“NÃO VAI SER PERMITIDO A NENHUM ÓRGÃO DO GOVERNO FAZER PROPAGANDA DE OPÇÕES SEXUAIS”: O DISCURSO INAUGURAL NO “DESAGENDAMENTO” DO KIT GAY DO MEC
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2017v15i1p125-152Palabras clave:
Kit de Combate e Prevenção à Homofobia. Programa Brasil Sem Homofobia. Projeto Escola Sem Homofobia. LGBTQIAfobia.Resumen
De uma instituição normalizadora e disciplinadora, a escola, teoricamente, nos últimos anos, fora promovida a um local propício para o desenvolvimento de políticas públicas que visem à difusão da cultura do reconhecimento da(s) diferença(s), no qual se inclui o combate e a prevenção a práticas excludentes de alunos/as Lésbicas, Gays, Bissexuais, Bigêneros, Travestis, Transexuais, Transgêneros, Queers, Questionadores, Intersexos, Indecisos/as, Assexuados/as, Aliados/as (reunidos na sigla LGBTQIA). Nesse sentido, respaldados num arsenal de referências, temos como objetivo debater a estruturação dos Programas Nacionais Brasil Sem Homofobia e Escola Sem Homofobia e a cultura do “desagendamento”, promovida pelo governo federal, que recaiu sobre o Kit de Combate e Prevenção à Homofobia. Observamos que embora o Ministério da Educação tenha privilegiado algumas estratégias, o posterior recuo delas nos leva a pensar que, se a escola é fundamental na formação para a cidadania, urge a necessidade de inserção de temas de grande impacto e relevância na vida social, que insistentemente desafiam princípios democráticos e éticos por meio da regulação e manutenção de injustificáveis e distintos prejuízos sociais contra as pessoas LGBTQIA.
Citas
ABGLT. Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, bissexuais Travestis e Transexuais.Pathfinder do Brasil. ECOS. Comunicação em Sexualidade. Reprolatina - Soluções Inovadoras em Saúde Sexual e Reprodutiva. Nota Oficial sobre o Projeto Escola Sem Homofobia. 2011. Disponível em: <http://www.ecos.org.br/projetos/esh/notaoficial.pdf>. Acesso em: 06 dez. 2012.
______. Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, bissexuais Travestis e Transexuais. Carta de Princípios da Associação Brasileira de Gays, Lésbicas e Travestis. 2013. Disponível em: <http://www.abglt.org.br/port/cartaprinc.php>. Acesso em: 22 mai. 2013.
ABRAMOVAY, Miriam (Coord.). Revelando tramas, descobrindo segredos: violência e convivência nas escolas. Brasília: Rede de Informação Tecnológica Latino-Americana – RITLA, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal - SEEDF, 2009.
ALTMANN, Helena. Orientação sexual em uma escola: recortes de corpo de gênero.Cadernos Pagu, Campinas SP, n. 21, 2003, p. 281-315.
BALESTERO, Gabriela Soares. O direito à diversidade sexual no Brasil e os efeitos violentos do descaso do poder legislativo federal. Revista Espaço Acadêmico, v. 11, n. 123, Agosto, 2011, p. 05-16.
BOHM, Alessandra Maria. Os “monstros” e a escola: identidade e escolaridade de sujeitos travestis. 2009. 103 f. Dissertação (Mestrado), Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Programa de Pós Graduação em Educação, Porto Alegre, 2009.
BONECA na mochila. Produção Estudos e Comunicação em Sexualidade e Reprodução Humana - ECOS. Direção de Reginaldo Bianco. Coordenação de Maria Helena Franco, Vera Simonetti. Intérprete de LIBRAS Fabiano Campos. Assessoria de LIBRAS de Paulo Vieira (surdo), Rafaella Sessenta. São Paulo: Jah Comunicação Audiovisual (reedição), 2. ed., 2010. 01 DVD (25 min), son., color.
BORTOLINI, Alexandre. Diversidade sexual na escola. Rio de Janeiro: Pró-Reitoria de Extensão/UFRJ, 2008.
______. Diversidade sexual na escola. Programa Sala de Notícias. Produção de Paula Fontes, Sara Oliveira e Jaqueline Souza. Rio de Janeiro: Canal Futura, 2012, parte 02. (Comunicação oral). Disponível em <http://www.youtube.com/watch?v=Hn- JgbLONzU&list=UU2mmP8ysfyko40KSn90x6Og>. Acesso em: 25 dez. 2012.
BRANDÃO, Paula de Freitas; SANTANA, Tereza. O “kit gay”: na saúde e na educação um kit de polêmicas. Caos. Revista Eletrônica de Ciências Sociais. n. 18, set. de 2011, p. 167-176.
