AS CIÊNCIAS HUMANAS E AS CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO

Autores/as

  • Antonio Chizzotti Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo

Palabras clave:

Ciências humanas. Ciências da educação. Pedagogia. Produção científica.

Resumen

O artigo analisa os fundamentos das ciências humanas e das ciências da educação. Avalia o conceito de ciência, criado a partir da física clássica e estendido como modelo padrão de todo conhecimento considerado científico. O texto releva debates e os fundamentos teóricos e metodológicos que deram alicerce à querela alemã das ciências, no início do século passado, e a consequente distinção entre os objetivos explicativos das ciências da natureza e a finalidade compreensiva das ciências humanas. A questão epistemológica das ciências foi retomada   na metade do século passado, renovando a concepção científica contemporânea. As ciências humanas consolidaram sua relevância no campo científico e a educação criou uma ampla área de estudos e pesquisas, agregou muitos pesquisadores na gestão e no ensino-aprendizagem, formando o  campo científico da educação. O conceito histórico de pedagogia, como aplicação prática de teorias educacionais, foi suplantado pela mudança epistemológica e metodológica das ciências da educação e pelo avanço da produção científica e da difusão qualificada das pesquisas educacionais.

Biografía del autor/a

Antonio Chizzotti, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo

Professor Doutor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC-SP

Publicado

2016-12-30

Número

Sección

Artigos