DAS ADAPTAÇÕES ÀS FLEXIBILIZAÇÕES CURRICULARES: UMA ANÁLISE DE DOCUMENTOS LEGAIS E REVISTAS PEDAGÓGICAS

Autores

  • Renata Porcher Scherer Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Patrícia Gräff Universidade do Vale do Rio dos Sinos

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2017v15i2p376-400

Palavras-chave:

Adaptações curriculares. Aprendizagem. Necessidades educacionais especiais. Inclusão escolar.

Resumo

Entender o deslocamento de ênfase que se orienta das adaptações para as flexibilizações curriculares, produzido em um cenário educacional inclusivo, constitui o eixo central deste texto. Pela análise de um conjunto de documentos legais e revistas pedagógicas, buscamos entender os modos como o currículo foi sendo moldado para atender às metas estabelecidas para a educação, durante os últimos anos do século XX. Inspiradas nos estudos foucaultianos, tomamos o discurso como ferramenta teórico-metodológica. A partir do exercício analítico desenvolvido, entendemos que a necessidade de adaptar o currículo foi produzida a partir do cruzamento entre os campos psi, a educação e as neurociências, ao longo da década de 1990. Parece-nos que as adaptações curriculares e, mais recentemente, as flexibilizações curriculares visam atender às demandas de uma educação que, acompanhando as transformações sociais, vê esmaecer de sua função um sentido coletivo e passa a se organizar para atender as necessidades individuais dos escolares.

Biografia do Autor

Renata Porcher Scherer, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Mestra e doutoranda em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), São Leopoldo (RS)- Brasil.

Patrícia Gräff, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Docente da Universidade Federal da Fronteira Sul. Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), São Leopoldo (RS)- Brasil.

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Publicado

2017-06-30

Edição

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Artigos