente por meio de uma análise crítico-reflexiva à luz do materialismo histórico e em quatro seções. Na primeira seção discutimos os antecedentes históricos da cidadania, os condicionantes e valores que trataram do homem e sua compreensão da realidade. Na segunda seção, Cidadania e contradições: sentidos e significados, como dimensão caleidoscópica distinguimos os elementos estruturais da consolidação do termo cidadania, bem como, as contradições advindas a partir de sua reflexão. Em seguida, em “Política educacional e cidadania” debatemos sobre os delineamentos e reflexões sobre a cidadania na atualidade e finalmente na quarta seção problematizamos os desafios e encaminhamentos sobre a dimensão da cidadania para a educação no Brasil e vice-versa. O estudo aponta que o sentido de uma cidadania que corresponda à perspectiva democrática aprimora os encaminhamentos das políticas educacionais para que sua efetivação dê significado a constituição de cidadãos que vivam e reivindiquem o espaço social como conquista universalizada e humanizada ainda é uma realidade por se construir.

Biografía del autor/a

Lilian Tatiane Candia de Oliveira, Universidade Federal da Grande Dourados

Mestranda em Educação pela UFGD.

Paulo Gomes Lima, Universidade Federal da Grande Dourados

Docente do PPGEdu/UFGD.

Publicado

2014-04-19

Número

Sección

Artigos