<strong>DEMANDAS DAS POLÍTICAS CURRICULARES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ESPAÇO IBERO-AMERICANO</strong>
Palabras clave:
Políticas curriculares, Formação de professores, Demandas, Ibero-americanoResumen
Nas últimas décadas, o foco na formação inicial de professores tem assumido centralidade nas reformas curriculares ibero-americanas, trazendo para o debate questões que envolvem a organização curricular e o conteúdo dessa formação (AVALOS; DIAS; DUSSÉL; LEITE; MEDRANO & VAILLANT; NÓVOA; POGRÉ). Tais políticas se caracterizam por múltiplas influências em diferentes contextos da sua produção como um ciclo (BALL) e pela atuação de comunidades epistêmicas (ANTONIADES) que se organizam em processos de articulação em torno de demandas, tendo em vista a constituição de propostas hegemônicas (LACLAU). Essas múltiplas influências, presentes no currículo da formação de professores, devem ser investigadas para além da centralidade da ação do Estado. Em diferentes discursos, identificamos demandas comuns em políticas de formação em diversos países ibero-americanos voltadas para a profissionalização, o protagonismo docente, à centralidade da prática e ao modelo de integração curricular. Para a análise neste trabalho, destacamos os discursos presentes em textos políticos que apresentam demandas voltadas ao conteúdo e ao modelo curricular dessa formação, explorando os diferentes sentidos que estão presentes nessas demandas. O foco para a análise são as demandas expressas nos textos políticos de agências multilaterais como a OREALC-UNESCO e a IBE/UNESCO, e a OEI, como de pesquisadores ibero-americanos, das últimas décadas que expressam metas para educação na região para o terceiro milênio. Nos diferentes textos, a prática tenciona atribuir centralidade no processo de formação docente privilegiando modelos curriculares baseados nas competências para o processo de profissionalização. Embora tais significantes destaquem-se nas demandas defendidas nos textos os diferentes sentidos disputados nos discursos presentes nos textos analisados dão-nos conta da presença de uma disputa de projetos no âmbito ibero-americano.Descargas
Publicado
2013-08-31
Número
Sección
Dossiê Temático - "POLÍTICAS DE RESPONSABILIZAÇÃO, GERENCIALISMO E CURRÍCULO"
Licencia
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.