<strong>A ADOÇÃO DE SISTEMAS PRIVADOS DE ENSINO EM ESCOLAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES A PARTIR DO PERFIL DOS PROFESSORES</strong>

Autores/as

  • Theresa Adrião Universidade Estadual de Campinas
  • Alexandra Damaso Universidade Estadual de Campinas
  • Luciana Sardenha Galzerano Rede Municipal de Ensino de Campinas

Palabras clave:

Sistema Privado de Ensino, Privatização, Creche, Pré-escolas, Apostila

Resumen

O artigo analisa informações coletadas por meio de questionários aplicados ao conjunto de professores em exercício na Educação Infantil, em 20% dos municípios paulistas com até 50 mil habitantes, que adotavam em 2011 Sistemas Privados de Ensino adquiridos dos três maiores grupos em atuação no mercado. Seu objetivo é analisar o perfil desse profissional e o uso que fazem das apostilas que compõem a "cesta" de serviços e produtos, para o que se considera o conteúdo colhido em 314 questionários. Como resultados, nota-se que tendencialmente os professores têm iniciado sua inserção na carreira docente sobre a lógica desses "Sistemas", que os alijam dos processos de planejamento da rotina e da organização de seu trabalho. No entanto, um percentual não desprezível declara ser necessário complementar as atividades situação que indica, felizmente, a limitação deste recurso para a Educação Infantil.

Publicado

2013-08-31

Número

Sección

Dossiê Temático - "POLÍTICAS DE RESPONSABILIZAÇÃO, GERENCIALISMO E CURRÍCULO"