BRASIL. Conselho Nacional de Combate à Discriminação. Brasil Sem Homofobia: Programa de combate à violência e à discriminação contra GLTB e promoção da cidadania homossexual. Brasília: Ministério da Saúde, 2004. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/brasil_sem_homofobia.pdf>. Acesso em: 17 fev. 2013.
______. Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de DST, AIDS e Hepatites Virais. Adolescentes e jovens para uma educação entre pares: diversidades sexuais. Brasília: Ministério da Saúde, v. 8, 2011.
CÉSAR, Maria Rita de Assis. Gênero, sexualidade e educação: notas para uma “Epistemologia”. Educar, n. 35, Curitiba: Editora UFPR, 2008, p. 37-51.
COSTA, Marisa Vorraber; SILVEIRA, Rosa Hessel; SOMMER, Luis Henrique. Estudos culturais, educação e pedagogia. Revista Brasileira de Educação, Mai/Jun/Jul/Ago, n. 23. Rio de Janeiro, 2003, p. 36-61.
DINIS, Nilson Fernandes. Homofobia e educação: quando a omissão também é signo de violência. Educar em Revista, n. 39, jan./abr. Curitiba: Editora UFPR, 2011, p. 39-50.
ECOS. Comunicação em Sexualidade. Projeto Escola sem Homofobia: contexto. 2013a. Disponível em <http://www.ecos.org.br/projetos/esh/esh.asp>. Acesso em: 05 jan. 2013.
______. Comunicação em Sexualidade. Projeto Escola sem Homofobia: Caderno Escola sem Homofobia. 2013b. Disponível em:<http://www.ecos.org.br/projetos/esh/esh_kitcaderno.asp>. Acesso em: 06 jan. 2013.
______. Comunicação em Sexualidade. O que fazemos. 2013c. Disponível em <http://www.ecos.org.br/oqfazemos.asp>. Acesso em: 22 mai. 2013.
FERNANDES, Felipe Bruno Martins. A Agenda anti-homofobia na educação brasileira (2003-2010). 2011. 422 f. Tese de Doutorado. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2011a.
______. Estado, sexualidade e educação: a questão do kit anti-homofobia. SC: Grupo de Diversidade Sexual da UDESC, 2011b. Disponível em:<http://www.youtube.com/watch?v=_P3Rn0tfttg&list=PL7309D62FFAB43733>. Acesso em: 23 dez. 2012.
______. Estado, sexualidade e educação: a questão do kit anti-homofobia. SC: Grupo de Diversidade Sexual da UDESC, 2011c. Disponível em:<http://www.youtube.com/watch?v=ejtdZfUpW2M&list=PL7309D62FFAB43733>. Acesso em: 23 dez. 2012.
FUNDAÇÃO INSTITUTO DE PESQUISAS ECONÔMICAS. Projeto de estudo sobre ações discriminatórias no âmbito escolar, organizadas de acordo com áreas temáticas, a saber, étnico-racial, gênero, geracional, territorial, necessidades especiais, socioeconômica e orientação sexual. São Paulo, 2009. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/relatoriofinal.pdf>. Acesso em: 03 jan. 2013.
FUNDAÇÃO PERSEU ABRAMO. Diversidade sexual e homofobia no Brasil intolerância e respeito às diferenças sexuais. São Paulo, 2009. Disponível em:<http://novo.fpabramo.org.br/sites/default/files/PESQUISA_COMPLETA_Apres-LGBT- Total-mai09.pdf>. Acesso em: 04 jan. 2013.
FURLANI, Jimena. Estado, sexualidade e educação: a questão do kit anti-homofobia. SC: Grupo de Diversidade Sexual da UDESC, 2011a. (Comunicação oral). Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=_P3Rn0tfttg>. Acesso em: 23 dez. 2012.
______. Estado, sexualidade e educação: a questão do kit anti-homofobia. SC: Grupo de diversidade Sexual da UDESC, 2011b. (Comunicação oral). Disponível em:<http://www.youtube.com/watch?v=DrfeN_pn9aw>. Acesso em: 23 dez. 2012.
______. Estado, sexualidade e educação: a questão do kit anti-homofobia. SC: Grupo de diversidade Sexual da UDESC, 2011c. (Comunicação oral). Disponível em:<http://www.youtube.com/watch?v=ejtdZfUpW2M>. Acesso em: 23 dez. 2012.
GALE. Global Alliance for LGBT Education. About us. 2013. Disponível em:<http://www.lgbt-education.info/en/about_us>. Acesso em: 22 mai. 2013.
GRESPAN, Carla Lisboa; GOELLNER, Silvana Vilodre. “Querem, na escola, transformar seu filho de 6 a 8 anos em homossexual”: Sexualidade, educação e a potência do discurso heteronormativo. R. FACED, Salvador, n.19, jan./jun.2011, p. 103-122.
