RÁDIO-ESCOLA E MÍDIA-EDUCAÇÃO: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO MÉDIO NO CONTEXTO DA CONVERGÊNCIA DE MÍDIAS

Autores/as

  • Alexandra Bujokas de Siqueira Universidade Federal do Triângulo Mineiro Programa de Pós-graduação em Educação
  • Larissa de Almeida Martins Universidade Federal do Triângulo Mineiro Programa de Pós-graduação em Educação

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i3p768-787

Palabras clave:

mídia-educação, multimodalidade, linguagem radiofônica, Ensino Médio

Resumen

O trabalho relata o processo de desenvolvimento e teste de oficinas de rádio que integraram demandas do programa “Rádio Escola” do MEC com referenciais internacionais de mídia-educação. O diálogo entre o programa e as demandas se justifica pela necessidade de integrar a escola ao movimento internacional de promoção do engajamento cívico de jovens, empoderando os agentes escolares, através da aquisição de habilidades de media literacy. O objetivo foi sugerir aprimoramentos para a política das rádios escolares do Programa Mais Educação do MEC, integrando-as ao contexto mais amplo da educação para a mídia e da cultura digital. A metodologia consistiu num estudo de campo para observar diretamente as atividades propostas a um grupo específico. O trabalho se fundamenta nos conceitos-chave da mídia-educação e nos multiletramentos. Os dados foram coletados durante a realização das oficinas, utilizando-se de três instrumentos: material produzido pelos participantes, diário de campo e questionário de avaliação, ao final do último encontro. Os dados foram avaliados segundo três categorias: engajamento na proposta, qualidade das produções, percepções dos participantes no que se refere à relevância e viabilidade da proposta. Os resultados permitiram mapear habilidades desenvolvidas com as oficinas e modos de integrar a escola ao contexto mais amplo da cultura digital, usando a linguagem radiofônica.

Biografía del autor/a

Alexandra Bujokas de Siqueira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro Programa de Pós-graduação em Educação

Graduada em Comunicação Social (Jornalismo), doutora em Educação com pós-doutorado em Estudos de Mídia na The Opne University Inglesa. Professora do Departamento de Filosofia e Ciências Sociais e professora permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Larissa de Almeida Martins, Universidade Federal do Triângulo Mineiro Programa de Pós-graduação em Educação

Licenciada em Letras pela Universidade de Uberaba, mestre em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro

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Publicado

2018-10-08

Número

Sección

Artigos