HALL, Stuart. Quem precisa da identidade? In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). Identidade e Diferença: a Perspectiva dos Estudos Culturais. 7. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007, p. 103- 133.
INCLUSIVE. Nota Oficial sobre o Projeto Escola Sem Homofobia. 2011. Disponível em:<http://www.inclusive.org.br/?p=18368>. Acesso em: 03 nov. 2012.
INSTITUTO PAPAI. Quem somos. Disponível em:<http://www.institutopapai.blogspot.com.br/p/sobre-o-grupo.html>. Acesso em: 15 ago. 2013.
JUNQUEIRA, Rogério Diniz. “Aqui não temos gays nem lésbicas”: estratégias discursivas de agentes públicos ante medidas de promoção do reconhecimento da diversidade sexual nas escolas. Bagoas. n. 04, p.171-190, 2009.
LOURO, Guacira Lopes. Pedagogias da sexualidade. In: (Org.). SILVA, Tomaz Tadeu da (Trad.). O corpo educado. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010, p. 07-35.
LUNA, Sérgio Vasconcelos de. Planejamento de pesquisa: uma introdução. 2. ed.. São Paulo: EDUC, 1999.
MEDO de quê? Produção Jah Comunicação Audiovisual. Direção e Criação de Reginaldo Bianco. Desenhos de Murilo Silva. Animação de Benjamin Bekeierman, Samuel Paiva. São Paulo: Jah Comunicação Audiovisual, 2005. 01 DVD (18 min), son, color.
MELLO, Luiz; FREITAS, Fátima; PEDROSA, Cláudio; BRITO, Walderes. Para além de um kit anti-homofobia: políticas públicas de educação para a população LGBT no Brasil. Bagoas. n. 07, 2012, p. 99-122.
NASCIMENTO, Márcio Alessandro Neman do. Homofobia e homofobia interiorizada: produções subjetivas de controle heteronormativo? Athenea Digital, 17, 2010. p. 227-239.
OLIVEIRA JR, Isaias B. de. O/A diretor/a não viu, a pedagoga não ouviu e a professora não quer falar: discursos docentes sobre diversidade sexual, homofobia e “kit gay”. 2013, 206 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Estadual de Maringá, 2013.
OLIVEIRA JR, Isaias B. de; MAIO, Eliane Rose. Divergências, congruências e reticências: uma análise comparativa entre produtos dos programas Escola Sem Homofobia e Saúde e Prevenção na Escola. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 8, n. 2, abril/junho de 2013, p. 452-468.
______. Kit Gay: “Dá para continuar discutindo este assunto?”. Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero, Ponta Grossa, v. 5, n. 1, jan. / jul. 2014, p. 208 - 227.
______. Diversidade sexual e homofobia: a cultura do “desagendamento” nas políticas públicas educacionais. Práxis Educativa, Ponta Grossa, Ahead of Print, v. 10, n. 1, jan./jun. 2015, p. 01-19.
PATHFINDER DO BRASIL. Quem somos nós. 2013. Disponível em:<http://www.pathfinder-brazil.org/site/PageServer>. Acesso em: 22 mai. de 2013.
PROMUNDO. Apresentação. Disponível em: <http://www.promundo.org.br/o- promundo/apresentacao/>. Acesso em: 15 ago. 2013.
REPROLATINA. Soluções Inovadoras em Saúde Sexual e Reprodutiva. Institucional. 2013. Disponível em <http://www.reprolatina.org.br/site/html/quem_somos/missao.asp>. Acesso em: 22 mai. 2013.
SILVA, Zuleide de Paiva. Bafão do kit gay: análise do discurso da militância LGBT. Estudos Feministas, Bahia, jan./jun.2012. s/p. Disponível em: <http://www.tanianavarroswain.com.br/labrys/labrys20/brasil/eide1.htm>. Acesso em: 16 set. 2013.
SILVA, Tomaz Tadeu da. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). Identidade e Diferença: a Perspectiva dos Estudos Culturais. 7. ed. Petrópolis/RJ: Vozes, 2007, p. 73-102.
TODOS PELA EDUCAÇÃO. Um terço dos alunos que deviam estar no Ensino Médio estão no fundamental. 2012. Disponível em: <http://www.todospelaeducacao.org.br/comunicacao-e-midia/noticias/21786/um-terco-dos-alunos-que-deviam-estar-no-ensino-medio-estao-no-fundamental/>. Acesso em: 16 jan. 2013. UNESCO. O perfil dos professores brasileiros: o que fazem, o que pensam, o que almejam. Pesquisa Nacional UNESCO. São Paulo: Moderna, 2004.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.